Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Herdar Conta Bancário com 2 titulares

2221

Recommended Posts

Boas,

Estou a passar por um episódio que nunca antes tinha vivido, e daí precisar de alguma ajuda e esclarecimentos.
    Recentemente, faleceu a minha mãe e até à data não tinha conhecimento de qualquer conta bancária que ele pudesse possuir. No entanto, encontrei uma das cadernetas. Dirigi-me ao banco e expliquei a situação. Fiquei então a saber que existe ainda uma outra conta, no nome da minha mãe e do meu pai (também já faleceu). A senhora então pediu-me que eu fizesse a habilitação de herdeiros do meu pai e também da minha mãe, assim como as certidões de óbito dos ambos.

Agora, não percebo muito bem o porquê de me exigirem que faça uma habilitação de herdeiros do meu pai, sendo a única herdeira dele eu e a minha mãe. Alguém me consegue esclarecer realmente o que devo e como devo proceder?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mesmo que haja apenas um herdeiro, é sempre necessário fazer a habilitação de herdeiros, fazendo por exemplo num cartório notarial ou balcão de heranças.

Também encontrei este link do portal do cidadão: https://www.portaldocidadao.pt/web/instituto-dos-registos-e-do-notariado/heranca-habilitacao-de-herdeiros

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em contas com dois titulares, metade pertence a cada um. Logo os 50% que são da sua mãe é uma história, mas os restantes 50% são do seu pai e é necessário fazer a habilitação de herdeiros para apurar quem tem direito a esse dinheiro (que no caso é apenas 1 pessoa, claro).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites