Ir para o conteúdo
joao pereira 2

Opinião sobre fundo

Recommended Posts

joao pereira 2

Bom dia,

Recentemente propuseram-me a subscrição de UP´S do fundo Nordea - 1 Stable Return E-EUR. Da análise que realizei parece-me uma aposta interessante a longo prazo, expectativa de retorno aceitável e risco moderado. Gostaria de saber a  vossa opinião acerca do fundo em causa. Deixo o link da ficha da Morningstar.

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR067EZ

Cumprimentos,

JP

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Jaymz

É um fundo muito interessante, tem dado um bom retorno em especial desde o início deste ano, aguentou-se muito bem às várias crises que surgiram (China e Brexit em especial).

Também o tenho na minha carteira, neste momento é onde tenho o meu fundo de emergência.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pfonseca

Por curiosidade fui ver este fundo, que já vi mencionado aqui. A minha análise, do ponto de vista de um principiante:

1) Tem início em 2005, os gestores têm mais de 10 anos de experiência na Nordea, o que me parece um bom indicativo.

2) A rentabilidade / risco, pelo gráfico, parece-me interessante.

3) Taxas: Parecem-me muito elevadas, mas é provável ser o normal para um fundo de gestão activa: 5% na subscrição; 0,75% no resgate (venda); Ongoing Charges - Encargos Correntes (por ano) = 2,66%; ainda aparece no Morningstar 1.50% de Gestão Max, mas no folheto diz "Não é cobrada qualquer comissão de desempenho a esta Classe de Acções", não entendo.

4) A carteira é constituída por 55% de acções e 39% de obrigações. As obrigações têm avaliação AAA, com 3,4 anos de maturidade efectiva. As acções são 50% dos EUA, 10% de Mercados Emergentes e 40% restantes. O risco = 3 no folheto parece estar de acordo com este portfólio.

5) Depois vem a parte que eu não percebo. Lendo o folheto:

"Os activos serão normalmente constituídos por títulos convertíveis em acções e títulos de dívida". Parece que não são acções.

Fala em fundo e sub-fundo, não percebo o que é uma coisa e outra.

"O Fundo poderá utilizar instrumentos financeiros derivados*". Deve ser a questão de "títulos convertíveis em acções"

"Algumas destas estratégias de derivados podem implicar um aumento significativo dos riscos"

Editado por pfonseca
Os gráficos da rentabilidade são líquidos de taxas

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa