Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Empréstimos P2P com a Viventor

Recommended Posts

há 58 minutos, hfilipe disse:

Que a taxa é muito alta, é verdade, mas para os "padrões" espanhóis até é muito razoável. Já vi várias financeiras de microcréditos rápidos pela internet/telefone a cobrarem taxas acima dos 1000%. Vão ao site da Twinero, que, neste momento, é praticamente o único loan originator da Viventor e comprovem.

Desculpa mas isso continua a não fazer sentido.

Porque por essa ordem de ideias, os espanhóis a pagarem essas taxas estavam falidos. Junta crédito à habitacao, crédito automóvel...

PS- Eu já vi o site da Twinero. Se os espanhóis aceitam pagar 10% ao mês, mais valia pedirem emprestado noutro país e ainda emprrstavam no país deles. Imaginem no Cazaquistão as taxas.

Portugal tem algo que se pareça? Não creio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 329
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• gustaferra

52

• Cardoso24

44

• Dav7

42

• quirino

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O meu autoinvest é muito parecido com o do Duracellpt, embora exclui a Capitalia dos "Loan Creditors" por encontrar alguns posts sobre o atraso em pagamentos em caso de buyback. Como não há falta

Eu uso o "autoinvest" no Mintos e Twino com as seguintes definições: - Prazo máximo 12 meses; - Taxa min: 12% - Só com Buyback - Todas as origens e todos os tipos de crédito

Neste momento tem lá 2 com 13% (return 13,8%) a 6 meses

Posted Images

há 26 minutos, Cardoso24 disse:

PS- Eu já vi o site da Twinero. Se os espanhóis aceitam pagar 10% ao mês, mais valia pedirem emprestado noutro país e ainda emprrstavam no país deles. Imaginem no Cazaquistão as taxas.

Portugal tem algo que se pareça? Não creio.

Na Twinero são 35% ao mês!

São empréstimos rápidos, de pequenos montantes e por prazos muito curtos, normalmente 2 ou 3 alguns meses. Presumo que sejam para suprir algum acontecimento imprevisto (avaria num carro, por ex.) ou alguma compra de impulso. Não sei o quão burocráticos são os bancos espanhóis, mas não devem conceder empréstimos em 15 minutos nem fazer poucas perguntas, como é o caso destas empresas. Aqui a questão é a conveniência.

Em Portugal não conheço empresas a fazerem este tipo de créditos com juros tão altos. Segundo o Banco de Portugal existe um Decreto-Lei que define as TAEGs máximas que podem ser aplicadas aos créditos. Neste trimestre está em 16,1%. Podem consultar mais informação aqui: http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/TaxasJuroCambio/TaxasdeJuro/Creditoconsumidores/Paginas/Taxasmaximas.aspx

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive agora a pesquisar mais um pouco sobre o assunto e, também em Espanha há uma lei contra a usura. Ainda recentemente o Supremo Tribunal espanhol decidiu desfavoravelmente sobre um Banco que cobrou juros demasiado altos a um cliente e já houve denuncias de associações de consumidores: http://www.elmundo.es/economia/2015/12/01/565cc528ca474164758b45bc.html

No entanto, o negócio continua e parece ser lucrativo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, hfilipe disse:

Na Twinero são 35% ao mês!

São empréstimos rápidos, de pequenos montantes e por prazos muito curtos, normalmente 2 ou 3 alguns meses. Presumo que sejam para suprir algum acontecimento imprevisto (avaria num carro, por ex.) ou alguma compra de impulso. Não sei o quão burocráticos são os bancos espanhóis, mas não devem conceder empréstimos em 15 minutos nem fazer poucas perguntas, como é o caso destas empresas. Aqui a questão é a conveniência.

Em Portugal não conheço empresas a fazerem este tipo de créditos com juros tão altos. Segundo o Banco de Portugal existe um Decreto-Lei que define as TAEGs máximas que podem ser aplicadas aos créditos. Neste trimestre está em 16,1%. Podem consultar mais informação aqui: http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/TaxasJuroCambio/TaxasdeJuro/Creditoconsumidores/Paginas/Taxasmaximas.aspx

Eu conheço esse Decreto-Lei que define a TAEG máxima aplicada em PT.

Não consigo é perceber a diferença abismal que existe entre Espanha e Portugal. Acho surreal 35% ao mês.

