Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Arredondamento de cêntimos - englobamento

M_R_J

Recommended Posts

Como vou pedir englobamento, lá tive de pedir declaração a todas as entidades mesmo àquelas em que só ficaram retidos alguns cêntimos.

Uma delas passou-me uma declaração em que foram retidos €0,33 referentes a €1,13 de rendimento.
    Problema: a app do IRS não me aceita esses valores porque considera que foram retidos mais do que os 28% permitidos. Com tantas retençõezinhas mensais é normal que tenha havido esse erro de arredondamento mas e agora?

Devo pedir à entidade para corrigir a declaração? É que nem sei o que eles podem corrigir: eles retiveram mesmo aqueles valores e creio que tenha havido mesmo aquele montante de rendimento... Mas com os valores como estão não consigo submeter o IRS...

Tenho uma vontade enorme de declarar que só foram retidos €0,32 de €1,13 ou que foram retidos €0,33 de €1,15 de rendimento. Mas claro que tenho medo que isto desencadeie uma não conformidade.

Ermm... e e já agora. A entidade é a Raize. Eu só queria englobar os meus depósitos a prazo. Isto são rendimentos de empréstimo que (creio) também recaem no tipo E020. Vontade de não englobar estas migalhas tenho eu mas creio que sou obrigado, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem se tenha deparado com um problema análogo ao meu, a senhora das Finanças confirmou que é um erro do sistema e aconselhou a declarar 1 cêntimo a menos do que foi retido porque "com certeza que os colegas não iriam implicar por causa de 1 cêntimo". Aconselhou à mesma a deixar um printscreen do erro só para poder justificar o porquê de ter declarado 1 cêntimo a menos caso se abram divergências.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites