Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Sofia Claro

Desvio de fundos

Recommended Posts

Sofia Claro

Olá,

O meu irmão era co-titular de uma conta solidária com o meu pai e portugal, onde ele (o meu irmão) era 0% proprietário dos 2 milhões que pertenciam ao meu pai. No entanto, o meu irmão utilizou a sua titularidade e poder de movimentação para enviar os fundos para a Suiça na sua totalidade. Só após a morte do meu pai, eu vim a saber disto. Será que isto é legal?

Abraços

Guest PJA

Se ele era titular da conta pode movimentá-la legalmente, sim. Diria que talvez não seja moralmente aceitável, mas legal é bem capaz de ser. 

O que não quer dizer que não possa ir a tribunal contestar e pedir a sua parte do dinheiro. Tem é que conseguir provar a origem do mesmo - que era todo dinheiro do seu pai e nenhum do seu irmão.

Sofia Claro
    há 49 minutos, Visitante PJA disse:

Se ele era titular da conta pode movimentá-la legalmente, sim. Diria que talvez não seja moralmente aceitável, mas legal é bem capaz de ser. 

O que não quer dizer que não possa ir a tribunal contestar e pedir a sua parte do dinheiro. Tem é que conseguir provar a origem do mesmo - que era todo dinheiro do seu pai e nenhum do seu irmão.

Obrigado pela resposta. O meu irmão está interessado em fazer a partilha sem qualquer problema. A questão era perceber se um banco estrangeiro podia permitir isso sem o consentimento dos outros herdeiros e sem a autorização do pai, o proprietário dos fundos nacionais.

Agora o problema que se coloca é o seguinte: eu andava descansada a pensar que o dinheiro estava na conta do meu pai em portugal e que podia receber o dinheiro isento do imposto selo, depois de o declarar na relação de bens. Neste momento parece que não é bem assim, uma vez que a conta na Suíça está em nome exclusivo do meu irmão. 

Haverá maneira, fiscalmente legal, para receber a minha parte sem o imposto de selo? Ou seja, será que as finanças aceitam uma demonstração antecipada da origem do dinheiro numa declaração de bens adicional?

Ou, então, se eu abrir uma conta na Suíça para transferir para mim próprio poderá levantar problemas com as finanças mais tarde? (meu irmão deu-me esta alternativa que não me parece muito segura)

Ainda me resta a hipótese de receber o dinheiro a partir de uma conta nova em meu nome na Suíça e mais tarde reclamar caso me seja apresentada alguma infração.

Muito agradeço por qualquer sugestão.