Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Tópico único para apresentações

Visitante Michael Collins

Recommended Posts

Olá a todos,

Estava a procura de fazer investimentos e conhecer o mercado Português e me deparei com o fórum.

Ainda estou me familiarizando com os termos e as opções de investimentos.

Sou brasileiro, mas possuo imóvel em Portugal e conta em bancos portugueses.

Agora quero estudar e ler as opções para investir algum dinheiro.

Obrigado à todos e será um prazer conviver com vocês no fórum.

Marcelo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 849
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Pedro Pais

26

• hsfarao

9

• m.elis

8

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Boa noite,      Meu nome é Yalle Paixão, sou graduado em TI, com MBA em Gestão Empresarial,  33 anos, sou brasileiro também com cidadania Italiana e sou empresário no Brasil. Gosto muito de empre

Olá Francisco. Bem-vindo ao fórum.

Bem vindo, Boa sorte nos negócios e na vinda para Portugal.  Somos um povo e um país muito aberto ao mundo, certamente serás muito bem recebido. Cumprimentos,

patacascarvalho

Olá a todos,

Enquanto procurava formas inovadoras, pelo menos para mim, de aplicar capital cruzei-me com este sítio.

Comecei no início de Maio a minha experiência nas plataforma TWINO e Mintos. Anteriormente tinha feito registo na Raize porém não cheguei a utilizar.

No Domingo conheci através duma reportagem a GoParity, que me interessou bastante.

O meu objetivo é aprender alguma coisa sobre os instrumentos que estão ao nosso dispor actualmente para rentabilizar capital bem como partilhar a minha caminhada.

Obrigado a todos,

Carvalho

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Olá,

Sou um leitor assiduo deste fórum há vários anos (especialmente sobre fundos e ETFs) e decidi por fim registar-me de forma a conseguir participar com maior assiduidade.

Sou de Lisboa e tenho 35 anos. Invisto há cerca de 10 anos, inicialmente com DPs, CAs e CTPMs, tendo há 5 anos mudado o investimento para fundos e ETFs.

Bons investimentos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    • 2 weeks later...

Boa noite.

Chamo-me Luís, 30 anos e sou de Santarem.

Tenho acompanhado o fórum desde o IRS do ano passado devido aos prazos e tudo mais, mas agora decidi entrar mesmo, porque sempre surge alguma dúvida e de momento estou aqui num dilema.

Abraço a todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Olá

O meu nome é Fábio, sou do Porto e não tenho qualquer formação na área, apesar de me interessar imenso pelos tópicos que se falam neste fórum.

Por isso mesmo, já acompanhava o fórum há vários anos, mas decidi registar-me para falar um bocadinho sobre BTC com a comunidade, visto que (com pena minha) não se fala muito disso por aqui.

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Olá,

Sou o Tiago e já há algum tempo acompanho este fórum. Tenho usado sobretudo para a utilização dos cartões de crédito e para os DPs.

Espero continuar a aprender como até agora tenho feito mas desta vez com conta activa.

Obrigado,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    há 2 minutos, pyramidalis disse:

Olá,

Quero agradecer a iniciativa deste fórum, que leva o conhecimento financeiro ao comum mortal.

Como posso comentar sem ser necessário ser aprovado por um moderador?

Ao fim de alguns posts já não é necessária aprovação.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    • 4 weeks later...

Bom dia! Entrei aqui hoje (25/10/2020) achando ser um fórum brasileiro, visto estar em português. Mas vamos lá, se não me quiserem por aqui, só dizer. Bom, tenho 56 anos, moro em Brasília - DF, servidor público e gosto muito de falar de finanças pessoais. Tinha uma vida bem descuidada, financeiramente falando, mas que dei a volta por cima, acertei os ponteiros e hoje me encaminho muito bem para  a minha aposentadoria com um "colchão" financeiro muito bom para o meu padrão de vida! OBS: Há muuuuuito tempo gasto menos do que ganho! Isso é uma riqueza! Um grande abraço a todos! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Boa tarde a todos vocês!

