Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pensão de Alimentos

Geral32

Recommended Posts

Boa tarde

Tenho uma filha menor a meu cargo e recebo a titulo de pensão de alimentos 150 euros mês.

As restantes despesas são pagas a meias por mim e pela mãe . Está tudo indicado no acordo de regulação parental. A filha ficou comigo e o exercício de responsabilidades parentais é partilhado.

Na declaração de IRS julgo ter que colocar o NIF da minha filha e indicar o valor recebido 150*12 , ou coloco o valor total das despesas? - Julgo que só faz sentido os 150*12 pois o restante é pago a meias ao fornecedor ou vendedor (médicos, livros, explicações , etc).

No vosso simulador quando opto por tributação autónoma dos 150*12 dá indicação de tributação autónoma a pagar IRS , se opto pelo englobamento não sou tributado.

A regra não é que até 4104 Euros , qualquer que seja a opção não existe tributação?.   Nesse caso o simulador está errado.

Alguém de pode esclarecer ?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se indica que prefere a tributação autónoma está a dizer que prefere que esse rendimento seja tributado segundo regras especiais que se aplicam a esse tipo de rendimentos e não segundo o regime geral (que é de onde vem o tal limite de 4104€).

O mesmo se passa, por exemplo, com os juros dos depósitos a prazo: normalmente são tributados a uma taxa liberatória, o imposto é retido na fonte e não se pensa mais no assunto. Mas o contribuinte tem a opção de dizer que prefere que sejam englobados e tributados com o resto dos rendimentos - se estes forem suficientemente baixos, o contribuinte pode ver-lhe devolvido o imposto que lhe foi retido na fonte por causa desses juros...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro PJA

A questão é a seguinte , bem como a dúvida:

Se optar pelo englobamento o simulador deduz um dedução especifica de 4.104. Ou seja até este valor não se paga IRS.

No caso da tributação autónoma , não há a certeza se o fisco também faz essa dedução. No simulador não a faz e calcula imposto a pagar de 4.104 x 20%

Ninguém parece saber esclarecer esta dúvida, mas se for como indico em cima é uma noema fiscal aberrante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites