Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

  • Proponentes em crédito a habitação


    Visitante Filipe

    Recommended Posts

    Boa tarde,

    Gostaria de saber o que acontece a nível dos créditos à habitação quando estes são contraídos por apenas um proponente (pessoa solteira) que, mais tarde, acaba por casar. A actualização do novo estado civil junto do banco é obrigatória, mas o novo cônjuge vai obrigatoriamente ser incluído no contrato como 2º proponente (com respectivas consequências nos seguros de vida)?

    Entendi que, salvo em situações específicas ou possíveis pequenos ajustes, os seguros de vida dos dois proponentes cobrem cada um 50% do capital em dívida, independentemente da diferença entre os salários auferidos pelos membros do casal. No caso em que a diferença salarial é significativa, o ideal seria poder manter apenas um seguro de vida que cobrisse a 100% a morte ou invalidez do membro do casal que aufere o maior salário, responsável pelo pagamento da maior fatia ou mesmo da totalidade do crédito (garantindo a segurança e conforto da pessoa que menos aufere). Havendo dois proponentes, os bancos não praticam isto.

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Visitante Filipe disse:

    mas o novo cônjuge vai obrigatoriamente ser incluído no contrato como 2º proponente (com respectivas consequências nos seguros de vida)?

    Na generalidade dos casos certamente que não existe tal obrigatoriedade, até porque no regime geral de comunhão de adquiridos os bens adquiridos antes do matrimónio são do seu respectivo titular, não do casal. No regime de comunhão total de bens pode haver algumas diferenças quanto ao tratamento dos créditos, mas eventualmente nem será esse o seu caso.

    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Visitante
    Responder a este tópico

    ×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    ×
    ×
    • Criar Novo...