Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Ssaraiva

Dedução IVA carro elétrico

Recommended Posts

Ssaraiva

Olá, tenho uma empresa unipessoal de serviços médicos e como tal estou isenta de IVA (não o cobro aos pacientes e naturalmente não o pago ao Estado). Quero comprar um carro 100% elétrico. Vou ter o direito ao abate do IVA? Se sim, como é feito esse abate (uma vez que nao posso deduzir a algo que não pago!)? Descontam o valor do IVA ao PVP??

obrigada!

lowfin

penso que tem de cobrar iva para o poder deduzir. tal como no irs só pode deduzir imposto se tiver algum para pagar.

Edited by lowfin
    • Thanks 1

IceMan1910
    há 1 hora, lowfin disse:

penso que tem de cobrar iva para o poder deduzir. tal como no irs só pode deduzir imposto se tiver algum para pagar.

Isto.

Quem não paga também não pode deduzir.

Cumprimentos,

parm

Tenho uma opinião diferente. Antes de mais, a minha recomendação é falar com o seu contabilista.

Tendo contabilidade organizada, poderá pedir o reembolso do iva.

Isto é, na sua actividade paga IVA em vários produtos e serviços compra (luz, comunicações, etc). Como não recebe IVA (os seus clientes não lhe pagam IVA) não tem nada a descontar nos acertos ao estado para pode pedir o reembolso.

É um caso similar a empresas que só exportam ou maioritariamente exportam - não cobram iva na exportação e podem pedir o reembolso do iva que pagam.

Repito que deve falar com o seu contabilista. Eu não sou contabilista :)

Pedro Pais
    A 11/10/2017 às 14:17, parm disse:

Tenho uma opinião diferente. Antes de mais, a minha recomendação é falar com o seu contabilista.

Tendo contabilidade organizada, poderá pedir o reembolso do iva.

Isto é, na sua actividade paga IVA em vários produtos e serviços compra (luz, comunicações, etc). Como não recebe IVA (os seus clientes não lhe pagam IVA) não tem nada a descontar nos acertos ao estado para pode pedir o reembolso.

É um caso similar a empresas que só exportam ou maioritariamente exportam - não cobram iva na exportação e podem pedir o reembolso do iva que pagam.

Repito que deve falar com o seu contabilista. Eu não sou contabilista :)

Desculpe a correcção, mas não é nada assim. Sem entrar em questões muito técnicas, a isenção de IVA nos actos médicos é denominada de isenção simples/incompleta, que não dá direito à dedução do IVA. Já no caso das exportações, em geral aplica-se a denominada isenção completa/a taxa 0, em que embora não exista liquidação de imposto o sujeito passivo tem direito à dedução. 

Resumindo, um médico que só pratica operações isentas de IVA não tem direito à dedução do IVA.

Ssaraiva

Obrigada a todos! Recentemente também me disseram que poderíamos optar por deduzir IVA ou IRC na compra de um carro elétrico... eu não pago de facto IVA, mas pago (e bem!) IRC...! Fará sentido...?

parm
    há 9 horas, Pedro Pais disse:

Desculpe a correcção, mas não é nada assim.

Não tem que pedir desculpa. Eu é que agradeço a correcção e esclarecimento.

Já aprendi que existe diferenças entre isenção de IVA e taxa zero de IVA.

Obrigado!

ruicarlov
    há 12 horas, Ssaraiva disse:

Obrigada a todos! Recentemente também me disseram que poderíamos optar por deduzir IVA ou IRC na compra de um carro elétrico... eu não pago de facto IVA, mas pago (e bem!) IRC...! Fará sentido...?

O site da associação de utilizadores de veículos elétricos tem um vídeo bastante esclarecedor sobre as vantagens dos carros elétricos nas empresas: 

https://www.uve.pt/page/veiculo-eletrico-escolha-certa-empresa/

Guest gotid

Boa noite, de facto tenho a mesma duvida...uma empresa isenta de iva tem os restantes benefícios fiscais exceto o iVa dedutível?

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa