Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Eliasg

IRS - aplicação para download?

Recommended Posts

Eliasg

Boa tarde,

Acedi ao portal das finanças para tentar fazer download da aplicação que permite preparar a declaração offline, como tenho feito todos os anos.

Estranhamente, não há lá nenhuma versão disponível para o IRS de 2017 (há apenas uma versão com data de Janeiro, destinada a rendimentos de 2014 ou de anos anteriores).

Mais alguém teve este dificuldade com a obtenção da aplicação para download?

m--m

Viva,

Este ano a aplicação deixou de ser em JAVA e como tal deixou também de existir a versão para download.

Cumprimentos,
    M

Eliasg

Obrigado M.

Mas pelo que estive a ver no site dá para gravar a declaração semi-preenchida e terminar mais tarde, não é?

m--m

Sim, quando clica em "Gravar" é descarregado para o seu PC um ficheiro XML que pode ser lido mais tarde para continuar o preenchimento.

Vitor Pinto

EU FIZ ESSA GRAVAÇÃO  E APARECEU-ME UMA PAGINA QUE NAO DA ACESSO. O QUE FAÇO ?

Eliasg

Depois de algumas tentativas lá consegui gravar a declaração e depois retomá-la mais tarde para finalizar o preenchimento.

Entretanto, já com a declaração preenchida, tentei simular e dá-me repetidamente esta mensagem de erro:

Não foi possível efetuar a simulação. Por favor tente mais tarde.

Será um erro temporário?

Guest PJA
    há 11 horas, Eliasg disse:

Por favor tente mais tarde.

Isto responde à sua pergunta, não?

Eliasg
    há 7 horas, Visitante PJA disse:

Isto responde à sua pergunta, não?

Mais ou menos...

O meu objectivo era perceber se haveria mais utilizadores com o mesmo problema.

Entretanto após várias tentativas consegui fazer a simulação uma ou duas vezes, mas depois passado um bocado já não dá.

O sistema parece-me estar muito instável.

Guest PJA
    há 51 minutos, Eliasg disse:

O sistema parece-me estar muito instável.

Anda muita gente a aceder por estes dias. Tente à noite ou de manhã bem cedo - durante o horário de expediente há muita gente a aceder. À hora de almoço então, nem se fala...

Patanisca

Está terrível. Cravado de bugs por todo o lado. 

marianaesse
    há 9 horas, Patanisca disse:

Por isso muitos contabilistas recomendam não entregar nem nos primeiros dias nem na primeira semana.

pauloagsantos
    há 9 horas, Patanisca disse:

bugs propriamente ditos, não encontrei, mas a minha declaração é simples. Os problemas que encontrei foram derivados ao excesso de acessos aos servidores da AT.

a aplicação antiga, em java, tinha exactamente a vantagem de ser poder fazer download e executar em modo offline, só se ligava aos servidores para descarregar os dados iniciais e fazer a entrega, o que não sobrecarregava tanto os servidores. Está tem o problema de termos que estar sempre onine.

mas hoje ainda é dia 5, ainda falta praticamente dois meses, não compreendo o stress do pessoal. Não se vai exigir à AT que crie uma infraestrutura para dar acesso simultâneo a 10.000.000 por causa de meia duzia de dias num ano, quando nos outros dias do ano, a infraestrutura iria estar desaproveitada.

jbatista
    A ‎02‎-‎04‎-‎2018 às 11:52, Eliasg disse:

Boa tarde,

Acedi ao portal das finanças para tentar fazer download da aplicação que permite preparar a declaração offline, como tenho feito todos os anos.

Estranhamente, não há lá nenhuma versão disponível para o IRS de 2017 (há apenas uma versão com data de Janeiro, destinada a rendimentos de 2014 ou de anos anteriores).

Mais alguém teve este dificuldade com a obtenção da aplicação para download?

Telefonei para lá e disseram-me que ainda não está disponível o download da versão 2017. Ora se ainda não está significa que estará mais tarde concluo. Isto se a pessoa que me atendeu falar a mesma língua: o português.

"ii) Ainda não está disponivel o aplicativo para preenchimento do Modelo 3 offline e não sabem dizer quando a "informatica" o vai disponibilizar, mas dizem que vai ser disponibilizado;"

Edited by jbatista

Eliasg
    A 04/04/2018 às 19:42, Visitante PJA disse:

Anda muita gente a aceder por estes dias. Tente à noite ou de manhã bem cedo - durante o horário de expediente há muita gente a aceder. À hora de almoço então, nem se fala...

Agora já está um poucdo mais estabilizado, mas sim concordo que é preferível aceder em horas "mortas".

há 23 horas, marianaesse disse:

Por isso muitos contabilistas recomendam não entregar nem nos primeiros dias nem na primeira semana.

Pois é... nos anos anteriores quando havia a dita aplicação, estavam sempre a substituir as versões, eu fazia o download, preenchia com calma e quando passados uns dias queria submeter o sistema dizia que a versão já não era válida...

há 23 horas, pauloagsantos disse:

Não se vai exigir à AT que crie uma infraestrutura para dar acesso simultâneo a 10.000.000 por causa de meia duzia de dias num ano, quando nos outros dias do ano, a infraestrutura iria estar desaproveitada.

Pelo contrário, a infra-estrutura deveria estar preparada para responder a situações de pico. É mais ou menos evidente que nesta altura do ano vai haver uma grande pressão sobre o sistema. Agora o que eles poderiam fazer era colocar, visível, um indicador sobre o número de utilizadores online, isso daria uma ideia sobre a carga naquele momento.

pauloagsantos
    há 2 minutos, Eliasg disse:

Pelo contrário, a infra-estrutura deveria estar preparada para responder a situações de pico. É mais ou menos evidente que nesta altura do ano vai haver uma grande pressão sobre o sistema. Agora o que eles poderiam fazer era colocar, visível, um indicador sobre o número de utilizadores online, isso daria uma ideia sobre a carga naquele momento.

e os custos de possuir uma infraestrutura (servidores+largura de banda) para as situações de pico? é um pouco como ter um formula1 para ir ao café uma vez por ano, ou seja, não ia ficar barato. O calculo da infraestrutura necessária é sempre feito para um pouco mais do que a média prevista de utilização, nunca para os picos. Basta ver que o próprio site da AT em alturas criticas para os contabilistas já fica lento e são "apenas" os contabilistas todos a tentar aceder, quanto mais o IRS que são "todos" os portugueses.

no entanto a sua ideia do número de utilizadores online, é uma boa ideia

jbatista

aceder ao envio de declaração

envio de ficheiro pré-preenchido

clicar em ano pretendido e aparece 2017

portanto se aparece 2017 é porque o aplicativo vai estar disponível

é uma questão de aguardar. aliás para quem tem de pagar não sei qual é a pressa. o português ou gosta de ser o primeiro a entregar ou entrega tudo à ultima hora.

preencher offline tem a vantagem de não se apanhar com bugs , crashes ou vírus da internet e de não se andar a pagar a internet (isto para quem usa cartões, quem paga mensalidade é indiferente)

print screen:

envio declaração preenchida offline.png

Edited by jbatista

JRJordao
    há 2 horas, jbatista disse:

aceder ao envio de declaração

envio de ficheiro pré-preenchido

clicar em ano pretendido e aparece 2017

portanto se aparece 2017 é porque o aplicativo vai estar disponível

Não necessáriamente. O site permite gravar um ficheiro com os dados atuais e posteriormente ler ou enviar esse ficheiro. Os ficheiros continuam a fazer sentido numa entrega (faseada) online.

Tendo em conta a mudança de tecnologia da entrega este ano e a tendência atual para "tudo online", não me admiraria que não voltasse a haver aplicativo offline.

investidorPT
    há 24 minutos, JRJordao disse:

Não necessáriamente. O site permite gravar um ficheiro com os dados atuais e posteriormente ler ou enviar esse ficheiro. Os ficheiros continuam a fazer sentido numa entrega (faseada) online.

Tendo em conta a mudança de tecnologia da entrega este ano e a tendência atual para "tudo online", não me admiraria que não voltasse a haver aplicativo offline.

Eu também estava acostumado a utilizar a app offline e fazer as simulações com a mesma, no entanto este ano utilizei o sistema online e tal como indica o JRJordao fui guardando os varios ficheiros .xml no meu pc.

Eliasg

Obrigado a todos pelas respostas, neste momento já estou a conseguir utilizar o sistema actual sem grandes problemas, com a gravação dos ficheiros em XML.

Acho que esta opção cria uma carga desnecessária sobre o sistema, mas de resto parece-me estar a funcionar ok.

jbatista

Já está disponível download aplicação offline referente IRS 2017. As pessoas não são obrigadas a preencher IRS online.

Curiosidade: o simulador online não está a funcionar correctamente. Se calhar o offline é melhor.

Capturar.PNG.8abe84096dda104efe18875471177dda.PNG

Guest mdiniz
    A 02/04/2018 às 12:53, m--m disse:

Sim, quando clica em "Gravar" é descarregado para o seu PC um ficheiro XML que pode ser lido mais tarde para continuar o preenchimento.

E como é que se abre esse ficheiro? O meu aparece noutra linguagem.

m--m
    há 1 hora, Visitante mdiniz disse:

E como é que se abre esse ficheiro? O meu aparece noutra linguagem.

O ficheiro tem de ser aberto na aplicação da AT.

Guest Kat
    On 4/2/2018 at 12:53 PM, m--m said:

Como se pode abrir este ficheiro atraves do portal das Financas?

Obrigada

m--m

Tem de ir à zona de envio da declaração do IRS e selecionar a opção de carregar ficheiro previamente preenchido.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa