Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest Sílvia Fonseca

Recusa de heranças ou dividas

Recommended Posts

Guest Sílvia Fonseca

Boa noite, um irmão da minha mãe não pagou o crédito habitação,os meus avós eram os fiadores. Agora todos os irmãos da minha mãe foram notificados para pagar a divida. Foi lhes dito caso não paguem passa de filhos para netos. Como posso fazer para não ser prejudicada? Obrigada

Guest PJA

Em primeiro lugar, a responsabilidade do pagamento da dívida é da herança, não dos herdeiros. O banco apenas poderá recuperar um montante até ao valor da herança - se a herança não for suficiente para pagar a dívida, deve o cabeça de casal notificar disso o devedor (neste caso entregaria a herança toda para pagar o possível). Se tiver sido feito inventário é fácil confirmar qual o valor da herança e caberá ao banco tentar provar que tem direito a mais. Se não tiver sido feito inventário, então é ao cabeça de casal que cabe provar que não havia mais bens na herança para satisfazer o resto da dívida.

Se as partilhas ainda não foram feitas, o cabeça de casal tem poder para fazer o pagamento da dívida, uma vez que é ele que administra o património da herança. No entanto, a venda de bens carece do acordo de todos os herdeiros (neste caso, caso algum não concorde, só servirá para atrasar o processo, porque o banco tem direito ao pagamento).

Se as partilhas já foram feitas, então a responsabilidade passa para cada herdeiro, na proporção do seu quinhão hereditário. sendo, mais uma vez, que apenas é responsável até ao montante que efectivamente herdou.

Quanto à dívida passar para os netos, só quando os pais falecerem... isso cheira-me a conversa para assustar e ver se pagam mais rapidamente...

Em qualquer caso, os fiadores podem exigir posteriormente ao devedor os montantes que pagaram em nome dele...

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa