Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Herança

Raul Fernandes

Recommended Posts

Raul Fernandes

Bom Dia

Agradeço que me possam esclarecer , ou o que deva fazer na seguinte situação:

Tinha um tio que faleceu á trinta anos já viúvo e sem filhos, que tinha por sua vez dois irmãos que tambem já faleceram. Um irmã  com dois filhos e um irmão (meu pai) com um filho (que sou eu).

À cinco anos fui notificado pelas finanças para pagar o IMI de duas propriedades desse tio já falecido, questionei os meus primos o que fazer tendo-me dito que fizesse o que entendesse. Bom, fui pagando o IMI ate este ano ate que me informaram nas finanças que não podia continuar assim sem primeiro criar numero de contribuinte e identificar-me como cabeça de casal. O que já fiz.

A partir daqui o que fazer? Já tenho despesas superiores a duzentos euros, primos não estão interessados na herança que consta em uma casa antiga de pedra em ruinas e sem logradouro e um terreno rústico com quinhentos metros quadrados que mal a pé se chega lá. E também não estão para perder um dia para resolver o que quer se seja porque estão longe. 

O que fazer nesta situação quando existe alguém que não está interessado em ajudar a resolver os problemas.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Herdaram mais alguns bens desse tio para além da propriedade (dinheiro, títulos)?

Temos aqui algumas hipóteses. Uma delas é os seus primos repudiarem a herança, ficando você unicamente detentor da titularidade desses terrenos. Depois pode fazer o que lhe apetecer. No entanto, dado o estado que me descreve, não será muito fácil vender isso.

A questão é que não tenho a certeza dos procedimentos necessários para repudiar a herança, e provavelmente pode esbarrar na falta de vontade deles em perder um dia para isso.

Outra opção é você limpar as mãos disso e repudiar a herança você mesmo. Possivelmente não recuperará esses 200€, mas por outro lado fica livre dessa responsabilidade, e passam a ser o seus primos  ter de lidar com as finanças e a pagar o IMI.

Não tenho é bem a certeza dos prazos para repudiar a herança, mas uma vez que só agora passou a ser cabeça de casal pode ser que seja possível. O melhor é falar com um balcão de heranças.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites