Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• acesso do fisco a contas acima de 50 mil €

jbatista

Recommended Posts

há 13 minutos, quim disse:

Se o dinheiro for investido em PPRs, Certificados do tesouro/aforro ou por ex. aqui.. http://www.lusitaniavida.pt/particulares/produtos-poupanca/Lusitania-rendimento também passa ao lado,, certo?

Acho que se for através do banco, deverá entrar no saldo, fundos depositos etc. Certificados do tesouro as finanças já têm conhecimento e fazem a sua análise.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No caso dos certificados de aforro e do tesouro a AT já tem conhecimento de quem tem capital investido neste produto do Estado,

uma vez que o IGCP é obrigado a entregar ao Estado uma declaração de imposto retido e de quem o pagou.

Uma pergunta curiosa:

E se um reformado a ganhar a pensão mínima e tiver 100 mil € no banco (poupanças de uma vida) vai ser investigado?

A ideia de que quem ganha pouco ser suposto ter pouco dinheiro no banco parece-me errónea e simplória, uma vez

que o património é o resultado de uma vida de trabalho, dos investimentos que foram feitos, ou de heranças.

Penso que o que estará em questão com esta lei é acompanhar a evolução dos saldos de ano para ano e comparar com

a declaração IRS, e/ou as mais valias de outros produtos financeiros, e não tanto questionar o dinheiro que lá está.

Julgo que isso seria abusivo levantar falsas suspeitas só porque se tem dinheiro no banco.

Basta apresentar as declarações de IRS de todos os anos e os comprovativos de rendimentos.

Quem não deve não teme e na minha óptica é preferível não andar a esconder o dinheiro do fisco porque

no dia em que o quiserem colocar no banco o fisco vai logo comparar o saldo com o ano anterior e aí

perguntará qual a sua origem. Mais vale ser frontal do que dissimulado.  ;) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Luís Pinto

A propósito deste tópico uma coisa curiosa

Depois do BES e do Banif acredito que alguns passaram a guardar o dinheiro em casa num cofre.

Não há nenhuma lei que obrigue os cidadãos a guardarem o dinheiro no banco e não é nenhuma ilegalidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Visitante Luís Pinto disse:

Depois do BES e do Banif acredito que alguns passaram a guardar o dinheiro em casa num cofre.

Não há nenhuma lei que obrigue os cidadãos a guardarem o dinheiro no banco e não é nenhuma ilegalidade.

Claro que não.

Da mesma forma que ninguem me pode impedir se eu quiser queimar todas as notas que tenho.

Mas é muito mais arriscado (para além de não gerar rendimento) ter o dinheiro em casa. 

O estado compensa pelo menos até aos 100 mil euros, se tiveres mais do que 100 mil euros, divide entre duas entidades bancárias.

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Haverá, penso eu, muita gente que não vai querer que o Estado se aperceba de quanto têm no banco, eventualmente com o receio que o Estado  lhe venha por via disso a cortar os subsídios ou outras ajudas económicas. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A ‎29‎-‎01‎-‎2019 às 18:02, Visitante Luís Pinto disse:

Esta estratégia do fisco ver os saldos é para monitorizar o dinheiro dos cidadãos entre anos seguidos e ver com IRS.

O problema é que esta lei parte do princípio que todos depositam o dinheiro no banco e quem não o faz como é que é?

Conheço a história de um idoso que tinha 1 milhão debaixo do soalho e o neto descobriu e roubou-o.

Seria mais correcto o fisco pedir aos contribuinte uma declaração de património como dinheiro vivo, contas, casas etc... um pouco como fazem os governantes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Esta medida parece-me ser apenas para detectar enriquecimento ilícito e para detectar aqueles empresários em nome individual que fazem serviços e não passam recibo.

Toda a gente conhece aquele colega da faculdade que recebia a bolsa de estudo máxima porque os pais declaravam o mínimo, mas andavam de Mercedes. 

Mas vendo por outro lado, se gastam 49k no Mercedes fazem bem, para manter o saldo das contas abaixo de 50k lol 

Ora portanto esta lei é uma parvoíce. É um atentado à liberdade e ao direito de privacidade. E vai dar origem a que se fomente a economia paralela e que se torne a andar com dinheiro no bolso, dinheiro esse que nunca chega a entrar no sistema. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/01/2019 às 18:25, Visitante Nuno T disse:

Quem não deve não teme e na minha óptica é preferível não andar a esconder o dinheiro do fisco porque

no dia em que o quiserem colocar no banco o fisco vai logo comparar o saldo com o ano anterior e aí

perguntará qual a sua origem. Mais vale ser frontal do que dissimulado.  ;) 

"Quem não deve não teme" é falso. Basta pensar naqueles casos que se arrastam nos tribunais por décadas, muitos com o fisco como litigante, em que a pessoa tem razão. Tempo, preocupações, custos, toda uma série de penalizações que quem "não devia" sofreu. E há outros mais exemplos. Essa frase feita tem um significado genérico social correcto mas quando levada à letra, é falsa.

O dinheiro que não se deve "esconder" do fisco é o dos rendimentos. O outro, o acumulado, não diz respeito ao fisco, esteja onde estiver.

Este tipo de medidas normalmente são lançadas a coberto de mega fraudes ou outros grandes problemas (e.g. financiamento de terrorismo) que se descobrem, mas mais rapidamente acabam a ser aplicadas ao cidadão comum que ao peixe graúdo. Veremos o fisco irá fazer com a informação que receber.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A ideia que eu tenho é que pode estar a ser pensado um imposto adicional (ou um adicional a um imposto tal como o adicional ao IMI) para taxar património mobiliário.

O conhecimento dos valores servirá de base a uma análise para determinar o início do escalão a partir do qual o montante se poderá considerar fortuna para taxar.

Editado por niceboy
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    A ‎25‎-‎02‎-‎2019 às 18:44, niceboy disse:

A ideia que eu tenho é que pode estar a ser pensado um imposto adicional (ou um adicional a um imposto tal como o adicional ao IMI) para taxar património mobiliário.

O conhecimento dos valores servirá de base a uma análise para determinar o início do escalão a partir do qual o montante se poderá considerar fortuna para taxar.

Isso seria o fim do Bloco Esquerda ou do Partido Comunista porque quando mexem no bolso do português a cor partidária vai à vida.

Bem sei do que falo quando o PSD cortou as pensões, o cartão do partido foi rasgado.

Não estou a ver idosos com poupanças de uma vida inteira a verem-lhes cobrar um novo imposto e continuarem filiados no BE ou PCP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um cidadão ter 50 mil euros na conta não é nenhuma fortuna.

Se a ideia de criar um imposto sobre estas contas for algum dia equacionada acho que vai haver revolta.

Principalmente para os mais idosos porque são poupanças de uma vida inteira onde cada cêntimo foi conquistado com suor.

Acho muito curioso o PCP ser adepto de fiscalizar as contas acima 50mil€ mas já não querem aprovar uma medida de fiscalizar os políticos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, Visitante atento disse:

Se a ideia de criar um imposto sobre estas contas for algum dia equacionada acho que vai haver revolta.

Não iria haver revolta porque os políticos atuais são peritos na arte de ludibriar a população semi-culta, relativizando e atirando as culpas para isto ou para aquilo ou então introduzindo o novo imposto de uma forma suave e alegadamente justa para escorregar melhor. Eles ponderam muito bem antes de tomarem medidas que irritem demasiado as suas carteiras de eleitores; o Passos Coelho, ponderou mal e lixou-se.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, Visitante atento disse:

Não estou a ver idosos com poupanças de uma vida inteira a verem-lhes cobrar um novo imposto e continuarem filiados no BE ou PCP.

Está a sobreavaliar a inteligência do eleitorado (sobretudo de Partidos sectários). Como dizia o Churchill, o melhor argumento contra a democracia é uma conversa de 5 minutos com o eleitor médio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    A ‎28‎-‎03‎-‎2019 às 14:48, 5coroas disse:

Está a sobreavaliar a inteligência do eleitorado (sobretudo de Partidos sectários). Como dizia o Churchill, o melhor argumento contra a democracia é uma conversa de 5 minutos com o eleitor médio.

sei do que falo, já que conheço pessoas idosas que foram toda a vida ferrenhos adeptos do PPD/PSD e após o corte nas pensões do governo Passos, rasgaram o cartão do partido e nunca mais quiseram saber dele

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/04/2019 às 19:26, Visitante atento disse:

sei do que falo, já que conheço pessoas idosas que foram toda a vida ferrenhos adeptos do PPD/PSD e após o corte nas pensões do governo Passos, rasgaram o cartão do partido e nunca mais quiseram saber dele

Como "Visitante Atento" andas pouco atento à Politica e aos factos históricos  o partido do Socrates  estourou e endividou o Pais com as PPP onde arranjou muitos amigos para o sustentar para a vida toda e muitos ministros encontram-se hoje com cativações dar cabo do pais... Para não falar que foi o mesmo socrates assinou um memorando com a Troika que obrigaria fazer cortes nomeadamente as pensões, que o Passos não teve outra solução cumprir..... È muito facil meter as culpas para quem teve de se governar com um pais à beira da bancarrota.... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A ‎13‎-‎04‎-‎2019 às 21:23, gustaferra disse:

Como "Visitante Atento" andas pouco atento à Politica e aos factos históricos  o partido do Socrates  estourou e endividou o Pais com as PPP onde arranjou muitos amigos para o sustentar para a vida toda e muitos ministros encontram-se hoje com cativações dar cabo do pais... Para não falar que foi o mesmo socrates assinou um memorando com a Troika que obrigaria fazer cortes nomeadamente as pensões, que o Passos não teve outra solução cumprir..... È muito facil meter as culpas para quem teve de se governar com um pais à beira da bancarrota.... 

"sei do que falo, já que conheço pessoas idosas que foram toda a vida ferrenhos adeptos do PPD/PSD e após o corte nas pensões durante o governo Passos, rasgaram o cartão do partido e nunca mais quiseram saber dele"

sócrates assinou ou acordou um memorando com troika? sócrates tinha um memorando de entendimento mas não o assinou.

não havia nenhuma obrigação em fazer cortes na revisão do memorando acordado com o governo PSD, nem havia obrigação para ir mais longe do que a troika

(Bruxelas já reconheceu oficialmente que o programa de resgate foi duro)

-a culpa dos cortes nas pensões durante o período troika não foi do partido PSD que governava na altura, foi do anterior governo PS ?

-então agora a restituição dos cortes a autoria não é do actual governo PS + geringonça mas do anterior governo PSD?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Visitante atento disse:

"sei do que falo, já que conheço pessoas idosas que foram toda a vida ferrenhos adeptos do PPD/PSD e após o corte nas pensões durante o governo Passos, rasgaram o cartão do partido e nunca mais quiseram saber dele"

sócrates assinou ou acordou um memorando com troika? sócrates tinha um memorando de entendimento mas não o assinou.

não havia nenhuma obrigação em fazer cortes na revisão do memorando acordado com o governo PSD, nem havia obrigação para ir mais longe do que a troika

(Bruxelas já reconheceu oficialmente que o programa de resgate foi duro)

-a culpa dos cortes nas pensões durante o período troika não foi do partido PSD que governava na altura, foi do anterior governo PS ?

-então agora a restituição dos cortes a autoria não é do actual governo PS + geringonça mas do anterior governo PSD?

Quando te identificares depois falamos, tb como visitante lanço uns disparates e a ver se cola e sou o maior 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites