Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Anexo H

Visitante NUNO

Recommended Posts

Boa tarde, noto um situação estranha, que é a minha simulação o valor de reembolso é igual com o sem o anexo H ou seja as despesas não alteram o reembolso isso é normal? será que o simulador das finanças não está a trabalhar bem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Com o objectivo de adicionar as despesas de alimentação da minha filha, no quadro 6C, coloquei um visto no sim.

Esse visto no sim, apenas nos mostra no quadro os valores do E factura.

Sem mexer em mais nada e ainda antes de colocar o valor das refeições no quadro 658 , faço uma simulação e o valor a receber de IRS diminui, em relação à simulação inicial.

Como é possível o valor reduzir, se não alterei os valores?

Ainda assim, acrescento as despesas das refeições e nada. O valor a receber fica igual.

Que se passará? Acrescento, que quando no quadro 6C, se coloca um visto no sim e se pede para "ver as despesas", pedem a senha de cada um dos sujeitos, incluindo os dependentes. Ora a minha filha não tem senha, logo não coloquei e aparece-me uma mensagem, que diz que nenhuma despesa para este contribuinte será considerada.

Terá algo a ver com isso? Acho estranho, até porque nenhuma factura está pedida em nome da menor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, CIVISMILES disse:

Boa tarde.

Com o objectivo de adicionar as despesas de alimentação da minha filha, no quadro 6C, coloquei um visto no sim.

Esse visto no sim, apenas nos mostra no quadro os valores do E factura.

Sem mexer em mais nada e ainda antes de colocar o valor das refeições no quadro 658 , faço uma simulação e o valor a receber de IRS diminui, em relação à simulação inicial.

Como é possível o valor reduzir, se não alterei os valores?

Ainda assim, acrescento as despesas das refeições e nada. O valor a receber fica igual.

Que se passará? Acrescento, que quando no quadro 6C, se coloca um visto no sim e se pede para "ver as despesas", pedem a senha de cada um dos sujeitos, incluindo os dependentes. Ora a minha filha não tem senha, logo não coloquei e aparece-me uma mensagem, que diz que nenhuma despesa para este contribuinte será considerada.

Terá algo a ver com isso? Acho estranho, até porque nenhuma factura está pedida em nome da menor.

Penso que a sua filha já deveria ter senha e as facturas deveriam ser idealmente pedidas no contribuinte dela, apesar de por enquanto ainda aceitarem despesas no NIF dos pais.
    Quanto à primeira questão, realmente é estranho o valor diminuir...quanto ao ficar igual quando acrescenta as refeições, depende, se só descontou digamos 300€ e já está a ser reembolsado nesses 300€ pode colocar 10.000€ em refeições que não vai receber mais por isso. 

Depende de situação para situação. Mas o valor diminuir é realmente estranho e não me ocorre nenhuma razão para o ser (se tudo estiver bem feito pela parte da aplicação das finanças), eu contactaria o e-balcão nesta situação, provavelmente o "Sim" não está a trazer tudo o que deveria do e-fatura.

Editado por Wakka
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1- Ainda não chegamos nem a 50% do desconto. Qualquer valor que coloque como despesas de alimentação no quadro 658, não altera o valor a receber. Presumo que tenha a ver com a tal caixa de mensagem, que diz que se o dependente não tiver senha, a despesa não será considerada. Já pedi uma senha, para a semana já digo algo.

2- O valor diminuir, também imagino que tenha a ver com a senha. Continua a considerar o dependente, mas deve eliminar algumas despesas. Vou também aguardar pela senha.

3- Já agora uma pergunta extra. Para que servem todas as outras facturas (supermercado, obras, mecanico, etc) que pedimos ao longo do ano? No preenchimento, não existe nenhuma menção a isso.

Grato.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, CIVISMILES disse:

1- Ainda não chegamos nem a 50% do desconto. Qualquer valor que coloque como despesas de alimentação no quadro 658, não altera o valor a receber. Presumo que tenha a ver com a tal caixa de mensagem, que diz que se o dependente não tiver senha, a despesa não será considerada. Já pedi uma senha, para a semana já digo algo.

2- O valor diminuir, também imagino que tenha a ver com a senha. Continua a considerar o dependente, mas deve eliminar algumas despesas. Vou também aguardar pela senha.

3- Já agora uma pergunta extra. Para que servem todas as outras facturas (supermercado, obras, mecanico, etc) que pedimos ao longo do ano? No preenchimento, não existe nenhuma menção a isso.

Grato.

Sim, o melhor mesmo é pedir a senha e tentar novamente com a senha.
    Relativamente à pergunta das despesas, todas elas servem para serem deduzidas à colecta e aparece nessa parcela (é obtido automaticamente do e-fatura)

Editado por Wakka
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Aparece-me no simulador das finanças (IRS-Modelo 3),um valor, no “Anexo H - Quadro 6 - Código Despesa 654 proveniente dos dados importados do e-factura.

A validação dá os erros:

120H : Para o código despesa/encargo indicado (654), por favor preencha o quadro 7 (natureza do encargo 05) ou o país.;

e

117H : O preenchimento dos códigos despesa/encargos 654, 655, 656 implica que o quadro 7 seja preenchido.

A despesa em causa é a TMPC-Taxa Municipal de Protecção Civil. Verifiquei no e-factura que esta despesa foi emitida pela CMLisboa. No e-factura, por defeito veio com a classificação de "Imóveis" e neste momento já não dá para alterar.

Tentei, tal como sugerido nas instruções dos erros, preencher uma linha no Quadro 7, com a opção "05-Encargos com rendas...", que me pareceu ser a única com enquadramento possível no meu caso. No entanto como moro numa habitação própria e permanente que é minha (sou o proprietário), verifico que metendo o meu nº de contribuinte quer no campo Arrendatário e/ou no campo Locador, dá erro. Não aceita.

Não sei o que hei-de fazer pois sem preencher o quadro 7 não há validação e ao preencher este quadro parece não haver nenhuma situação de enquadramento para o meu caso que sou proprietário e nem tenho empréstimo bancário?

A única hipótese da validação funcionar é apagar a linha 654, no Quadro 6 do Anexo H, correspondente a esta despesa, mas nesse caso perco o benefício.

Any help?

DV

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, darkvader disse:

Boa tarde,

Aparece-me no simulador das finanças (IRS-Modelo 3),um valor, no “Anexo H - Quadro 6 - Código Despesa 654 proveniente dos dados importados do e-factura.

A validação dá os erros:

120H : Para o código despesa/encargo indicado (654), por favor preencha o quadro 7 (natureza do encargo 05) ou o país.;

e

117H : O preenchimento dos códigos despesa/encargos 654, 655, 656 implica que o quadro 7 seja preenchido.

A despesa em causa é a TMPC-Taxa Municipal de Protecção Civil. Verifiquei no e-factura que esta despesa foi emitida pela CMLisboa. No e-factura, por defeito veio com a classificação de "Imóveis" e neste momento já não dá para alterar.

Tentei, tal como sugerido nas instruções dos erros, preencher uma linha no Quadro 7, com a opção "05-Encargos com rendas...", que me pareceu ser a única com enquadramento possível no meu caso. No entanto como moro numa habitação própria e permanente que é minha (sou o proprietário), verifico que metendo o meu nº de contribuinte quer no campo Arrendatário e/ou no campo Locador, dá erro. Não aceita.

Não sei o que hei-de fazer pois sem preencher o quadro 7 não há validação e ao preencher este quadro parece não haver nenhuma situação de enquadramento para o meu caso que sou proprietário e nem tenho empréstimo bancário?

A única hipótese da validação funcionar é apagar a linha 654, no Quadro 6 do Anexo H, correspondente a esta despesa, mas nesse caso perco o benefício.

Any help?

DV

Não sei se entendi, portanto a taxa municipal entrou erradamente como Imóveis e quer preencher no quadro 7, erradamente, o "Encardo com rendas"?...

Se apagar a linha 654 (que está inserida erradamente) perde o beneficio? Qual benefício? Aquele que está erradamente como imóveis?

Sinceramente não percebi de que benefício fala, nem o motivo de querer preencher o Quadro 7 com a linha 654 se não tem "Renda". O 655 é que é para empréstimo bancário, por isso também não percebi porque refere o empréstimo numa das suas questões.

Importa-se de explicar melhor para tentarmos ajudar?

Editado por Wakka
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Wakka,

Eu não quero preencher o Quadro 7. O que acontece é que o simulador das finanças só valida sem erros se, tendo a despesa 654 no Quadro 6, for preenchido algo no Quadro 7.

Como neste não tenho nenhuma opção correspondente à minha situação, não o devo preencher.

Se calhar o melhor é apagar a linha 654 do Quadro 6, mas nesse caso "perco" essa despesa como benefício fiscal.

O que na realidade também gostaria de saber é se há mais gente a receber a TMPC como despesa do tipo 654, na importação dos dados do e-factura para o Quadro 6 dos Benefícios Fiscais do Anexo H?

Editado por darkvader
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, darkvader disse:

Olá Wakka,

Eu não quero preencher o Quadro 7. O que acontece é que o simulador das finanças só valida sem erros se, tendo a despesa 654 no Quadro 6, for preenchido algo no Quadro 7.

Como neste não tenho nenhuma opção correspondente à minha situação, não o devo preencher.

Se calhar o melhor é apagar a linha 654 do Quadro 6, mas nesse caso "perco" essa despesa como benefício fiscal.

O que na realidade também gostaria de saber é se há mais gente a receber a TMPC como despesa do tipo 654, na importação dos dados do e-factura para o Quadro 6 dos Benefícios Fiscais do Anexo H?

Tanto quanto sei essa taxa não entra como imóveis (apenas no caso de imóveis arrendados, que não é o seu caso) e como tal, deverá na minha opinião removê-la. Não pode estar a obter um benefício de uma coisa que não tem benéfico, certo? 

De qualquer forma como não tenho 100% de certezas e não consigo pesquisar neste momento, o melhor é esperar por uma opinião de alguém que saiba melhor que eu. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites