Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Como financiar renovação de imovel de segunda habitação?

Gecko

Recommended Posts

Olá a todos/as:

Eu e os meus pais temos uma casa na aldeia (habitável mas pouco) a precisar de obras de fundo. Temos recebido orçamentos que oscilam desde os 20.000€ até á casa dos 100.000€. Daquilo que tenho visto até agora provavelmente ficará na casa dos 60.000€ a 80.000€. Tanto o meu pai como a minha mãe trabalham embora o meu pai esteja próximo da reforma (62 anos de idade e mais de 40 de descontos). Temos casa própria de primeira habitação totalmente paga.

Agora a questão é: como financiar as obras? Credito ao consumo? Hipotecar a casa na aldeia? Hipotecar a nossa casa de primeira habitação? Qual será a melhor solução para fazer isto?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Crédito ao consumo provavelmente será a opção mais cara. 

Dada a idade, provavelmente vão pedir aos filhos que sejam fiadores ou que sejam os filhos a fazer o empréstimo (atenção que em ambos os casos, a vossa capacidade de pedir um outro empréstimo no futuro poderá ficar afectada). Ou então, se tiverem fundos suficientes (por exemplo, aplicados num depósito do banco, ou num PPR) o banco poderá sugerir a cativação desse produto (o dinheiro ficar bloqueado) como garantia...

Mas o melhor é mesmo ir falar com os bancos, que são quem lhe fará o empréstimo e poderá indicar em mais detalhes as condições correspondentes a cada caso. Levem uma relação aproximada do vosso património (tanto imobiliário, como mobiliário) para poder dar início desde já a alguma negociação...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites