Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
p.almeida

RECIBOS VERDES - IRS - trabalho por conta de outrem

Recommended Posts

p.almeida

Boa tarde!

Já tentei perceber esta questão procurando em sites, nas finanças, etc. mas não consigo fazer a declaração de IRS porque não compreendo um ponto.

Espero que me possam ajudar.

É o seguinte:

No verão 2008 trabalhei para uma empresa durante 2 meses a recibos verdes.

Abri actividade nas finanças, comprei o bloco dos recibos bla bla bla...

Era o primeiro ano, não fiz descontos, segundo o que me disseram isso era uma responsabilidade da empresa.

Eu passei dois recibos, os quais era eu que preenchia e era enviado para a sede. Estes recibos iam, portanto, sem valores, porque eu não sabia quanto ia receber. Os duplicados também não têm valores.

Para a declaração de IRS a empresa enviou-me uma carta com o total dos Rendimentos Profissionais (785.28€) e retenção (0€).

Nas finanças informaram-me que tinha de preencher o anexo B.

Pois bem, agora (só agora) começa a complicação.

Eu vou fazer a declaração com a minha mãe como dependente. à parte do anexo B, está tudo bem. Só não sei se o valor dos meus rendimentos é colocado apenas no anexo B, ou também em algum dos outros anexos. Alguém me pode dizer?

Entretanto no anexo B eu não compreendo absolutamente nada porque a minha situação não é nenhuma das apresentadas.

Já li sobre Cat.A e Cat.B mas no anexo B apenas posso declarar rendimentos de Cat.B.

E depois algumas secções obrigatórias que não entendo. Por exemplo, "possui estabelecimento estável?" - não possuo estabelecimento. Se esta pergunta significa se trabalho para uma só empresa (?) - já não trabalho.

Para terminar pergunta se houve encerramento da actividade - encerrei só em janeiro de 2009, por isso tenho que colocar que não houve encerramento (visto que é relativo a 2008), certo?

Bem acho que perguntei tudo.

A sério a minha cabeça está um nó. Que complicação! Provavelmente isto até é uma coisa muito óbvia, mas não tendo qualquer conhecimento na matéria, com tanto que leio acabo por perceber que já não sei nada.

Desde já obrigado pelas respostas.

Cumps.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Girassol

p.almeida

Só não sei se o valor dos meus rendimentos é colocado apenas no anexo B, ou também em algum dos outros anexos.

Se só obtiveste rendimentos da categoria B, deves preencher apenas o anexo B.

No quadro 1, assinalas os campos 1 e 3. No quadro 4A, , preenches o campo 403 ou 404, conforme a prestação de serviços desenvolvida. Também tens de preencher o quadro 4C.

Por exemplo, "possui estabelecimento estável?" - não possuo estabelecimento. Se esta pergunta significa se trabalho para uma só empresa (?) - já não trabalho.

Para terminar pergunta se houve encerramento da actividade - encerrei só em janeiro de 2009, por isso tenho que colocar que não houve encerramento (visto que é relativo a 2008), certo?

À pergunta se possuis estabelecimento estável - não.

No próximo ano, ainda tens de entregar o anexo B, uma vez que só encerraste a actividade em Janeiro de 2009, e aí, no quadro 12 assinalas "sim" e indicas a data de cessação da actividade.

Girassol

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
p.almeida

Olá Girassol,

graças aos teus esclarecimentos já consegui submeter a declaração  :)

Muito muito obrigada!

Cumps *

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa