Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Amortizar o total do capital em dívida crédito habitação

Visitante José C.

Recommended Posts

Boas, amortizei  antecipadamente o total do capital em dívida. Reparei que nas comissões cobradas pela antecipação,  o valor não corresponde apenas ao valor da taxa de 0.5% que é aplicada de cada vez que amortizo. Pelo facto de ter sido a amortização do total do capital em divida, há outros valores que o banco cobra para além daquela taxa de 0.5% estipulada por lei? Pelas minhas  contas retiraram_me cerca de 50 euros a mais? Agradeço quem me possa esclarecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Citação

Quando procede à amortização antecipada do empréstimo, a instituição de crédito só pode exigir o pagamento da comissão de reembolso antecipado e as despesas que, por conta do cliente, tenham sido pagas a conservatórias, cartórios notariais e à administração fiscal (Decreto-Lei n.º 51/2007, Carta Circular n.º41/2007 e Carta Circular n.º 93/2007 do Banco de Portugal).

A instituição não pode exigir a devolução de quantias que tenha entendido suportar por conta do cliente aquando da celebração do contrato de crédito. 

No caso de reembolso antecipado total, a instituição não pode cobrar juros relativos ao futuro, nomeadamente, respeitantes ao período compreendido entre a data do reembolso e a data em que se venceria a prestação seguinte nos termos contratuais, mesmo que existam cláusulas contratuais que disponham de outra forma (Carta Circular n.º 19/2009). 

Ao valor da comissão de reembolso antecipado, calculada com base no capital em dívida após a última prestação vencida e paga, acrescem os juros devidos até à data do reembolso antecipado.

http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/Credito/CreditoaHabitacao/Paginas/Reembolsoantecipado.aspx

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Bom dia,

Pretendo um esclarecimento.

Liquidei antecipadamente o meu crédito habitação.

Neste momento, aguardo contato do banco para levantar o distrate.

Atendendo que a seguradora sempre se recusou a efetuar acertos em função do valor em dívida, como se processa o pedido de estorno?

Os seguros contratados vigoravam até o fim do crédito habitação,  ou seja, até 2021.

Agradeço todo o esclarecimento que me possam prestar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

O seguro de vida, cobre o capital em dívida. Desde que a segurada seja informada, julgo que têm que actualizar o capital  seguro. Neste momento o capital seguro será zero.  Apenas deverá informar a seguradora e o seguro será cancelado.

No caso do seguro multiriscos habitação, o valor do seguro não está ligado ao valor em dívida mas sim ao valor de reconstrução do imóvel.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites