Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Guest Anabela R.

Crédito pessoal para abater saldo negativo

Recommended Posts

Guest Anabela R.

O meu banco propôs-me fazer um crédito pessoal para poder limpar o saldo negativo que apresento na conta (ordenado) há já vários meses.

Será que é viável? Não estarei a "enterrar-me" mais?

5coroas
    há 38 minutos, Visitante Anabela R. disse:

O meu banco propôs-me fazer um crédito pessoal para poder limpar o saldo negativo que apresento na conta (ordenado) há já vários meses.

Será que é viável? Não estarei a "enterrar-me" mais?

Sim está. Uma melhor ideia é tornar-se durante uns tempos extremamente poupada/frugal e por esse saldo positivo sem ter que se enterrar ainda mais: não gaste energia a ver TV, coma pouco e barato, não gaste combustivel desnecessariamente, não vá ao cabeleireiro, não compre roupa, sapatos ou carteiras, tome menos banhos ou use menos àgua, etc, ou seja veja isso como uma missão que só terminará quando tiver recuperado o controlo financeiro. Ao principio custará psicologicamente ao fazer o desmame consumista, mas com o tempo verá que até é engraçado (desafiante) usar a inteligência para encontrar formas de poupar ou ganhar mais dinheiro. Saia da rotina e desafie os velhos hábitos que a dominam. Um aspecto importante que terá todavia de ultrapassar é a provável excessiva importância que você dá à opinião que os outros terão de si por se tornar poupada.

Edited by 5coroas

Anabela Ramalhete

O banco propôs-me fazer um crédito pessoal de 2500€ para poder limpar o saldo negativo que tenho tido há já vários meses na minha conta.

Será uma solução viável? Será que não me estou a "enterrar" mais, uma vez que "limpo" o saldo negativo mas fico com mais uma prestação a pagar?

Guest ABC
    há 21 minutos, 5coroas disse:

Sim está. Uma melhor ideia é tornar-se durante uns tempos extremamente poupada/frugal e por esse saldo positivo: não gaste energia a ver TV, coma pouco e barato, não gaste combustivel desnecessariamente, não vá ao cabeleireiro, não compre roupa, sapatos ou carteiras, tome menos banhos ou use menos àgua, etc, ou seja veja isso como uma missão que só terminará quando tiver recuperado o controlo financeiro. Ao principio custará psicologicamente ao fazer o desmame consumista, mas com o tempo verá que até é engraçado (desafiante) usar a inteligência para encontrar formas de poupar ou ganhar mais dinheiro. Saia da rotina e desafie os velhos hábitos que a dominam. Um aspecto importante que terá todavia de ultrapassar é a provável excessiva importância que você dá à opinião que os outros terão de si por se tornar poupada.

Isso é a forma extrema de lidar com um problema, neste caso financeiro. A situação é má mas também não é preciso exagerar, como são alguns dos exemplos. Comer pouco, não é uma solução e pode vir a ser um problema, existem formas de comer barato e bem. Ainda que ir ao cabeleireiro seja um gasto de "luxo" as pessoas também precisam de auto-estima.

5coroas
    há 3 horas, Visitante ABC disse:

Isso é a forma extrema de lidar com um problema, neste caso financeiro. A situação é má mas também não é preciso exagerar, como são alguns dos exemplos. Comer pouco, não é uma solução e pode vir a ser um problema, existem formas de comer barato e bem. Ainda que ir ao cabeleireiro seja um gasto de "luxo" as pessoas também precisam de auto-estima.

Comer pouco pode ser facilmente compensado por escolher comida que seja mais nutritiva. Uma lata de atum ou sardinhas em azeite é por exemplo mais nutritiva do que uma grande quantidade de bolachas, gelados, pão branco, massas brancas, petiscos, fritos, etc, sendo que muitas vezes os produtos mais nutritivos não são os mais caros. O meu almoço fica-me geralmente por menos de 2 euros, e não fico com fome (mas obviamente não tenho banha na cintura para exibir:D). Por aquilo que vamos vendo nas praias, sobretudo nas mulheres, comer muito menos só lhes faria bem à carteira e à beleza (auto-estima). Até poupariam nos adelgaçantes. Quanto à auto-estima, penso que é mais importante o saber que não se é um eterno caloteiro e que não se vive sempre com falta de dinheiro, do que ir ao cabeleireiro fazer festinhas de curta duração ao ego. 

Edited by 5coroas

Guest PJA

Qual o custo mensal que tem pelo facto de a conta apresentar saldo negativo?

Qual o custo mensal do empréstimo? E os custos iniciais?

De posse desses dados não será muito difícil ver se compensa ou não. À partida o banco não iria fazer uma proposta dessas se não achasse que tinha mais hipóteses de ver o dinheiro de volta nesse cenário...

Pedro Pais
    há 5 horas, Anabela Ramalhete disse:

O banco propôs-me fazer um crédito pessoal de 2500€ para poder limpar o saldo negativo que tenho tido há já vários meses na minha conta.

Será uma solução viável? Será que não me estou a "enterrar" mais, uma vez que "limpo" o saldo negativo mas fico com mais uma prestação a pagar?

Na prática é trocar um financiamento por outro. Dependendo das condições (taxa de juro, comissões, prazo, eventual carência) pode ser vantajoso, mas só sabendo os pormenores.

• Upvote 1

5coroas
    há 17 horas, Pedro Pais disse:

Na prática é trocar um financiamento por outro. Dependendo das condições (taxa de juro, comissões, prazo, eventual carência) pode ser vantajoso, mas só sabendo os pormenores.

É como trocar a heroina pela metadona, mas o problema de fundo (má gestão financeira) continua na mesma. Daí o meu conselho no sentido de alterar o estilo de vida, pelo menos até sair do enterranço.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa