Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    treis

    Entender o IVA como freelancer

    Recommended Posts

    treis

    Olá a todos/as,

    Estou a considerar a hipótese de passar a ser freelancer (faço projetos de engenharia eletrotécnica), e como tal, preciso de analisar bem as minhas obrigações futuras.

    Acho que tenho uma compreensão suficiente sobre todas as obrigações enquanto freelancer, com a excepção do IVA. Assim, partilho a minha experiência e agradeço feedback e orientação do forum :)

    Eu irei desenvolver os meus projetos para clientes em casa, e atendendo às minhas despesas, o regime simplificado vigora como melhor solução. Contudo, separar o IVA do IRS é importante.

    Estando em casa, e sabendo que o conceito de lista de despesas passíveis de deduzir IVA é impossível (dado que depende de cada atividade), queria colocar dúvidas muito precisas:

    1. Após afetar o meu imóvel à minha atividade, posso deduzir IVA de Água, Luz, Comunicações. Creio que sim, mas apenas 25% do IVA. Correcto? (Isto depreende-se que o facto que se tratam de despesas mistas, ou seja, um misto entre pessoais e no âmbito da atividade, certo?)

    2. Todas as despesas de materiais relacionadas (e passíveis de prova), posso então deduzir o IVA a 100%?

    3. Normalmente, e sempre que possível, desloco-me em transportes públicos até clientes. Isto é necessário dado que preciso reunir com eles esporadicamente, e obviamente apresentar produto construído. As deslocações tanto podem ser dentro da mesma área metropolitana (<20 km) como fora (20>km ou internacionais). Qual a percentagem de IVA que posso deduzir?

    4. De acordo com o OE2018, a isenção de IVA ficou a partir de 20000€. Correto?

    Por último boas práticas:

    Existe alguma ferramenta que ajude a fazer o processamento das faturas, ou basta construir uma simples folha de excel? (O que fazem?)

    Qual o período mínimo para guardar as faturas emitidas dos pontos anteriores para comprovar o IVA, dado que é uma tarefa documental que pode ser complicada de gerir (ex: volume de documentos, documentos cuja a impressão desaparece ao fim de 2-3 anos)

     

    Agradeço qualquer ajuda ;)

     

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    ×
    • Create New...
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa