Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Rexy

Boa noite.

Sou professor e não fui colocado em nenhuma escola pública nem privada.

Foi-me apresentado um convite para entrar num centro de explicações, onde há bastante trabalho e reconhecedor.

Para tal foi-me sugerido abrir atividade nas finanças e começar a passar recibos, tal e qual como trabalhador independente.

Era sobre isso que eu gostava de perguntar, quero saber o máximo possível antes de tomar alguma decisão.

Para abrir atividade tenho que me dirigir às finanças ou dá para fazer no portal das finanças, online?

Se abrir atividade posso fechá-la ou suspender quando quiser?

Ao passar recibo como sei os valores de descontos obrigatórios que devem ser feitos para cada uma das partes?

Sei que, assim que abrir atividade, usufruo de um ano, ou até ao valor de 10mil euros, para não fazer descontos. Esse ano conta seguido ou fico em 'pausa' caso eu feche atividade a meio termo, isto é, se a meio fechar ou suspender atividade, esse ano continuo caso um dia a volte a abrir?

Estas são algumas das questões que agora me surgiram. Desculpem a chatice e agradeço imenso.

Guest PJA
    há 18 horas, Rexy disse:

Para abrir atividade tenho que me dirigir às finanças ou dá para fazer no portal das finanças, online?

Pode fazê-lo no Portal das Finanças

Citação

Se abrir atividade posso fechá-la ou suspender quando quiser?

Sim

Citação

Ao passar recibo como sei os valores de descontos obrigatórios que devem ser feitos para cada uma das partes?

Cada uma das opções tem a referência ao artigo que lhe diz respeito. É uma questão de ler esses trechos da legislação e confirmar o que se aplica ao seu caso concreto.

Citação

Sei que, assim que abrir atividade, usufruo de um ano, ou até ao valor de 10mil euros, para não fazer descontos. Esse ano conta seguido ou fico em 'pausa' caso eu feche atividade a meio termo, isto é, se a meio fechar ou suspender atividade, esse ano continuo caso um dia a volte a abrir?