Que este negócio é lucrativo, não tenho dúvidas, mesmo com muitos defaults, conseguem compensar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Alguém que tenha conta na Viventor tem loans da Presto?

Sempre que abro a app há imensos loans ativos deste originator mas com prazos acima dos 24 meses que parece que (quase) ninguém lhes pega. Parece-me que não foi uma aposta ganha por parte da Viventor.

Do valor que tinha na Viventor já só deixei 1/3 para ver como corre e estão em empréstimos de curto prazo. Os outros 2/3 foram para outras plataformas com melhor diversificação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, hfilipe disse:

Alguém que tenha conta na Viventor tem loans da Presto?

Sempre que abro a app há imensos loans ativos deste originator mas com prazos acima dos 24 meses que parece que (quase) ninguém lhes pega. Parece-me que não foi uma aposta ganha por parte da Viventor.

Do valor que tinha na Viventor já só deixei 1/3 para ver como corre e estão em empréstimos de curto prazo. Os outros 2/3 foram para outras plataformas com melhor diversificação.

Nesta P2P estou curtinho, nao me meto superior a 1 mes, noutras parecidas vou até 6 meses , nas p2p ramo negócios vou até 2 anos, e nas novas do ramo imobiliário estava a ver se dava para entrar até 24 meses, é assim que reparto os ativos....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ontem a falar na Presto e hoje recebo um e-mail com a noticia que a Viventor tem mais um loan originator.

Trata-se da Aforti Finance, uma empresa polaca que vai ter empréstimo de 2000 a 50000€ com duração entre 6 e 24 meses, taxas de juro previstas entre os 7 e 12% e com Buyback.

Apesar de se tratar de empréstimos realizados na Polónia, o e-mail da Viventor não refere nada sobre a retenção de imposto sobre os juros como acontece noutras plataformas.

Neste momento já há alguns empréstimos ativos, se estiverem interessados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, hfilipe disse:

Ontem a falar na Presto e hoje recebo um e-mail com a noticia que a Viventor tem mais um loan originator.

Trata-se da Aforti Finance, uma empresa polaca que vai ter empréstimo de 2000 a 50000€ com duração entre 6 e 24 meses, taxas de juro previstas entre os 7 e 12% e com Buyback.

Apesar de se tratar de empréstimos realizados na Polónia, o e-mail da Viventor não refere nada sobre a retenção de imposto sobre os juros como acontece noutras plataformas.

Neste momento já há alguns empréstimos ativos, se estiverem interessados.

Até agora so a Fin bee que taxa 15% os não residentes, e a viainvest nos ativos polacos e checos.... as restantes a interpretação para não residentes e isentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Malta,

estou a pensar colocar uns dinheiros na viventor. Como tem sido a vossa experiência, em termos de retorno do investimento, atrasos e defaults, volume de empréstimos disponíveis, liquidez no mercado secundário, buy-back, qualidade do site/app, taxação, facilidade em retirar fundos da plataforma, etc?

Agradeço desde já a atenção!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, DFranco disse:

Malta,

estou a pensar colocar uns dinheiros na viventor. Como tem sido a vossa experiência, em termos de retorno do investimento, atrasos e defaults, volume de empréstimos disponíveis, liquidez no mercado secundário, buy-back, qualidade do site/app, taxação, facilidade em retirar fundos da plataforma, etc?

Boas,

Nada como abrir conta (não tem custos) e ler a informação do site. Posso dizer que prometia muito mas não concretizou.

Neste momento tenho-a a 0. Existem melhores opções :)  mas há quem goste.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, DFranco disse:

Malta,

Sou suspeito... é uma das que tenho... 

Já passou por fase de extrema seca de mercado, actualmente tem oferta que não se esgota, e as taxas tem vindo a subir mas essas dificilmente se apanha.... 

Pagam juro extra nos atrasos nada apontar.... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Cardoso24 disse:

Boas,

Nada como abrir conta (não tem custos) e ler a informação do site. Posso dizer que prometia muito mas não concretizou.

Neste momento tenho-a a 0. Existem melhores opções :)  mas há quem goste.

Pá, já estou na Raize, já transferi fundos para a Montagem e estava a ver entre esta, Twinos, Viainvest e lendix (criei conta em todas). A Twinos tenho visto muito ruído estranho em redor, Viainvest não tem mercado secundário (pelo que li), Lendix parece-me demasiado longo prazo, para isso já tenho a Raize, daí estar atraído por esta (taxas + prazos curtos + mercado secundário). Porque é não gostaste desta, e que outras recomendas que investigue?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, gustaferra disse:

Sou suspeito... é uma das que tenho... 

Já passou por fase de extrema seca de mercado, actualmente tem oferta que não se esgota, e as taxas tem vindo a subir mas essas dificilmente se apanha.... 

Pagam juro extra nos atrasos nada apontar.... 

Agora está com melhor oferta e até tem loan originators que estão na mintos mas que oferecem melhores taxas na viventor e ainda te pagam late fees. Na mintos recebes menos % juros e muitas vezes não recebes late fees nalguns emprestimos. Atualmente na viventor consegues 12% com buyback para prazos 4 a 12 meses com os novos loan originators.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Greentrader disse:

Agora está com melhor oferta e até tem loan originators que estão na mintos mas que oferecem melhores taxas na viventor e ainda te pagam late fees. Na mintos recebes menos % juros e muitas vezes não recebes late fees nalguns emprestimos. Atualmente na viventor consegues 12% com buyback para prazos 4 a 12 meses com os novos loan originators.

Tendo em conta que para 1 mês só se vê mercado espanhol na Viventor que é dos piores nas P2P, logo por este critério ficariam de fora.

A Mintos tem para prazos curtos 12% também (30 dias). Na Mintos também recebes late fees.

Quando é que não recebeste da Mintos, late fee? Então devo ter sorte...

Para o prazo que referes a Mintos tem de 12 a 13,5%. 

Mas como é aqui dito, tudo depende de cada critério.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Cardoso24 disse:

Tendo em conta que para 1 mês só se vê mercado espanhol na Viventor que é dos piores nas P2P, logo por este critério ficariam de fora.

A Mintos tem para prazos curtos 12% também (30 dias). Na Mintos também recebes late fees.

Quando é que não recebeste da Mintos, late fee? Então devo ter sorte...

Para o prazo que referes a Mintos tem de 12 a 13,5%. 

Mas como é aqui dito, tudo depende de cada critério.

Na mintos a 12% para 30 dias só com loan originators que não têm grande reputação pois como já referi que a aforti e a getbucks oferecem melhores taxas na viventor. Se não te importares em escolher loan originators consegues boas taxas na mintos a curto prazo, mas são loan originators do estilo eurocents que podem ir à vida com muita facilidade... Em alguns empréstimos da IDfiance e Creditstar tive atrasos e só recebi juros relativos aos 30 dias e não recebi qualquer juros dos 60 dias de atraso... Falei com o suporte da mintos e disseram-me que é normal porque apenas poucos emprestimos que é que oferecem late fees e isso depende dos termos do  contracto de emprestimo.

O meu critério é escolher bem os loan originators, mas isso depende de cada um....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Greentrader disse:

Na mintos a 12% para 30 dias só com loan originators que não têm grande reputação pois como já referi que a aforti e a getbucks oferecem melhores taxas na viventor. Se não te importares em escolher loan originators consegues boas taxas na mintos a curto prazo, mas são loan originators do estilo eurocents que podem ir à vida com muita facilidade... Em alguns empréstimos da IDfiance e Creditstar tive atrasos e só recebi juros relativos aos 30 dias e não recebi qualquer juros dos 60 dias de atraso... Falei com o suporte da mintos e disseram-me que é normal porque apenas poucos emprestimos que é que oferecem late fees e isso depende dos termos do  contracto de emprestimo.

O meu critério é escolher bem os loan originators, mas isso depende de cada um....

E como é que sabes da qualidade dos loan originators? Tens algum site que tenha essa informação, ou é experiência?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Greentrader disse:

Isso da qualidade dos loan originators...basta que um grande dê problemas para se perceber que a Mintos ou outra não terá capacidade para fazer face aos defaults.

Quanto a comparar esses à Eurocents, não percebo sinceramente. Estás a compará-los em termos de reputação? De volume? Qual é o critério? Resultado financeiro do grupo?

há 3 horas, DFranco disse:

Pá, já estou na Raize, já transferi fundos para a Montagem e estava a ver entre esta, Twinos, Viainvest e lendix (criei conta em todas). A Twinos tenho visto muito ruído estranho em redor, Viainvest não tem mercado secundário (pelo que li), Lendix parece-me demasiado longo prazo, para isso já tenho a Raize, daí estar atraído por esta (taxas + prazos curtos + mercado secundário). Porque é não gostaste desta, e que outras recomendas que investigue?

A ViaInvest ainda não tem mercado secundário.

Lendix nem sequer vale a pena.

O que leste sobre a Twino?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, DFranco disse:

E como é que sabes da qualidade dos loan originators? Tens algum site que tenha essa informação, ou é experiência?

Pessoalmente analiso a dimensão, o capital, os lucros e os locais e tipos de empréstimos que oferecem.

há 20 horas, Cardoso24 disse:

Isso da qualidade dos loan originators...basta que um grande dê problemas para se perceber que a Mintos ou outra não terá capacidade para fazer face aos defaults.

Quanto a comparar esses à Eurocents, não percebo sinceramente. Estás a compará-los em termos de reputação? De volume? Qual é o critério? Resultado financeiro do grupo?

Referi o exemplo da Eurocents para referir a importância de se escolher os loan originators com algum critério. Os loan originators não são todos iguais e o buyback depende da possibilidade do loan originator pagar em caso de default e nem todos têm as mesmas possibilidades.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 26/01/2018 às 23:11, Cardoso24 disse:

Mas existe alguma informação oficial de que a Viainvest terá em breve mercado secundário? É que nesse caso olharia para a plataforma doutra forma, gostei do que lá vi.

Sobre a Twino vi uma série de factores que me deixa apreensivo, mas estes são os principais: as contas de 2016 ainda não terem saído por estarem a ser auditadas há um ano, o CEO ter-se demitido e um despedimento em massa (acho que de quase metade dos funcionários). Pode não ser nada, mas com essa turbulência não me sinto confortável em lá investir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, DFranco disse:

Mas existe alguma informação oficial de que a Viainvest terá em breve mercado secundário? É que nesse caso olharia para a plataforma doutra forma, gostei do que lá vi.

Sobre a Twino vi uma série de factores que me deixa apreensivo, mas estes são os principais: as contas de 2016 ainda não terem saído por estarem a ser auditadas há um ano, o CEO ter-se demitido e um despedimento em massa (acho que de quase metade dos funcionários). Pode não ser nada, mas com essa turbulência não me sinto confortável em lá investir.

Porque que precisam na Viainvest de um mercado secundário ? fazer trading de ativos a 1  a 2 meses?

Sobre a Twino, passa-me ao lado, num forum estrangeiro, no grupo de seguidores da Twino tb não me apercebi de nada.... Ando na Twino, cerca de 9 meses, e nunca tive nenhum stress, em termos de comunicação ; estatisticas, e inovações ( app Twino) tem vindo a desenvolverem-se... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 1/26/2018 às 21:23, DFranco disse:

http://explorep2p.com/mintos-lender-ratings/

Eu sigo este rating que é várias vezes actualizado.

Invisto em todos até ao limiar de 55 pontos, desde a Mozipo para cima.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na Viventor, o mercado de curto prazo é todo da Twinero, um loan originator espanhol. Já há vários meses que é assim.

Durante algum tempo acho que até foi o único loan originator que tinha novos empréstimos e foi essa uma das razões que me levou a diminuir o valor investido na Viventor.

Na Mintos,como tens mais oferta, podes escolher se queres ou não o mercado espanhol, ou meter um limite no valor aplicado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    • 11 months later...

Viva companheiros,

À muito tempo que ninguém escreve nada em relação à Viventor e a avaliar pela dinâmica deste tópico julgo que está em linha com o que se passa com a Viventor.

Se tivermos em consideração que de à um tempo a esta parte os empréstimos estão constantemente em atraso e que o mercado principal não possui muitas ofertas de investimento que permitam diversificar (maioria dos empréstimos disponíveis são do Loan Originator Twinero) não dá grande confiança nem justificação para continuar a investir na mesma.

Acredito que a plataforma deixou de ser atractiva para os investidores e que nada estão a conseguir fazer para a tornar mais apelativa. Muito sinceramente estou a pensar fechar a minha posição na mesma. Qual é a vossa opinião?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites