Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS 2016 - reembolso com valor muito baixo

Malhadil

Recommended Posts

Bom dia,

Como já devem ter reparado a entrega do IRS automático já está disponível. Ao verificar a minha folha fiquei banzado: tenho um reembolso a receber de 87, euros.
    O ano passado recebi mais de 700 euros de reembolso e depois de comparar o que recebi em 2015 e 2016 reparei que em 2016 recebi mais cerca de 2000 euros de vencimento. Em termos de despesas de abate à coleta estão praticamente iguais às 2015, excepto a questão do IVA das faturas.

Já verifiquei e os valores de 2016 estão corretos quanto ao que recebi e aos abates à coleta. Gostaria de obter umas opiniões avalizadas sobre esta demonstração de liquidação, não porque tenha a certeza que haja aqui algum erro, mas porque estranho passar de um reembolso de 700 euros para 87.

Agradeço pelos contributos que possam dar sobre a matéria.

Sem-título-1.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Teve alguma diferença relativamente ao ano passado em termos de estado civil e/ou dependentes?

Como você próprio diz, recebeu mais 2000€ de vencimento, provavelmente ficou no limiar do escalão de retenção e descontou menos relativamente ao ano anterior (em proporção ao que recebeu).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelo seu contributo. Efetivamente não houve alterações no estado civil e/ou dependentes.

De qualquer forma tenho um colega de trabalho que se deparou já com uma situação semelhante: o ano passado pagou 43 euros de irs e este ano vai pagar 359 e não teve qualquer aumento de vencimento e os abates à coleta estão semelhantes.

Mas cada caso é um caso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    há 17 horas, Visitante Maria disse:

Eu o ano passado recebi 300 e tal euros, este ano vou receber 14€.... E descontei mais, apresentei mais despesas... 

Cada caso é um caso, isto não é nenhuma regra proporcional. 
    Eu este ano também apresentei mais despesas, ganhei mais e vou receber mais 1500€ que o ano passado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...