Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    frugal

Familia de 2 adultos + 1 menino 8 anos

Recommended Posts

frugal

Viva.

Quanto custa mais ou menos um seguro com alguma cobertura de problemas de saúde?

Para 3 custará 600-800euros por ano?

Com pessoas saudaveis é dificil de compensar no longo prazo. Correto?

Abracos

5coroas
    há 3 horas, frugal disse:

Com pessoas saudaveis é dificil de compensar no longo prazo. Correto?

Não existe a garantia de a saúde ser uma situação permanente para as pessoas saudáveis; shit happens.

frugal
    há 11 horas, 5coroas disse:

Não existe a garantia de a saúde ser uma situação permanente para as pessoas saudáveis; shit happens.

viva 

tens seguro ou entendes o seu funcionamento e custos?

Abc

pauloagsantos

já tive seguro de saúde durante cerca de 3 anos, por acaso apanhou a 1ª gravidez da minha mulher, que como a maioria deve saber, acabam por ir todos os meses ao médico.  acho que mesmo assim não compensou. neste momento não tenho. estou satisfeito com a resposta que o SNS me dá a mim e à minha familia e já que que use ou não use os impostos que pago são os mesmos, mais vale usar.

os seguros tem que ser rentáveis para as companhias, ou seja o que nós pagamos a elas, tem que ser superior ao que elas pagam a nós, por isso estatisticamente temos mais probabilidades de ter prejuízo com um seguro do que o contrario 

5coroas
    há 11 horas, frugal disse:

viva 

tens seguro ou entendes o seu funcionamento e custos?

Abc

Não tenho, mas por motivos que não se prendem com o facto de eu achar que há poucas probabilidades de a minha família vir a precisar de accionar o seguro de saúde.

Isto de lidar com a incerteza e com o risco vs Seguros não é um assunto fácil. É certo que podemos viver até aos 100 anos sem nos acontecer nada de mal e nunca virmos a precisar de usar o seguro, mas também é possível que hoje mesmo, com uma saúde de ferro, podemos ter um acidente que nos pode deixar sujeito à necessidade de ter que realizar inúmeros tratamentos dispendiosos. É certo que existe o SNS e que se tiver que ser lá se há-de arranjar dinheiro para pagar as despesas suplementares.

Podem haver inumeras razoáveis razões que nos podem levar a dispensar os seguros, mas o facto de neste momento estarmos saudáveis, é uma fraca razão.

Ninguém (honesto) pode responder-te se os seguros vão compensar ou não o investimento realizado. É daquelas coisas que só se sabem quando se chega lá.

Por um lado não há receitas que nos garantam total proteção contra as possíveis futuras vicissitudes da vida, mas por outro lado a razoável prudência/prevenção pode nos vir a ser util...é difícil lidar com a imprevisibilidade...a morte de Deus deixou-nos, como disse o Sartre, condenados a ser livres...livres para fazer escolhas, mas felizmente sem sabermos qual será o seu desenlace. Mas é difícil.

• Upvote 1

parm

Para mim, o grande factor para contratar um seguro de saúde é o seguinte: Na área onde resido o SNS dá-me resposta / serve as minhas necessidades? Se serve, não preciso de seguro.

• Upvote 1

frugal

Não conheço as vantagens dos seguros e o que cobrem ou não.

Pelo que noto quase ninguém tem.

cps

pauloagsantos
    há 11 horas, frugal disse:

Não conheço as vantagens dos seguros e o que cobrem ou não.

cps

de uma forma geral, uma consulta num médico particular fica por 70€. Uns mais, outros menos, consoante a especialidade. Os seguros de saúde pagam-te parte da consulta. Se o medico tiver um protocolo com a seguradora, a consulta é coisa para ficar por 10 ou 15€. Se não tiver um protocolo, pagas tudo ao médico, mas depois a seguradora paga-te 60 a 70% da mesma.

depois se tiveres que ser internado num hospital particular ou fazer alguma intervenção, tem um valor limite para cada coisa com uma franquia. Por exemplo, precisas de ser operado à apendice. O seguro paga-te as despesas até por exemplo 5000€, com uma franquia de 250€.

No entanto os seguros não são um mar de rosas. Os casos mais conhecidos são os das grávidas, que optam por ter os filhos em hospitais privados. É que o valor máximo cobre um parto normal. Se existirem complicações, tem que fazer uma de duas coisas, ou pagam e pagam bem, ou são transferidas para um hospital publico. 

• Upvote 1

5coroas
    há 17 horas, frugal disse:

cps

Porque custam dinheiro e podem vir a não servir para nada. É uma decisão racional (comparativamente à escolha de outras prioridades - férias, tv por cabo, vicios, roupas, jantaradas, gadgets electronicos, bimbys, carros, etc)? Não sei.  

Edited by 5coroas
    • Upvote 1

frugal

Viva

justifica ter seguro a partir de que valor de despesas anuais em médicos?

Cumprimentos

Edited by frugal

jfsmoreira

Bom dia,

Eu volto a recolocar a questão do frugal:

Justifica ter seguro de saúde?

Eu sou beneficiário da ADSE e apesar de todos os meses irem para lá umas boas coroas, eu não pretendo deixar de contribuir, pois pelo que ouvi, se o deixo de fazer agora, nunca mais poderei benefeciar da ADSE. Para além disso tenho 3 dependentes que estão abrangidas e dá imenso jeito.

Mas a minha esposa, não tem ADSE.

Justifica fazer um seguro de saúde paras ela, para aquelas consultas de  rotina e exames?

E se sim, qual aconselhariam? E que produto?

M_R_J
    A 1/10/2018 às 10:03, jfsmoreira disse:

Bom dia,

Eu volto a recolocar a questão do frugal:

Justifica ter seguro de saúde?

Eu sou beneficiário da ADSE e apesar de todos os meses irem para lá umas boas coroas, eu não pretendo deixar de contribuir, pois pelo que ouvi, se o deixo de fazer agora, nunca mais poderei benefeciar da ADSE. Para além disso tenho 3 dependentes que estão abrangidas e dá imenso jeito.

Mas a minha esposa, não tem ADSE.

Justifica fazer um seguro de saúde paras ela, para aquelas consultas de  rotina e exames?

E se sim, qual aconselhariam? E que produto?

Se compensa fazer um seguro de saúde para ir a uma consulta de rotina e fazer um ecg e umas analisezitas por ano? Não, financeiramente não compensa. Se é para isso mais vale fazer esses check-ups pelo centro de saúde arcando com as taxas moderadoras ou então arranjar um desses planos de saúde baratos (como o Simplecare da Multicare) ou grátis (como o da Wells) e ir a uma clínica da rede pagar o preço tabelado para as seguradoras.

Um seguro de saúde acaba por "compensar" caso adoeças e tenhas de fazer um uso mais intensivo. Não podes é prever se vais adoecer. :)

EDIT.: análises para além de um simples hemograma e alguns exames um bocado mais complicados como um TAC costumam ser altamente comparticipados pelas seguradoras pelo que fazê-las por via da Simplecare ou Wells saem caríssimos à mesma, se bem que mais baratos do que fossem por particular.

Edited by M_R_J
    • Upvote 1

frugal

oi

compensa a partir dos 50?

Em termos médios a partir de que idade?

M_R_J

Não sei responder. Obviamente quanto mais velho se for, mais vai sendo necessário fazer uso de seguros de saúde e, naturalmente, os prémios ficam mais caros.

É sempre bom ter um seguro mas felizmente vivemos num país com SNS.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa