Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    fp

    Depósito a prazo, dúvidas!

    Recommended Posts

    fp

    Olá a todos!

    Desde já os meus sinceros parabéns por este espaço, que é de facto muito útil e com o qual já aprendi bastante e esclareci algumas dúvidas.

    Nesta minha primeira intervenção tinha uma dúvida a colocar. Estou a pensar em transferir o montante que tenho numa conta a prazo na CGD (e que pouco rende) para um banco que tenha uma taxa mais atractiva por um prazo até 1 ano. Estou indeciso entre o depósito Premier da Caja Duero (apesar de ser apenas 3 meses) ou o depósito promocional do BPN (1 ano), apesar de este ter limite de aplicação (50.000). Parece-me também que o BPN está a passar por alguma instabilidade administrativa, o que não é positivo. O que me aconselham? Conhecem produtos deste tipo mais interessantes? Alguém já abriu aquela conta da Caja?

    Cumprimentos!! ;)

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    O depósito da Caja Duero é de apenas 3 meses, mas penso que não terás problemas em renová-lo ao fim desse período (dando a tal TAE de 6,5%). No página do produto refere que este está "Limitado a uma operação vigente por titular." Segundo a minha definição de vigente quer dizer que se pode ter apenas um num dado instante (em vigor), mas nada contra as renovações. De qualquer forma nada melhor que confirmar com o banco.

    Quanto às eventuais instabilidades do BPN... Nenhum dos grandes bancos deste país está em risco de fechar as portas de um momento para o outro, penso eu, e só nesse caso é que isso era um risco (mesmo assim coberto até 25 000€ pelo fundo de garantia de depósitos: http://clientebancario.bportugal.pt/dsb/FGD/FGD_garante.htm). Veja-se o Millennium, por exemplo - anda todos os dias com notícias nada abonatórias sobre a sua anterior gestão e continua a ser o banco privado que mais capitais administra em Portugal.

    Ainda sobre o BPN, como a taxa é a mesma, pode compensar investir antes a 3 meses, em vez de 1 ano - ficas com o dinheiro disponível mais depressa em caso de necessidade; e ao fim dos 3 meses podes reinvestir o dinheiro acrescido dos juros entretanto vencidos (caso a taxa seja a mesma, ou maior, ganharás dinheiro comparando com o investimento a um ano).

    Fiquei com ideia que estás a tentar investir um montante relativamente elevado. A partir de algumas dezenas / centenas de milhar de euros vários bancos oferecem serviços de gestão do dinheiro que se adequam ao perfil de investimento do cliente (risco baixo, médio ou alto; a curto, médio ou longo prazo) e que podem ser mais interessantes que o simples depósito a prazo. Será uma questão de abordar pessoalmente um ou dois potenciais gestores de conta de bancos que ofereçam este serviço antes de escolher o banco.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    fp

    Olá pauloguia, obrigado pelos comentários.

    Efectivamente, a melhor forma de esclarecer essas dúvidas é passando pelos bancos. De qualquer dos modos, em relação aos depósitos por 3 meses no BPN, a informação do site não é muito clara em relação à renovação (ou então não vi bem).

    A propósito, estou também a pensar em aderir à Superconta à ordem do BIG. Tem uma taxa muito atractiva (2,7%) para este tipo de conta e (creio) está isenta de despesas de manutenção, o que não sucede na conta actual que tenho à ordem (na CGD). É uma boa ideia, não?!

    Cumprimentos!

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    hsfarao

    Sem dúvida que é uma boa opção. E de facto não tem despesas de manutenção.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    fp

    Olá de novo!

    Reparei que a Caja Duero não aparece na lista das instituições financeiras registadas no Banco de Portugal. Alguém sabe porquê?

    Cumprimentos. ;)

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    Olá de novo!

    Reparei que a Caja Duero não aparece na lista das instituições financeiras registadas no Banco de Portugal. Alguém sabe porquê?

    Cumprimentos. ;)

    Do site da CajaDuero (link Aviso Legal, ao fundo das páginas):

    Para os devidos efeitos, faz-se constar que os dados de Caja Duero em Portugal são: Caja de Ahorros de Salamanca y Soria - Sucursal Operativa -, com sede na Avenida 5 de Outubro, 73 D, 1050-049 Lisboa (Portugal), e NIPC 980 116 775 (Código bancário 0099).  Encontra-se inscrita no Registo do Banco de Portugal como sucursal de Instituição de Crédito com sede na UE e na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa (4ª Secção) com data de 09/05/95 e nº de matrícula 04362/950509

    Esta Caja de Ahorros de Salamanca y Soria surge efectivamente na lista de instituições registadas no BdP.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    fp

    Obrigado pauloguia mais uma vez pelo esclarecimento!

    De facto, estes pequenos pormenores fazem toda a diferença.

    Cumprimentos!  ;)

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    ×
    • Create New...
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa