Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fiador Pensionista

Andreia Mendes

Recommended Posts

Andreia Mendes

Bom dia, descobri este fórum por acaso e espero que me consigam ajudar. Estou a tentar comprar casa juntamente com o meu namorado e foi-nos pedido pelo banco que um dos fiadores deveria estar efectivo (nem eu nem o meu namorado estamos). Pensei que a minha mãe poderia ser nossa fiadora mas ela é pensionista. Mesmo assim ela pode ser nossa fiadora? Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em princípio sim, o banco indicou-vos alguns requisitos em particular? Aproveito para lhe recomendar que pense bem antes de pedir à sua Mãe que seja fiadora, especialmente num crédito com dois titulares. Pode ser que nesta fase da vossa vida faça mais sentido arrendar ao invés de comprar. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Andreia Mendes

Boa tarde, obrigada pela resposta. Apenas nos pediram fiadores e que pelo menos um deles devia estar efectivo. A verdade é que já estamos juntos há tantos anos e temos estado sempre a viver numa casa arrendada e aquilo que penso é que o dinheiro que pago e já paguei mensalmente de renda duma casa que não é minha poderia ter gasto numa casa que será minha um dia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que o que o Pedro Pais quis dizer foi, tendo em conta que são namorados e não casados ( com ou sem separação de bens ), estar a colocar a mãe pensionista como fiadora é um risco caso a vossa relação eventualmente "dê para o torto" no futuro ... porque a bomboca vai sobrar para ti e para a tua mãe e nunca para o teu namorado ..

Se já casados é um risco, quanto mais só em união de facto.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Andreia Mendes disse:

A verdade é que já estamos juntos há tantos anos e temos estado sempre a viver numa casa arrendada e aquilo que penso é que o dinheiro que pago e já paguei mensalmente de renda duma casa que não é minha poderia ter gasto numa casa que será minha um dia.

Não há uma resposta definitiva sobre qual é a melhor solução, se comprar se arrendar. Mas arrenda tem vários pontos positivos que valem muito, nomeadamente ao nível da flexibilidade (mudança de local de trabalho, mais ou menos filhos, mudanças na vizinhança, mais ou menos necessidades de espaço, etc) e dos custos do dia-a-dia (manutenção, condomínio, custos de comprar e de vender, etc).

há 4 horas, Greedy disse:

Penso que o que o Pedro Pais quis dizer foi, tendo em conta que são namorados e não casados ( com ou sem separação de bens ), estar a colocar a mãe pensionista como fiadora é um risco caso a vossa relação eventualmente "dê para o torto" no futuro ... porque a bomboca vai sobrar para ti e para a tua mãe e nunca para o teu namorado ..

Se já casados é um risco, quanto mais só em união de facto.

É isso mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites