Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Beginner - esclarecimento de algumas questões

Recommended Posts

Mouro Emprestado

Há qualquer coisa que esses Factsheets estão mal.

Se comparares o MSCI World em cada um deles, tem valores diferentes nos retornos ( O_o )

Prefiro usar os gráficos da MSCI e comparar entre índices: https://www.msci.com/end-of-day-history?chart=regional&priceLevel=41&scope=R&style=M&currency=15&size=36&indexId=95717

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 60
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• nunosbpereira

26

• Pedro Pais

8

• Mouro Emprestado

7

• maj.lraep

7

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Isso dificilmente será verdade:  1 - Por vezes a conta está em nome do banco/instituição financeira, o que logo por si dificulta a desejada segregação de activos 2 - Tens de confiar que adic

1-Algo do género da conta custody do DeGiro. Mas se investigares vais verificar que a generalidade da oferta em Portugal utiliza as tais contas Jumbo. Deves ler nas condições os pontos relacionados co

O risco associado às corretoras é relativamente reduzido, especialmente se não usarem contas "Jumbo". Acho que esse cuidado, a ter-se, só se justifica em montantes já significativos investidos. 

Posted Images

On 12/17/2016 at 0:31 AM, Mouro Emprestado said:

Há qualquer coisa que esses Factsheets estão mal.

Se comparares o MSCI World em cada um deles, tem valores diferentes nos retornos ( O_o )

Prefiro usar os gráficos da MSCI e comparar entre índices: https://www.msci.com/end-of-day-history?chart=regional&priceLevel=41&scope=R&style=M&currency=15&size=36&indexId=95717

11

@Mouro Emprestado, Eu também esse performance charts, mas não encontrei os index relativos ao MSCI World ou MSCI World Minimum Volatility. Apenas encontrei os referentes ao MSCI ACWI: https://postimg.org/image/e1fpky2wd/.

O mesmo se aplica quando estava a fazer uma analise dos indexs que eles têm para os emerging markets: https://postimg.org/image/e1fpky2wd/.

Como é que tenho a certeza que estes são realmente os indexs MSCI Emerging Markets Minimum Volatility Index e o MSCI Emerging Markets Index (SM)? Também não vi onde é que podia encontrar o MSCI Emerging Markets Investable Market Index lá.

Há algo que estou a fazer mal na minha pesquisa?

Editado por nunosbpereira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/12/2016 at 17:36, Cardoso24 disse:

Fui eu que escrevi isto...

Se alguém puder responder ;)

Tenho vindo a aumentar a minha exposição na Twino, ainda não fiz o upload do documento de identificação (por falta de tempo), mas estou curioso relativo ao facto de termos de enviar para eles um documento pessoal, tendo em conta que a lei agora, proíbe as "fotocópias" deste tipo de documento, sendo assim não faz sentido enviar para eles uma digitalização! Ainda que eu vá "ocultar" alguns campos e traçar o documento.

@nunosbpereirasó tens conta na Twino? Estive a ver a Mintos e pareceu-me muito boa também. Devo ter no máximo 3 contas neste tipo de "aplicações", a terceira ainda estou a procurar...

@Cardoso24, eu só abri conta de P2P Lending este ano e por isso nunca declarei, mas estou a pensar declarar como outros rendimentos de capitais no estrangeiro (acho que há um código para qualquer coisa do género no anexo correspondente aos rendimentos no estrangeiro.

Talvez no Quadro 8A com o código E22 (Outros rendimentos de capitais sem retenção).

Vai ser preciso anotar o valor da carteira no dia 31/12 para comparar com o inicial para ter o rendimento a declarar.

Já agora, tenho conta na Mintos e Twino e só aplico em empréstimos com Buyback.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Duracellpt disse:

@Cardoso24, eu só abri conta de P2P Lending este ano e por isso nunca declarei, mas estou a pensar declarar como outros rendimentos de capitais no estrangeiro (acho que há um código para qualquer coisa do género no anexo correspondente aos rendimentos no estrangeiro.

Talvez no Quadro 8A com o código E22 (Outros rendimentos de capitais sem retenção).

Vai ser preciso anotar o valor da carteira no dia 31/12 para comparar com o inicial para ter o rendimento a declarar.

Já agora, tenho conta na Mintos e Twino e só aplico em empréstimos com Buyback.

Eu também tenho conta nessas duas e a minha estratégia é a mesma ;)

Realmente só faz sentido nesse campo. Ñ consigo é perceber, não me faz sentido que se declare algo que eles não tenham conhecimento (se o tiverem então essas plataformas também nós podiam enviar).

Se as finanças não tiverem conhecimento, não será pior declarar?

Edit: Também estou a ponderar abrir na Viventor.

Edit2: deve dar uma confusão ver o valor inicial vs valor no final do ano, se tiveres mais de 50 empréstimos por exemplo...

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Outra questão simples (peço desculpa por estar a interromper a conversa aqui dos meus colegas em cima):

Aparentemente, a esmagadora maioria dos países obriga aos investidores a declarar os seus dividendos, mesmo que estes sejam reinvestidos automaticamente (e.g, UK, Alemanha).

Tendo em conta isso, qual é então a razão para haver ETFs que fazem o reinvestimento dos dividendos automaticamente, aparte da conveniência do processo ser automático e não manual?

P.S:@Mouro Emprestado , eu fiz um pequeno update ao meu último post e agora postei as pics com os performance charts correctos, que demonstram a diferença de performance entre os standard e os min vol indexes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/12/2016 at 20:33, nunosbpereira disse:

Aparentemente, a esmagadora maioria dos países obriga aos investidores a declarar os seus dividendos, mesmo que estes sejam reinvestidos automaticamente (e.g, UK, Alemanha).

Isto é estranho. 

É para fundos e ETFs ou para os serviços de gestão de carteiras? 

Isso obriga a que cada fundo/ETFs envie o relatório para cada investidor ou que os investidores tenham de ir ver as contas semestrais/anuais e calcular a sua parte... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    19 hours ago, Duracellpt said:

Isto é estranho. 

É para fundos e ETFs ou para os serviços de gestão de carteiras? 

Isso obriga a que cada fundo/ETFs envie o relatório para cada investidor ou que os investidores tenham de ir ver as contas semestrais/anuais e calcular a sua parte... 

Para ETFs. Para fundos ou outros serviços de gestão de carteira não sei.

UK - https://www.quora.com/Do-I-have-to-pay-tax-on-dividends-that-are-automatically-reinvested-in-the-UK

Alemanha - http://www.toytowngermany.com/forum/topic/366057-do-i-have-declare-dividends-on-etfs-that-accumulate-them/

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Uma questão muito simples - eu tenho neste momento à volta de 2500 EUR para investir (uma outra parte irei alocar para outras partes, potencialmente obrigações assim que achar oportuno) e gostaria de saber a vossa opinião em relação à alocação ideal desse montante.

Opção 1:

- Global Stock ETF (e.g, iShares Core MSCI World UCITS ETF) - 2,500 EUR, 100%

Opção 2:

- Global Stock ETF - 2000 EUR - 80%

- Emerging Markets ETF (e.g., iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF) - 500 EUR, 20% (idealmente seria à volta de 10-15%, mas penso que menos que um investimento menor que 500 EUR não faria muito sentido)

Opção 3:

- Global Stock ETF  - 1500 - 60%

- Emerging Markets ETF - 500 - 20%

- REIT ETF (e.g., db-trackers FTSE EPRA/NAREIT Developed Europe Real Estate UCITS ETF (DR) 1C) - 500 - 20% (uma vez mais, idealmente seria também à volta de 10-15%, mas menos que 500 EUR não faria muito sentido)

--

Tendo em conta os valores envolvidos, será que neste momento não faz sentido investir apenas no Global Stock ETF, e depois quando tiver acesso a mais fundos, eventualmente investir nos outros fundos que eu referi?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    16 hours ago, Mouro Emprestado said:

Quanto mais simples melhor.

É fazer as contas, qual o retorno que esperas de um investimento de 500 euros?

Um retorno bastante pequeno, também devido às comissões existentes e devido às necessidades de rebalanceamento quando se gere mais de um fundo ao mesmo tempo. :)

A minha questão é, tendo em conta esses factores, se vale a pena alocar esses 500 EUR a um asset diferente, ou se devido ao baixo montante, se vale mais a pena deixá-lo no fundo inicial onde eu quero investir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites