Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Empréstimos P2P com a Viventor

Recommended Posts

A 29/01/2019 às 11:24, Luis Norte disse:

Viva companheiros,

À muito tempo que ninguém escreve nada em relação à Viventor e a avaliar pela dinâmica deste tópico julgo que está em linha com o que se passa com a Viventor.

Se tivermos em consideração que de à um tempo a esta parte os empréstimos estão constantemente em atraso e que o mercado principal não possui muitas ofertas de investimento que permitam diversificar (maioria dos empréstimos disponíveis são do Loan Originator Twinero) não dá grande confiança nem justificação para continuar a investir na mesma.

Acredito que a plataforma deixou de ser atractiva para os investidores e que nada estão a conseguir fazer para a tornar mais apelativa. Muito sinceramente estou a pensar fechar a minha posição na mesma. Qual é a vossa opinião?

Ontem já era tarde, existem muito melhores opções ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 329
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• gustaferra

52

• Cardoso24

44

• Dav7

42

• quirino

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O meu autoinvest é muito parecido com o do Duracellpt, embora exclui a Capitalia dos "Loan Creditors" por encontrar alguns posts sobre o atraso em pagamentos em caso de buyback. Como não há falta

Eu uso o "autoinvest" no Mintos e Twino com as seguintes definições: - Prazo máximo 12 meses; - Taxa min: 12% - Só com Buyback - Todas as origens e todos os tipos de crédito

Neste momento tem lá 2 com 13% (return 13,8%) a 6 meses

Posted Images

9 minutes ago, Cardoso24 said:

Viva Cardoso24,

Antes de mais obrigado pelo tua opinião.

Fiquei curioso com o teu comentário e como tal gostaria de saber na tua perspectiva quais são as melhores plataformas para investir actualmente e porquê?

Abraço,  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/01/2019 às 14:48, Cardoso24 disse:

Da minha parte não tenho nada a dizer relativamente à Viventor, comecei a investir em Setembro de 2018 e estou com uma XIRR de 13,21%.

Também fiquei curioso com o que te leva a fazer esta afirmação. Queres partilhar com o forum as tuas recomendações?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Visitante gugudada disse:

Da minha parte não tenho nada a dizer relativamente à Viventor, comecei a investir em Setembro de 2018 e estou com uma XIRR de 13,21%.

Também fiquei curioso com o que te leva a fazer esta afirmação. Queres partilhar com o forum as tuas recomendações?

Também estou bastante satisfeito com a Viventor, com um XIRR de 13,24% (inicio em Fevereiro 2018)

Tem havido bastante liquidez no PM. Ainda agora reforcei o capital.

PS: não invisto apenas em short term loans. Vou até 24 meses.

Editado por Moneymaker
    erro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 2/6/2019 at 5:44 PM, Guest gugudada said:

Viva gugudada,

Eu também estou com um bom XIRR e acho a plataforma interessante assim como o suporte, só ando um bocado reticente relativamente à Viventor por causa da quantidade de empréstimos que estão a ficar em atraso nomeadamente dos Loan Originatores: Aforti Finance, Aforti Factor, Twinero e Moment Credit). Tenho buyback guaranty e recebo late fees, mas mesmo assim preferia que as coisas estivessem um pouco mais regulares.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 2/6/2019 at 10:55 PM, Moneymaker said:

Também estou bastante satisfeito com a Viventor, com um XIRR de 13,24% (inicio em Fevereiro 2018)

Tem havido bastante liquidez no PM. Ainda agora reforcei o capital.

PS: não invisto apenas em short term loans. Vou até 24 meses.

A minha opinião é idêntica à tua mas, tal como respondi ao Guest gugudada, estou um bocado insatisfeito porque o meu portfolio, está com uma fatia considerável de investimentos em atraso (Loan Originators: Aforti Finance, Aforti Factor, Twinero e Moment Credit) apesar de o meu auto invest estar configurado para diversificar. Sendo de notar que, estes loan originators têm uma expressão considerável no mercado principal da Viventor. Já agora, tens experienciado este tipo de comportamento no teu portfolio?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/02/2019 às 09:24, Luis Norte disse:

A minha opinião é idêntica à tua mas, tal como respondi ao Guest gugudada, estou um bocado insatisfeito porque o meu portfolio, está com uma fatia considerável de investimentos em atraso (Loan Originators: Aforti Finance, Aforti Factor, Twinero e Moment Credit) apesar de o meu auto invest estar configurado para diversificar. Sendo de notar que, estes loan originators têm uma expressão considerável no mercado principal da Viventor. Já agora, tens experienciado este tipo de comportamento no teu portfolio?

Sou sincero, deixo aquilo correr, nem costumo verificar quantos tenho em atraso. Confio nas late fees.. Fui verificar e tenho 17% em atraso, neste momento.

Quanto à diversificação, eu tenho um portfolio de auto-invest para cada LO. Portanto, consigo controlar o peso de cada LO com o tamanho do portfolio

Editado por Moneymaker
    correção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Moneymaker said:

Sou sincero, deixo aquilo correr, nem costumo verificar quantos tenho em atraso. Confio nas late fees.. Fui verificar e tenho 17% em atraso, neste momento.

Quanto à diversificação, eu tenho um portfolio de auto-invest para cada LO. Portanto, consigo controlar o peso de cada LO com o tamanho do portfolio

Pois, eu estou com 35% do portfolio em atraso! Apesar de não ter um valor significativo investido na Viventor, acho demasiado.  Parece-me boa estratégia ter um setup de auto invest para cada LO como forma de controlar a diversificação. Nunca tinha pensado nisso, vou experimentar. Obrigado pela dica e pelo teu parecer!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu comecei a utilizar agora  viventor e como não tenho muito tempo para andar a ver mercados decidi criar vários AutoInvest, e assim automáticamente a plataforma vai diversificando por mim. 

Neste momento estou a estudar as melhores formas de ser eu a investir, ams até isso acontecer deixo os investimentos por conta da plataforma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 2/12/2019 at 3:35 PM, Dav7 said:

Estou igual, é o deixa andar que tudo se resolve ?

Pois, neste momento a minha filosofia também é essa. Nem sequer penso em reforçar, antes pelo contrário! Dav7, investes na Viventor à muito tempo? Na tua opinião, achas que isto é só uma fase ou a Viventor não está a conseguir afirmar-se, mais a mais, nesta altura que as P2P lending estão a furar como cogumelos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Luis Norte disse:

Dav7, investes na Viventor à muito tempo? Na tua opinião, achas que isto é só uma fase ou a Viventor não está a conseguir afirmar-se, mais a mais, nesta altura que as P2P lending estão a furar como cogumelos?

Invisto desde 2016 e nessa altura, com a plataforma acabada de lançar, havia muito mais oferta. Como é natural em todas estas plataformas, com cada vez mais membros vieram as ofertas cada vez menos interessantes.

Os atrasos sempre houveram mas como costumam cumprir com as late fees ou com o buyback, acabo por me esquecer da plataforma apesar de receber o email diário de ganhos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Dear David,
    We know doing your taxes can be complicated and time consuming, thus we have developed an automated tax functionality to make it easier for you.
    We are rolling out the new feature on 1st of April, 2019. In cooperation with our Spanish lenders: Twinero, Presto and Seymoure, taxes on interest earned will be withheld at source, meaning that you will receive NET interest.
    What does it mean for me? 
    This means that you will receive NET interest and you will not need to pay taxes on the interest earnings received from Twinero, Presto and Seymoure, as they will already be covered by the Loan Originator.
    What is the Tax rate applied to investments in Twinero and Presto loans? 
    19% on the interest earned. 
    Example: You invest EUR 101 in a 30-day 12%p.a. Twinero loan on April 1st. The loan is repaid exactly after 1 month on May 1st. On the payment date you should receive back your initial investment of 101 EUR and EUR 1.00 in interest on which the 19% tax is applied. This would result in NET interest earnings of 1.00-0.19=0.81 EUR
    When will the tax be applied? 
    The tax will be automatically withheld at the moment when you receive your interest for investments in Twinero, Presto or Seymoure loans. The taxes are paid on quarterly basis about the interest earned throughout the period and is reported and paid to the Spanish Central Bank. Tax withheld will be shown on your dashboard and reported as a separate transaction in your Account Statement.
    How do I know how much I have to report to my tax authority? 
    When reporting your taxes, you can generate a Tax Report under your Account Statement. The bottom line “Taxes Withheld” indicates the cumulative withheld amount for the period. This will be deducted from your total earnings and it will indicate what is the remaining GROSS amount you have received and on which you have to pay the taxes on.
    In case of any questions, don't hesitate to contact us!
    Financially yours,
    Viventor Team
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Dav7 disse:
    Dear David,
    We know doing your taxes can be complicated and time consuming, thus we have developed an automated tax functionality to make it easier for you.
    We are rolling out the new feature on 1st of April, 2019. In cooperation with our Spanish lenders: Twinero, Presto and Seymoure, taxes on interest earned will be withheld at source, meaning that you will receive NET interest.
    This means that you will receive NET interest and you will not need to pay taxes on the interest earnings received from Twinero, Presto and Seymoure, as they will already be covered by the Loan Originator.
    Example: You invest EUR 101 in a 30-day 12%p.a. Twinero loan on April 1st. The loan is repaid exactly after 1 month on May 1st. On the payment date you should receive back your initial investment of 101 EUR and EUR 1.00 in interest on which the 19% tax is applied. This would result in NET interest earnings of 1.00-0.19=0.81 EUR
    The tax will be automatically withheld at the moment when you receive your interest for investments in Twinero, Presto or Seymoure loans. The taxes are paid on quarterly basis about the interest earned throughout the period and is reported and paid to the Spanish Central Bank. Tax withheld will be shown on your dashboard and reported as a separate transaction in your Account Statement.
    When reporting your taxes, you can generate a Tax Report under your Account Statement. The bottom line “Taxes Withheld” indicates the cumulative withheld amount for the period. This will be deducted from your total earnings and it will indicate what is the remaining GROSS amount you have received and on which you have to pay the taxes on.
    Financially yours,
    Viventor Team

Vou deixar de comprar esses originadores.. a viainvest tb tentou fazer com os ativos polacos e arranjaram maneira de ser o investidor a declarar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Dav7 disse:
    Dear David,
    Financially yours,
    Viventor Team

Hmmm, mais complicações. Por um lado pagava menos em Portugal, por outro...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

entrei na Viventor no final da semana passada, apesar de me ter registado em Nov 2017, pelo que amanhã já terei cash disponível na plataforma.

Para os que estão investidos nesta plataforma que principais critérios AutoInvest têm seleccionado para que apanhe o maior números de loans possível ?

Nota: Só estou a pensar investir em Consumer loans, Business loans e Invoice loans

Obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...

Recebi hoje um email da Viventor a informar a mudança da conta bancária que utilizam. Até aqui nada de anormal, já várias plataformas o fizeram pelas mais variadas razões.

O que esta tem de especial é que a Viventor tem agora como entidade bancária principal a Vialet (UAB Via Payments), que pertence ao grupo Via SMS, que também detém a Viainvest!

É claro que a Viventor sabe destas ligações mas acho um pouco estranho que "disponibilizem" tanta informação do seu negócio a um concorrente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    Visitante vossa importante ajuda

caros membros do Forum, meu nome é emanuel F. , sou novo aqui e passei por ler os assuntos que realmente chamaram a minha atenção. tenho aproximadamente 5000 Euros para investir nestas plataformas sitadas e gostaria de receber maior conselho de grandes investidores como voces. saber quanto e onde poderia começas , de forma segura, tempo e juros que poderia obter e quando deveria pensar em aumentar o nivel/valor de investimento.

sei que não encontro-me ao mesmo ritmo da vossa pedalada mas apreciaria muito a vossa prestigiosa ajuda.

grato pela vossa atenção

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 3 horas, Visitante vossa importante ajuda disse:

caros membros do Forum, meu nome é emanuel F. , sou novo aqui e passei por ler os assuntos que realmente chamaram a minha atenção. tenho aproximadamente 5000 Euros para investir nestas plataformas sitadas e gostaria de receber maior conselho de grandes investidores como voces. saber quanto e onde poderia começas , de forma segura, tempo e juros que poderia obter e quando deveria pensar em aumentar o nivel/valor de investimento.

sei que não encontro-me ao mesmo ritmo da vossa pedalada mas apreciaria muito a vossa prestigiosa ajuda.

grato pela vossa atenção

Como alternativa podes ver a plataforma que refiro na minha assinatura para efeitos de diversificação (Lenndy) aqui (oferece 10€ ao investir 100€)

Editado por P2P Money Maker
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Dav7 disse:

O que tu foste dizer "visitante", espera mais um pouco que já recebes uma data de propostas de investimento do pessoal :P

Basta ir ao tópico "P2P - Tópico Geral" que tem excelentes informações e boas alternativas.

@Dav7 como é que tem estado a liquidez na Viventor e a TIR?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    A 12/11/2017 às 16:50, Cardoso24 disse:

Eu conheço esse Decreto-Lei que define a TAEG máxima aplicada em PT.

Não consigo é perceber a diferença abismal que existe entre Espanha e Portugal. Acho surreal 35% ao mês.

Que este negócio é lucrativo, não tenho dúvidas, mesmo com muitos defaults, conseguem compensar.

Olha isto aconteceu comigo na compra de um relógio na Boutique de Relógios. O relógio custava 499 euros (Tissot com assinatura do piloto de moto nº max de exemplares 4999). O anuncio era pagar em10 vezes sem juros. Quando vou assinar o contrato reparo que o valor no contrato era de 360 euros. Perguntei a jovem  se eu poderia pagar aquele valor a pronto e não queria saber das prestações. A resposta foi que não, a pronto era 499 euros. Que aquilo era um contrato com a empresa de credito.

Ou seja, quase 47% ao ano. Este tipo de contrato é  semelhante nos telemóveis. 

Portanto os 35% ao ano não é nada, é frequente nos países do leste o empréstimo via telemóvel atingir os 300%. Em Portugal o BPI empresta também via telemóvel, mas não sei quanto cobram, falei do caso dos 300% à minha gestora de conta e ela não ficou nada surpreendida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites