Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• rjmsilva

Taxa de esforço e novo empréstimo.

Recommended Posts

rjmsilva

Viva, venho aqui pedir uma pré-opinião fundamentalmente porque estou fora do país e queria informar-me antes de me dirigir ao banco.

Situação:

- Tenho 32 anos

- Casado

- Moro num T2 no centro de uma capital de distrito, bem localizado

- Faltam-me cerca de 11,5 anos de CH com uma mensalidade de +-210€ indexada a euribor 3 meses para pagar o citado T2.

- Tenho um salário liquido de cerca de 1250€/mês, a minha mulher não trabalha.

Objectivo:

-Será que com estas condições terei possibilidade de fazer um novo CH de 130.000€ por 40 anos?

-Arrendar o meu T2 por uns 300€ a 350€/mês.

Opiniões de quem trabalha no ramo e de outros serão bem vindas. Agradecido

pauloaguia

130.000€ a 40 anos a uma taxa de 3% da´ uma prestaçao de mais de 460€. A somar `a prestaçao de 210€ da primeira casa da´ mais de metade do rendimento liquido. Se as taxas dispararem para mais de 5% como estivam ainda ha´ pouco mais de meio ano, sera´ bem mais, seguramente.

Nao sera´ muita areia para a vossa camioneta? :-\

Nestas condiçoes, e com o credito anterior, nao sei se havera´ muitos bancos dispostos a emprestar o dinheiro para a segunda casa...

rjmsilva

Sim, é verdade, a divida actual é de cerca de 23 mil, será que dá para consolidar num só crédito, ficando por cerca de 150 mil a 40 anos?

É que estando este apartamento praticamente pago, parece-me insensato estar a desfazer-me de património que poderia ser rentabilizado num arrendamento. É um T2 com 7 anos, garagem fechada de 30m2 e com um terraço de 50m2.

pauloaguia

Sim, é verdade, a divida actual é de cerca de 23 mil, será que dá para consolidar num só crédito, ficando por cerca de 150 mil a 40 anos?

Consolidado ou nao, as contas sao identicas...

É que estando este apartamento praticamente pago, parece-me insensato estar a desfazer-me de património que poderia ser rentabilizado num arrendamento. É um T2 com 7 anos, garagem fechada de 30m2 e com um terraço de 50m2.

Se souberes que consegues arrendar, ate´ talvez nao seja mau negocio. Mas e se nao te aparecerem inquilinos interessados? Arriscas-te a andar 10 anos com a corda ao pescoço (se bem que, um apartamento que nao consegue ser alugado ao fim de uns anos, mais valia vende-lo)

Nao dara´ para adiar essa compra uns 3 ou 4 anos? Ate´ la´ amortizas o primeiro emprestimo e ja´ ficas mais folgado para te meter em novas aventuras. Alem disso, o facto de nao teres o outro credito vai-te facilitar a negociaçao com os bancos tambem.

Nao estou a dizer que nao possa correr bem. Mas la´ que ha´ muitos riscos, ha´. E vais ter dificuldade em arranjar quem te empreste o dinheiro na tua situaçao actual. A menos que tenhas um excelente pe´ de meia para as contingencias...

rjmsilva

As contas não são as mesmas porque ao consolidar a soma das duas prestações seria menor, já que o crédito actual está para ser liquidado em 11 anos e meio

No fundo sei que tens razão e é sempre um passo arriscado passar de uma situação desafogada para outra mais apertada.

Mas apareceu-me uma oportunidade de comprar uma vivenda que me agrada e à minha mulher, tem tudo aquilo que pretendemos numa casa.

Neste momento tenho um pé de meia que me permitia liquidar praticamente este empréstimo, mas também quero/preciso comprar um automóvel.

Daqui por um mês, quando chegar a Portugal, sou capaz de ir ver a casa e logo ponderaremos o que fazer.

Obrigado, mas se aparecer alguém que trabalhe na banca, agradecia uma opinião.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa