Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guilhao

Fundo para investir 1000 euros

Recommended Posts

Guilhao

Eu sou estudante e tenho + de 50% das minhas poupanças nos CTPM (infelizmente mais nos mais recentes antes de mudar o nome do que dos mais antigos). Tenho também uma parte significativa no fundo VIP que foi o meu avô que me fez na altura em que fiz 18 anos. Tenho ainda 150€ na Raize e agora após o Natal e ter vendido uns jogos de consola que tinha para aqui guardados tenho mais de 1000 euros à ordem que queria ter a render. Atualmente DPs é para esquecer e os novos certificados são piores que os anteriores, além da maior duração e por isso queria ver outra alternativa, de preferência que tivesse um retorno esperado melhor que o da Raize, pois caso contrário investiria lá.

Já perguntei neste forum mas mais geral sobre que investimento haveria de fazer e até tinha visto o HSBC GIF Economic Scale Global Equity AC no banco Best. Aconselharam-me o MFS Meridian Funds - Global Equity Fund, (LU0094560744). Entretanto já abri conta no Best, só estou à espera que enviem a password por correio mas antes de investir quero ter algumas certezas:

1) Pelo que vi, estes fundos não pagam dividendos como o fundo VIP. Vão valorizando ou desvalorizando e quando se faz o resgate, recebe-se o seu valor na altura. É exatamente assim que funciona? E como é em termos de impostos? Com os juros há retenção na fonte, mesmo o fundo VIP o banco retira-me automaticamente o imposto mas como é que funciona aqui? Como sou estudante e vivo com os meus pais (apesar de já não ser considerado dependente) e não tenho rendimentos além dos juros e dividendos, nunca fiz declaração de IRS. Teria de começar a fazer neste caso?

2) É possível ter perdas maiores do que o dinheiro investido?

3) As comissões são retiradas ao valor das unidades do fundo ou são retiradas da nossa conta à ordem?