Já tem muito tempo que conheço o fórum mas nunca senti a necessidade de interagir com a comunidade.

Mas, de a uns anos para cá, as finanças pessoais começaram a ter uma maior importância na minha vida pessoal e conjugal. Temos de olhar para o horizonte e não viver unicamente o dia a dia.

Desta feita comecei a ter mais necessidade de intervir no fórum para enriquecer o meu conhecimento pessoal e simultaneamente a carteira também 😅

Um abraço a todos vocês!

Boas poupanças!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Olá a todos.

Já costumava aceder ao Dr. Finanças, interagindo em revisões de créditos e seguros.

Ao explorar a página encontrei o forum e comecei a ver vários tópicos e considerar muitas das vossas opiniões.

Vou também e a prol da comunidade procurar ajudar todos os membros para uma melhoria da vida financeira.

Boas Festas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Saudações a todos,o

Sou o Fernando, tenho 27 anos e sou do Porto. 

Anda no motor de busca a tentar perceber mais sobre heranças indivisas e encontrei o forum, do qual já consegui saber coisas que não sabia.. E espero saber mais com a vossa ajuda.

Cumprimentos,

Fernando

Votos de umas boas entradas para o Novo Ano!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Olá a todos,

O meu nome é... Josué e tenho 33 anos.

Estou aqui porque tenho um objectivo - acumular dinheiro suficiente para me "reformar" novo - e ler o fórum tem-me ajudado a aprender algumas coisas.

Neste momento completei 30% do meu objectivo. Com a minha taxa de poupança actual, devo conseguir atingi-lo daqui a entre 3.5 a 5 anos, dependendo de como o meu portfolio se comportar. Assumindo que mantenho o actual nivel de investimento mensal, esta é a minha estimativa até chegar à "reforma" (retorno médio anual do portfolio: tempo até chegar aos 100%):

• 1%: 4.8 anos
    • 3%: 4.4 anos
    • 5%: 4 anos
    • 7%: 3.8 anos
    • 9%: 3.5 anos

O meu portfolio é muito simples: 95% em ETFs e 5% em cryptomoedas.

Espero continuar a aprender com todos os participantes do forum.

Cumprimentos

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 20/01/2021 às 16:56, Josué disse:

Olá a todos,

O meu nome é... Josué e tenho 33 anos.

Estou aqui porque tenho um objectivo - acumular dinheiro suficiente para me "reformar" novo - e ler o fórum tem-me ajudado a aprender algumas coisas.

Neste momento completei 30% do meu objectivo. Com a minha taxa de poupança actual, devo conseguir atingi-lo daqui a entre 3.5 a 5 anos, dependendo de como o meu portfolio se comportar. Assumindo que mantenho o actual nivel de investimento mensal, esta é a minha estimativa até chegar à "reforma" (retorno médio anual do portfolio: tempo até chegar aos 100%):

• 1%: 4.8 anos
    • 3%: 4.4 anos
    • 5%: 4 anos
    • 7%: 3.8 anos
    • 9%: 3.5 anos

O meu portfolio é muito simples: 95% em ETFs e 5% em cryptomoedas.

Espero continuar a aprender com todos os participantes do forum.

Cumprimentos

Bem vindo,

O que é "novo"? Consegues reformar-te com 38 anos? Parece ser isso que estás a dar a entender, se sim é ótimo mas também és uma minoria. Não esquecer que quanto mais cedo de reformas mais €€ precisas. Espero que estejas a ter isso em conta.

Cmp

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 2/1/2021 at 5:21 PM, Wakka said:

Bem vindo,

O que é "novo"? Consegues reformar-te com 38 anos? Parece ser isso que estás a dar a entender, se sim é ótimo mas também és uma minoria. Não esquecer que quanto mais cedo de reformas mais €€ precisas. Espero que estejas a ter isso em conta.

Cmp

Olá Wakka,

Obrigado.

Com a minha taxa de poupança actual, e salvo alguma recessão, chego ao meu objectivo com essa idade, sim. O objectivo é o clássico: 4% do meu portfolio cobrir as minhas despesas normais anuais.

Como percebeste, escrevi "reformar" porque não me refiro a reformar no sentido convencional :) Quero apenas ter a segurança de que já cheguei a esse objectivo. Sei que o cálculo anterior é para o portfolio durar 25 anos. Mas a partir daí posso tomar outras decisões profissionais (um pouco mais de risco e fazer coisas mais pelo interesse no trabalho do que pela necessidade) sem arriscar a minha estabilidade futura. 30 anos no mercado, daqui até aos 65-68 deveriam engordar um bocado o bolo e, espero (eventualmente indo reforçando aqui e ali), poder mesmo parar de trabalhar por dinheiro antes dessa idade. Mas nunca antes dos 45 porque tenho demasiados interesses e demasiada energia :)

Se calhar com esta explicação não sou tão "minoria" como pensaste inicialmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos(as),

Sou o Rui e tenho 31anos. Estou neste momento a fazer o curso de gestão na UAb. Sou electricista mas devido ao baixo salário e instabilidade laboral (mesmo antes covid) estou a fazer o curso (licenciatura).

Uma vez que o mesmo permite o acesso à OCC, consoante exame, gostaria de saber que tipo de percurso (funções) poderia assumir na área da contabilidade e fiscalidade. Será que tenho grande possibilidade de ter um trabalho por conta de outra? Ou será que o que me espera é começar como freelancer? Ou então espera-me uma série de estágios não remunerados? Enfim, muitas perguntas e muito pouca orientação.

Já perguntei na faculdade mas as respostas são sempre do estilo "o exercício de cargos de gestão em empresas, independentemente do ramo de atividade económica das mesmas, em organizações da economia social e na Administração Pública" Conforme descrição no site da faculdade. Mas com 34 anos, idade que espero terminar o curso, ninguém me irá considerar um gestor. E gestor de quê????

O curso é caro, o dinheiro é escasso, e gostava de ver um rumo na aquisição do curso.

Desde já agradeço o V/tempo e espero conseguir ajudar em alguma coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/02/2021 às 23:30, Rui_Sousa disse:

Olá a todos(as),

Sou o Rui e tenho 31anos. Estou neste momento a fazer o curso de gestão na UAb. Sou electricista mas devido ao baixo salário e instabilidade laboral (mesmo antes covid) estou a fazer o curso (licenciatura).

Uma vez que o mesmo permite o acesso à OCC, consoante exame, gostaria de saber que tipo de percurso (funções) poderia assumir na área da contabilidade e fiscalidade. Será que tenho grande possibilidade de ter um trabalho por conta de outra? Ou será que o que me espera é começar como freelancer? Ou então espera-me uma série de estágios não remunerados? Enfim, muitas perguntas e muito pouca orientação.

Já perguntei na faculdade mas as respostas são sempre do estilo "o exercício de cargos de gestão em empresas, independentemente do ramo de atividade económica das mesmas, em organizações da economia social e na Administração Pública" Conforme descrição no site da faculdade. Mas com 34 anos, idade que espero terminar o curso, ninguém me irá considerar um gestor. E gestor de quê????

O curso é caro, o dinheiro é escasso, e gostava de ver um rumo na aquisição do curso.

Desde já agradeço o V/tempo e espero conseguir ajudar em alguma coisa.

O curso de gestão é muito amplo e teres um curso de gestão não te torna um gestor em coisa nenhuma.
    A experiencia em diversos cargos sim, a longo termo tornar-te-á um gestor.

Com o curso de gestão podes fazer muita coisa, desde seres administrativo com um ordenado de 800€ como seres project manager ou até trabalhares em IT, depende do que queres, do que te candidatas e do que estás disposto a aprender.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites