Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Dúvida sobre anexo J

Muaddib

Recommended Posts

Saudações a todos! Tenho uma dúvida muito específica que espero poder ser esclarecida por alguém que já tenha passado por esta situação.

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Em 2017 preenchi o quadro 9.2A do anexo J, tendo a alienação dos vários produtos resultado numa menos valia global. Por esse motivo optei por, no quadro 9.2C, assinalar com SIM o englobamento de rendimentos do quadro 9.2.

Segundo sei, esta opção de englobamento permite que o saldo negativo dessas valias seja reportado automaticamente para os cinco anos seguintes. De facto, na nota de liquidação de 2016 surge um campo “Perdas a reportar”, que julgo ser o valor de “crédito” para este e os próximos 4 anos.

Este ano pretendo declarar mais valias de um produto financeiro e pretendia reaver os 28% de imposto automaticamente pago na data de reembolso do produto.

Para isso propunha-me preencher novamente este ano o quadro 9.2A do anexo J e preenchê-lo da seguinte forma:

Valor da realização = montante inicial + mais valias após imposto retido

Imposto pago no estrangeiro = diferença entre as mais valias do produto e o valor creditado na conta

Assumo que é necessário continuar a assinalar com SIM o englobamento de rendimentos do quadro 9.2, no quadro 9.2C, por forma a utilizar o "crédito" das perdas a reportar de 2016.

Como não há simuladores (julgo) quando o anexo J está preenchido, não sei se estarei a fazer asneira.

O que devo fazer?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites