Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• jfsmoreira

Declarar Ganhos com Rendas de Imóveis de Herança

Recommended Posts

jfsmoreira

Tenho arrendado uma moradia da qual eu e as minhas filhas menores somos herdeiros.

A renda é emitida em nome da herança (NIF 7......)

No IRS que se aproxima como e onde devo declarar esses rendimentos?

É preenchida uma nova declaração de rendimentos? 

Ou esses rendimentos são acumulados aos meus rendimentos por conte de outrem?

O facto de receber essas rendas irá aumentar a minha taxa de retenção de IRS?

Tendo em conta que os únicos herdeiros sou eu e as minhas filhas menores (logo a mesma declaração de IRS), esses valores são englobados na totalidade sob o meu NIF pessoal?

Posso deduzir os gastos com LUZ e água que tenho com a moradia que está alugada?

Agradecia resposta a estas minhas dúvidas.

ruicarlov

Uma vez que todos os herdeiros são um único agregado familiar, então a totalidade das rendas deve ser englobada na sua declaração. Tem de preencher o anexo F relativo a rendimentos prediais. Penso que quando os únicos rendimentos são desta categoria não é necessário preencher o anexo I.

Despesas como água e luz não me parece que possam ser deduzidas (alías, isso não deveria ser suportado pelo inquilino?)

As despesas que pode deduzir são obras de reparação e conservação, IMI, taxas autárquicas (saneamento, p. ex.) e seguros (incêndio ou multiriscos).

Guest JOrge Moreira

Esse anexo I não é só para quem tem rendimentos da cat B?

Eu só tenho da A

As despesas de água e luz são em nome da herança, por isso é que não sei se poderei colocar.

Outra dúvida:

Sei que esses rendimentos vão estar sujeitos à retenção de 28% na fonte, mas e quanto aos meus rendimentos totais? Este tipo de rendimentos pode originar a passagem para um escalão superior de IRS?

Obrigado

ruicarlov

Penso que o anexo I é só para quando a herança gera rendimentos de categoria B ou C. Não é necessário que o cabeça-de-casal tenha rendimentos dessas categorias. Mas também para este caso em concreto pouco importa.

Despesas de água e luz não aparecem nas deduções habituais dos senhorios, logo julgo que não sejam dedutíveis. Quanto ao escalão de IRS, se não optar pelo englobamento desses rendimentos é apenas aplicada a taxa de 28%. No caso de querer englobar é que pode aumentar o seu escalão.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa