Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Doação em vida a filhos

Marcia Serrenho

Recommended Posts

Marcia Serrenho

Os meus sogros fizeram uma doação de bens em vida aos filhos. Eu estou casada com um dos filhos em comunhão de adquiridos. Tenho direito a esta doação? Ou só o meu marido tem direito a ela? Obrigada!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Citação

CÓDIGO CIVIL

Regime da comunhão de adquiridos

Artigo 1721.º

(Normas aplicáveis)

Se o regime de bens adoptado pelos esposados, ou aplicado supletivamente, for o da comunhão de adquiridos, observar-se-á o disposto nos artigos seguintes.

Artigo 1722.º

(Bens próprios)

1. São considerados próprios dos cônjuges:
    a) Os bens que cada um deles tiver ao tempo da celebração do casamento;
    B) Os bens que lhes advierem depois do casamento por sucessão ou doação;
    c) Os bens adquiridos na constância do matrimónio por virtude de direito próprio anterior. 
    2. Consideram-se, entre outros, adquiridos por virtude de direito próprio anterior, sem prejuízo da compensação eventualmente devida ao património comum: 
    a) Os bens adquiridos em consequência de direitos anteriores ao casamento sobre patrimónios ilíquidos partilhados depois dele; 
    B) Os bens adquiridos por usucapião fundada em posse que tenha o seu início antes do casamento; 
    c) Os bens comprados antes do casamento com reserva de propriedade;
    d) Os bens adquiridos no exercício de direito de preferência fundado em situação já existente à data do casamento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites