Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• amagalhaes

E-fatura: Algumas questões

Recommended Posts

amagalhaes

Tenho aqui algumas questões relativas ao portal e-fatura que se alguém me conseguisse esclarecer ficaria grato.

1) Faturas de saúde no estrangeiro. Habitualmente faço compras on-line em farmácias espanholas em items sem receita médica por vários motivos (entrega em casa célere, poupança no mínimo de 25% face a fazê-lo em território português). É possível colocar isto no e-fatura como despesa de saúde? É-me sempre entregue uma fatura com o meu NIF mas nunca lá aparecem porque julgo que só as entidades nacionais têm obrigação de o comunicar. O próprio IVA em Espanha é diferente do cá praticado (tenho items a 10% e 21%) como é feita a diferenciação?

2) Prémios mensais do seguro de saúde. Tenho um seguro de saúde feito este ano com a Médis onde mensalmente pago um determinado valor de prémio. Estes valores não aparecem no e-fatura. Aparecerão naquela altura em Março com as deduções à colecta?

3) Faturas que estabelecimentos não comunicaram à AT. Tenho 2 casos no ano passado de faturas que me foram passadas por 2 restaurantes com o meu NIF que não foram colocadas no e-fatura (são anteriores a Novembro por isso já lá deveriam constar). Como é que isto pode acontecer? O software de faturação não deveria tratar desta situação? É mais uma curiosidade que tenho em como é que isto acontece uma vez que já coloquei as faturas manualmente.

Obrigado a quem tenha conhecimento destas questões.

Edited by amagalhaes

Pedro Pais
    A 1/6/2018 às 17:30, amagalhaes disse:

1) Faturas de saúde no estrangeiro. Habitualmente faço compras on-line em farmácias espanholas em items sem receita médica por vários motivos (entrega em casa célere, poupança no mínimo de 25% face a fazê-lo em território português). É possível colocar isto no e-fatura como despesa de saúde? É-me sempre entregue uma fatura com o meu NIF mas nunca lá aparecem porque julgo que só as entidades nacionais têm obrigação de o comunicar. O próprio IVA em Espanha é diferente do cá praticado (tenho items a 10% e 21%) como é feita a diferenciação?

É possível, mas tem de colocar manualmente as facturas no e-factura.

2) Prémios mensais do seguro de saúde. Tenho um seguro de saúde feito este ano com a Médis onde mensalmente pago um determinado valor de prémio. Estes valores não aparecem no e-fatura. Aparecerão naquela altura em Março com as deduções à colecta?

Sim, irão aparecer no mapa durante estes meses iniciais.

3) Faturas que estabelecimentos não comunicaram à AT. Tenho 2 casos no ano passado de faturas que me foram passadas por 2 restaurantes com o meu NIF que não foram colocadas no e-fatura (são anteriores a Novembro por isso já lá deveriam constar). Como é que isto pode acontecer? O software de faturação não deveria tratar desta situação? É mais uma curiosidade que tenho em como é que isto acontece uma vez que já coloquei as faturas manualmente.

O SAFT pode não ter sido comunicado, por exemplo. Por vezes certos estabelecimentos utilizam muitas séries de facturação e alguma pode ter escapado.

• Thanks 1

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa