Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    A_Dziki

Sem crédito=pior empréstimo?

Recommended Posts

A_Dziki

Saudações pessoal,

Vim aqui tentar perceber um pouco sobre a relação do historial de crédito com os empréstimos.

Ora bem, a situação é a seguinte:

Tenho visto que, pelo menos no EUA, liga-se muito ao facto do historial de crédito de uma pessoa para esta ter direito a um empréstimo. O chamado CREDIT SCORE.

Até um multi-milionário pode ter problemas em ter um empréstimo quando este não tem qualquer historial (nem sequer dividas). As pessoas têm de ter cartões de crédito e usá-los, para construir o seu historial e ganharem os tais pontos que vão até aos 780, segundo o que li por alto.

Aqui em Portugal e na Europa, esse sistema existe, ou algo do género? 

Eu sei que conta muito para ter acesso ao empréstimo, o facto de não termos dividas ou ter uma taxa de esforço baixa, sermos bons pagadores, ter um emprego estável, etc.

Refiro-me é mesmo ao aspecto do histórico. Se for "vazio", ou seja, nunca ter pedido um cartão de crédito, e pagar tudo a pronto.

Sou um leigo nesta matéria.

Agradeço toda a vossa ajuda para perceber o que em Portugal e na Europa se faz.

Cumprimentos.

Pedro Pais
    há 2 horas, A_Dziki disse:

Aqui em Portugal e na Europa, esse sistema existe, ou algo do género? 

Tanto quanto sei, não existe nada muito transparente. Pelo que sei, cada banco terá a sua própria metodologia de verificação de historial de crédito que, julgo eu, passará por avaliar pelo menos o comportamento do potencial cliente em créditos passados, a recorrência e finalidade da utilização dos créditos, os actuais rendimentos e sua origem/permanência.

A_Dziki

Obrigado pelo comentário.

Eu só achei estranho ver que nos EUA dão tanta importância a algo como o Credit score e aqui não haja algo assim.

Acham que deveria haver? Se houvesse uma espécie de ranking, talvez as pessoas podessem compreender melhor as aprovações dos créditos e ajustassem os seus comportamentos, para melhor conseguirem o crédito que querem, com a menor taxa. Pelo que percebi, esse ranking fica desvantajoso para quem iniciou créditos mais tarde.

Pedro Pais
    A 11/20/2017 às 08:01, A_Dziki disse:

Acham que deveria haver?

Sim, mas... Pelo que acompanho em alguns sites dos EUA é um tema algo sensível, que me parece ser abusado em certas circunstâncias. Mas se efectivamente permitir um acesso facilitado ao crédito às pessoas e entidades cumpridoras terá muitos benefícios.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa