Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guilhao

Fundo para investir 1000 euros

Recommended Posts

Guilhao

Eu sou estudante e tenho + de 50% das minhas poupanças nos CTPM (infelizmente mais nos mais recentes antes de mudar o nome do que dos mais antigos). Tenho também uma parte significativa no fundo VIP que foi o meu avô que me fez na altura em que fiz 18 anos. Tenho ainda 150€ na Raize e agora após o Natal e ter vendido uns jogos de consola que tinha para aqui guardados tenho mais de 1000 euros à ordem que queria ter a render. Atualmente DPs é para esquecer e os novos certificados são piores que os anteriores, além da maior duração e por isso queria ver outra alternativa, de preferência que tivesse um retorno esperado melhor que o da Raize, pois caso contrário investiria lá.

Já perguntei neste forum mas mais geral sobre que investimento haveria de fazer e até tinha visto o HSBC GIF Economic Scale Global Equity AC no banco Best. Aconselharam-me o MFS Meridian Funds - Global Equity Fund, (LU0094560744). Entretanto já abri conta no Best, só estou à espera que enviem a password por correio mas antes de investir quero ter algumas certezas:

1) Pelo que vi, estes fundos não pagam dividendos como o fundo VIP. Vão valorizando ou desvalorizando e quando se faz o resgate, recebe-se o seu valor na altura. É exatamente assim que funciona? E como é em termos de impostos? Com os juros há retenção na fonte, mesmo o fundo VIP o banco retira-me automaticamente o imposto mas como é que funciona aqui? Como sou estudante e vivo com os meus pais (apesar de já não ser considerado dependente) e não tenho rendimentos além dos juros e dividendos, nunca fiz declaração de IRS. Teria de começar a fazer neste caso?

2) É possível ter perdas maiores do que o dinheiro investido?

3) As comissões são retiradas ao valor das unidades do fundo ou são retiradas da nossa conta à ordem?

4) Estive a ver outros fundos e vi por exemplo o Morgan Stanley Investment Funds - Global Opportunity Fund BH (EUR) que tem tido desempenhos muito bons excepto em 2016 que investe em ações do facebook, amazon, mastercard, entre outras. Seria esse uma boa opção?

5) No site do Best fui ver o MFS Meridian Funds - Global Equity Fund e nas condições aparece Comissão de subscrição e Resgate com 0% mas depois nos documentos abri o KIID e lá diz 6% em encargos de subscrição e 1% encargos de resgate. Fico na dúvida como realmente funciona.

6) Este tipo de investimento é ideal para durar quantos anos? E caso comece a descer é de retirar ou reforçar? Há algum tópico específico para cada um dos fundos neste forum onde possa seguir o que as outras pessoas estão a fazer?

Guest Jose Carro

Talvez o melhor fosse fazer a pergunta no tópico dos fundos ou de ETF's... Na minha opinião cá vão algumas respostas:

2) Em fundos ou ETF's a perda máxima que se pode ter é o dinheiro lá investido. Ou seja, se investires 1000 euros perdes no máximo esses 1000 euros investidos.

3) Aos valores das unidades dos fundos. No BEST ao comprar ou vender ETF's pagas cerca de 8 euros por transação, que sairá imediatamente da tua conta (ou seja, se tiveres 1000 euros e quiseres comprar um ETF, irás comprar unidades de modo a que totalizem no máximo 992 euros)

6) Longo prazo, quase para se esquecer que lá tem o dinheiro. Vê o tópico sobre ETF's e Fundos, o pessoal lá sempre dá boas dicas.

Com base no que escreveste, eu na minha opinião sugeria o famoso:

iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) (EUR) IWDA

ISIN: IE00B4L5Y983

Guest Jose Carro

Esqueci apenas de falar que no BEST a guarda de ETF's custa cerca de 25 euros por ano....

Assim sendo se for para ter uma conta no BEST o melhor seria mesmo um fundo. Se quiseres um ETF a esses valores a DeGiro é capaz de ser a melhor opção.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa