Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Empréstimos P2P com a Viventor

Recommended Posts

há 4 horas, lowfin disse:

Sim, tens diversificação mas continua a ser tudo de género muito semelhante. perante um cenário hipotético (e espero que muito improvável) de uma dessas empresas ter algum esquema ilegal pelo meio, as outras poderão ficar logo sobre suspeita tambem.

Mas que esquema ilegal? Os resultados destas empresas estão à vista, basta ler um pouco. Aliás eles referem que o nosso saldo está separado.

Mais, não sei que esquema é que existe mas P2P funciona em forma de corrente. Pessoa pede empréstimo - eles analisam (e pedem garantias em alguns casos) - se for aprovado é definida uma taxa - plataforma fica com uma parte e nós escolhemos os empréstimos que queremos. Porque é que complicamos?

A Zopa existe desde 2005, portanto existe já há 12 anos. Agora até pretende criar um banco exclusivamente online.

Como o @maj.lraep disse a única maneira de nos safarmos é escolhermos apenas produtos cobertos pelo FGD (no entanto até isto pode mudar no futuro.

Editado por Cardoso24
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 329
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• gustaferra

52

• Cardoso24

44

• Dav7

42

• quirino

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O meu autoinvest é muito parecido com o do Duracellpt, embora exclui a Capitalia dos "Loan Creditors" por encontrar alguns posts sobre o atraso em pagamentos em caso de buyback. Como não há falta

Eu uso o "autoinvest" no Mintos e Twino com as seguintes definições: - Prazo máximo 12 meses; - Taxa min: 12% - Só com Buyback - Todas as origens e todos os tipos de crédito

Neste momento tem lá 2 com 13% (return 13,8%) a 6 meses

Posted Images

o negocio dos emprestimos já deu grandes problemas e foi com bancos, que supostamente deviam controlar melhor a quem emprestam dinheiro. Não me parece que estas empresas sejam mais cuidadosas que os bancos, até porque nem estao a emprestar o seu próprio dinheiro sequer. :P

Não quero agoirar a coisa, espero que continue a correr bem e tambem estou a pensar aumentar o meu investimento nesta área, mas convem ter noção que as coisas também podem correr mal.

Sei pelo menos um caso (btcjam) que apesar de ser com bitcoin e provavelmente menos regulado, entrou em declinio, segundo li, devido a muitas entidades não pagarem os emprestimos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, lowfin disse:

o negocio dos emprestimos já deu grandes problemas e foi com bancos, que supostamente deviam controlar melhor a quem emprestam dinheiro. Não me parece que estas empresas sejam mais cuidadosas que os bancos, até porque nem estao a emprestar o seu próprio dinheiro sequer. :P

Não quero agoirar a coisa, espero que continue a correr bem e tambem estou a pensar aumentar o meu investimento nesta área, mas convem ter noção que as coisas também podem correr mal.

Sei pelo menos um caso (btcjam) que apesar de ser com bitcoin e provavelmente menos regulado, entrou em declinio, segundo li, devido a muitas entidades não pagarem os emprestimos.

Andas a confundir tudo. Já vais em bitcoin que não tem nada a ver com isto.

E dizes aí algo totalmente errado "até porque nem estao a emprestar o seu próprio dinheiro sequer.". Todas as empresas que fornecem empréstimos às plataformas onde invisto, têm sempre algum "skin in the game", o que significa que têm em permanência algum dinheiro próprio investido nos empréstimos. Sempre. Algumas é 5%, outras 15%. Muitas 10%. Há pelo menos uma que tem 2% na Mintos por exemplo.

Depende da empresa e das exigências da plataforma. Devias ler atentamente a informação que as plataformas fornecem.

https://www.mintos.com/en/loan-originators/ (Exemplo da Mintos)

Como podes ver todas têm dinheiro próprio investido no empréstimo.

Editado por maj.lraep
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, lowfin disse:

Os empréstimos deram problemas com bancos?? Que "supostamente", dizes bem... Estamos a falar daqueles bancos que emprestaram milhões a empresas com uma situação financeira duvidosa? Ou daqueles empresários que pedirá milhões e são como garantias acções que desvalorizada brutalmente? Joe Berardo por exemplo. 

Aqui a situação é diferente. Ficam todos a ganhar, as pessoas que não conseguiram empréstimo junto da banca a taxas elevadas e os que emprestam.

Estar a comparar bitcoin ehehe mais uma vez vais buscar coisas completamente sem sentido.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

talvez devesse ter colocado mais algum detalhe.. o btcjam é tambem um site de emprestimos, a diferença é que em vez de usar euros ou outra moeda usa bitcoins. mas é um site de empréstimos. portanto penso que estou a comparar coisas semelhantes.

em relacao aos empréstimos, nao li todo o detalhe no site da viventor e afins mas pelo que voces aqui colocaram o que eu disse antes continua a ser aplicável. estes sites de empréstimos colocam 10 ou 15%, va lá que seja 20% de capital próprio no emprestimo. os bancos colocavam 100% ou mais perto disso (nao sei que outras operações financeiras poderiam haver). Parece-me senso comum que quanto mais envolvidos estamos num negócio mais atenção e cuidado devemos ter.

O ultimo exemplo ainda parece reforçar mais o que disse, entao se quem vai a estes sites é porque não conseguiu empréstimo na banca, como é que é suposto ser um empréstio mais fiável do que o que os bancos dão? :)

Alias, em termos de taxas, eu sei de empresas a conseguirem na banca taxas à volta dos 3%, no raize a média vai para os 6 ou 7%. Se fazem o empréstimo no raize é porque na banca provavelmente iam ser rejeitados.

Eu sei que os bancos estiveram envolvidos em muita porcaria mas porque é que deveriamos achar que raize e afins são muito mais isentos e fiáveis se ate tem muito menos capital empatado?

Editado por lowfin
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, lowfin disse:

em relacao aos empréstimos, nao li todo o detalhe no site da viventor e afins mas pelo que voces aqui colocaram o que eu disse antes continua a ser aplicável. estes sites de empréstimos colocam 10 ou 15%, va lá que seja 20% de capital próprio no emprestimo. os bancos colocavam 100% ou mais perto disso (nao sei que outras operações financeiras poderiam haver). Parece-me senso comum que quanto mais envolvidos estamos num negócio mais atenção e cuidado devemos ter.

Isto mostra uma vez mais que dominas pouco dos assuntos que falas. A esmagadora maioria dos bancos, funciona com capitais próprios muito abaixo do capital que realmente está emprestado. Vão buscar o dinheiro para a diferença (entre o que emprestam e o que é realmente deles), a vários tipos de operações, como depósitos a prazo, obrigações, empréstimos entre bancos,..até ao BCE. Ou seja os bancos, desde sempre que emprestam com o dinheiro dos outros. Exactamente como as plataformas.

Há muitas pessoas que conseguem empréstimo na banca que nunca o deviam ter, e que depois dão o calote. O sistema português é um exemplo paradigmático dessa situação. Com centenas (milhares?) de casos que já passaram na TV é realmente fantástico como há quem continue a acreditar dessa maneira pouco informada.

O que dissemos não torna de todo o que disseste aplicável, e muito menos o reforça. É precisamente o oposto.

Na minha opinião estas plataformas há risco (e não é pouco), mais ao menos pagam bem mais que um depósito a prazo e/ou obrigações de bancos.

Ou seja há mais dinheiro que fica no meu bolso. Com risco claro, mas no meu bolso.

Nos bancos houve muitos que correram riscos parecidos ao meu (BES, BANIF, BPP, ...) e com taxas de retorno bem abaixo das que estou a ter - obrigações e/ou depósitos complexos como no caso do BPP creio eu..

Se quiseres, com estas plataformas, o rácio retorno/risco está mais ajustado para o meu bolso.

Editado por maj.lraep
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

começas por dizer que é oposto mas depois a tua conclusão é semelhante, concorda que estes empréstimos tem um risco considerável também, e foi por aí que comecei. claro que o retorno é melhor, mas o risco tambem.

eu percebo isso mas tambem estou disposto a arriscar um pouco mais para obter um melhor retorno, mas parece-me que algumas pessoas aqui tem a ideia que estes sites de empréstimos são quase tao seguros como depósitos a prazo, especialmente com coisas como o buyback que, supostamente, evita o risco de perda por falta de pagamento.

Editado por lowfin
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, lowfin disse:

primerio dizes que é oposto mas depois a tua conclusão é semelhante, concorda que estes empréstimos tem um risco considerável também, e foi por aí que comecei. claro que o retorno é melhor, mas o risco tambem.

eu percebo isso mas tambem estou disposto a arriscar um pouco mais para obter um melhor retorno, mas parece-me que algumas pessoas aqui tem a ideia que estes sites de empréstimos são quase tao seguros como depósitos a prazo, especialmente com coisas como o buyback que, supostamente, evita o risco de perda por falta de pagamento.

Acho que aqui algumas pessoas julgam que o risco que correm é adequadamente compensado.

Mais que as pessoas que investem em obrigações de bancos por exemplo. Bancos que tu dizes que emprestam o seu próprio dinheiro. O que é um grave erro, para não dizer absurdo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

posso nao me ter expressado bem, no site de emprestimos a larga maioria do capital emprestado pertence aos investidores e o site de emprestimos não tem qualquer responsabilidade sobre isso. se nao pagarem o problema é dos investidores.

no banco, o capital emprestado pode nao ser deles mas penso que terão uma responsabilidade maior sobre o mesmo, ainda que possa ser partilhada e constituida de várias formas, pelo menos a parte que vier de depositos a prazo, por exemplo, eles não podem passar o prejuizo de um mau emprestimo para o cliente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, lowfin disse:

posso nao me ter expressado bem, no site de emprestimos a larga maioria do capital emprestado pertence aos investidores e o site de emprestimos não tem qualquer responsabilidade sobre isso. se nao pagarem o problema é dos investidores.

no banco, o capital emprestado pode nao ser deles mas penso que terão uma responsabilidade maior sobre o mesmo, ainda que possa ser partilhada e constituida de várias formas, pelo menos a parte que vier de depositos a prazo, por exemplo, eles não podem passar o prejuizo de um mau emprestimo para o cliente.

de facto os depósitos são um investimento à parte, incomparavelmente mais seguros que estas plataformas ou obrigações de bancos.

pelo menos até 100k.

Ou seja não se comparam com nada. E por essa razão é que têm também um retorno muito muito mais baixo para o investidor.

É claro que poderíamos aqui divagar um pouco e falar sobre o facto de existirem 130 mil milhões de euros em depósitos a prazo, e o FGD ter apenas 1,3 mil mihões em activos (ou seja só cobre 1% dos depósitos), mas enfim. Vamos confiar que vai dar sempre tudo certo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, lowfin disse:

talvez devesse ter colocado mais algum detalhe.. o btcjam é tambem um site de emprestimos, a diferença é que em vez de usar euros ou outra moeda usa bitcoins. mas é um site de empréstimos. portanto penso que estou a comparar coisas semelhantes.

O ultimo exemplo ainda parece reforçar mais o que disse, entao se quem vai a estes sites é porque não conseguiu empréstimo na banca, como é que é suposto ser um empréstio mais fiável do que o que os bancos dão? :)

Alias, em termos de taxas, eu sei de empresas a conseguirem na banca taxas à volta dos 3%, no raize a média vai para os 6 ou 7%. Se fazem o empréstimo no raize é porque na banca provavelmente iam ser rejeitados.

Eu sei que os bancos estiveram envolvidos em muita porcaria mas porque é que deveriamos achar que raize e afins são muito mais isentos e fiáveis se ate tem muito menos capital empatado?

Realmente é o mesmo, comparar bitcoin com empréstimos feitos em euros ou noutra dúvidas. Uma é moeda virtual sujeita a esquemas...continuas a achar que é comparável? Vai ver quanto é que vale a bitcoin é qual é a sua volatilidade.

Os bancos colocam 100%? Pois colocam, vai ver porque é que depois fazem ACs e percebes. O mal parado em grande parte rebenta com os balanços dos bancos.

Não é quem n conseguiu empréstimo. Mais uma vez fico com a sensação que gostas de falar porfalar...vai ver a taxa de incumprimento sff analisa primeiro e depois, responde.

Que exemplos de empresas são essas que conseguem 3%? Devem ser super empresas. Nomes Sabes? 1 apenas.

Raize é diferente das outras 2.

O mundo está em constante transformação, quem ñ consegue ver isso que fique na banca tradicional, "segura", a pagar comissões. Banca online, tecnologia, carros elétricos e muito mais, tem mostrado algumas das alterações... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois de umas horas de manutenção, já temos a Viventor de volta. Ainda não temos os empréstimos de "mortgage-backed loan" mas temos alguns a curto prazo a pedir mais de 300€ em vez dos que só pediam cêntimos...

Já fiz um para ver como corre, e notei o site muito mais rápido!
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Cardoso24 said:

O mundo está em constante transformação, quem ñ consegue ver isso que fique na banca tradicional, "segura", a pagar comissões. Banca online, tecnologia, carros elétricos e muito mais, tem mostrado algumas das alterações... 

Espero que as coisas melhorem e que o raize e afins continuem a funcionar, por isso tambem estou dentro, mas parece me que há excesso de confiança por aqui e gostava de perceber.  

Com tantos problemas com mal parado os empréstimos estão cada vez mais na moda. Parece que não há mal parado na Viventor e afins ou é muito residual, Pq? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, lowfin disse:

Espero que as coisas melhorem e que o raize e afins continuem a funcionar, por isso tambem estou dentro, mas parece me que há excesso de confiança por aqui e gostava de perceber.  

Com tantos problemas com mal parado os empréstimos estão cada vez mais na moda. Parece que não há mal parado na Viventor e afins ou é muito residual, Pq? 

Excesso de confiança? Até parece que vou meter 25% apenas numa plataforma ou então 100%. Eu só disse para ñ complicarem..o resto está à vista, analisa, observa e percebes as diferenças que existem.

Claro que pode dar dar errado lol até quem investe em Blue chips não está safo, por isso...

@Dav7 também notei o site muito mais rápido mas os empréstimos que surgem, rapidamente desaparecem.

Vou reforçar a Viventor Victor e acho que encontrei outra engraçada, eslovaca ou eslovena ;)

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Têm encontrado propostas interessadas? Li o tópico na diagonal e percebi que não havia muitos pedidos..

Estou a pensar pôr uns cobres neste tipo de plataforma. Pelo que li a Twino, a Mintos e a Viventor são as mais usuais. Vou analisar com cuidado. Depois também dou feedback.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, quirino disse:

A viventor ligou-me ontem porque me faltavam os documentos ainda e queriam regularizar a minha situação fiscal.

Em termos de IRS é necessário alguma coisa da nossa parte?

Tens de enviar o Tax Certificate para não haver dupla tributação, explico isso no primeiro artigo deste tópico.

A mim também me ligaram uma vez, porque não fazia empréstimos e queriam saber se precisava de alguma ajuda :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu já enviei... mas aquilo faz o download num formato qualquer manhoso que o ficheiro aparece corrompido.

Tenho de fazer abrir como pdf para conseguir ver o documento, eles na viventor ainda não perceberam isso.

A ti não te aconteceu? Não sei em que raio de ficheiro aquilo vem do site das finanças que não dá para abrir logo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, quirino disse:

eu já enviei... mas aquilo faz o download num formato qualquer manhoso que o ficheiro aparece corrompido.

Tenho de fazer abrir como pdf para conseguir ver o documento, eles na viventor ainda não perceberam isso.

A ti não te aconteceu? Não sei em que raio de ficheiro aquilo vem do site das finanças que não dá para abrir logo.

quirino faz isto:

tecla direita -> abrir como -> abres com o programa que tens de ler PDF

depois fazes guardar como

e metes um nome qualquer: declaracao.pdf

e já deve dar para ler

---

ou mais fácil ainda:

mudas já o nome para: declaracao.pdf

ou qualquer coisa desde que metas .pdf

Editado por maj.lraep
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viventor tem tido poucos empréstimos. Infelizmente. Porque é uma boa plataforma.

Deixo aqui um resumo com os meus investimentos P2P e a minha opinião: http://growingfromaseed.com/p2p-investment-returns/

Hoje em dia só tenho encontrado mais empréstimos disponíveis na Mintos.

Editado por gfaseed
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites