Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    Guest Sílvia Fonseca

    Recusa de heranças ou dividas

    Recommended Posts

    Guest Sílvia Fonseca

    Boa noite, um irmão da minha mãe não pagou o crédito habitação,os meus avós eram os fiadores. Agora todos os irmãos da minha mãe foram notificados para pagar a divida. Foi lhes dito caso não paguem passa de filhos para netos. Como posso fazer para não ser prejudicada? Obrigada

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    Guest PJA

    Em primeiro lugar, a responsabilidade do pagamento da dívida é da herança, não dos herdeiros. O banco apenas poderá recuperar um montante até ao valor da herança - se a herança não for suficiente para pagar a dívida, deve o cabeça de casal notificar disso o devedor (neste caso entregaria a herança toda para pagar o possível). Se tiver sido feito inventário é fácil confirmar qual o valor da herança e caberá ao banco tentar provar que tem direito a mais. Se não tiver sido feito inventário, então é ao cabeça de casal que cabe provar que não havia mais bens na herança para satisfazer o resto da dívida.

    Se as partilhas ainda não foram feitas, o cabeça de casal tem poder para fazer o pagamento da dívida, uma vez que é ele que administra o património da herança. No entanto, a venda de bens carece do acordo de todos os herdeiros (neste caso, caso algum não concorde, só servirá para atrasar o processo, porque o banco tem direito ao pagamento).

    Se as partilhas já foram feitas, então a responsabilidade passa para cada herdeiro, na proporção do seu quinhão hereditário. sendo, mais uma vez, que apenas é responsável até ao montante que efectivamente herdou.

    Quanto à dívida passar para os netos, só quando os pais falecerem... isso cheira-me a conversa para assustar e ver se pagam mais rapidamente...

    Em qualquer caso, os fiadores podem exigir posteriormente ao devedor os montantes que pagaram em nome dele...

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa