Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Empréstimos P2P com a Viventor

Recommended Posts

há 4 horas, hfilipe disse:

Uma dúvida: sou eu que não estou a fazer bem as contas ou investir no mercado secundário, mesmo com premium baixo de 1%, nos empréstimos com prazo de 1 mês é perder dinheiro?

Com a taxa anual é de 10,5%, dá 0,875% por mês. Se se paga 1%, quer dizer que perco 0,125%, certo?

Pergunta pertinente, tinha ideia que 1%, sobre o capital, como eu vendo com bônus de 1%, não perdia nada, apenas recuperava o capital preso, tenho ver uma venda e fazer contas, so tenho vendido na Finbee ando a desmobilizar a conta 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 329
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• gustaferra

52

• Cardoso24

44

• Dav7

42

• quirino

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O meu autoinvest é muito parecido com o do Duracellpt, embora exclui a Capitalia dos "Loan Creditors" por encontrar alguns posts sobre o atraso em pagamentos em caso de buyback. Como não há falta

Eu uso o "autoinvest" no Mintos e Twino com as seguintes definições: - Prazo máximo 12 meses; - Taxa min: 12% - Só com Buyback - Todas as origens e todos os tipos de crédito

Neste momento tem lá 2 com 13% (return 13,8%) a 6 meses

Posted Images

Por acaso estava a perguntar na perspectiva de comprador, não de vendedor!

Para quem vende parece-me um bom negócio, pois deve ganhar mais do que se tivesse esperado pelo pagamento.

Atenção que estou a falar nos empréstimos a 1 mês. Quanto mais longo o prazo, mais o premium é diluído nos juros a receber.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, hfilipe disse:

Por acaso estava a perguntar na perspectiva de comprador, não de vendedor!

Para quem vende parece-me um bom negócio, pois deve ganhar mais do que se tivesse esperado pelo pagamento.

Atenção que estou a falar nos empréstimos a 1 mês. Quanto mais longo o prazo, mais o premium é diluído nos juros a receber.

Tinha lido mal a questão, se compras a desconto de 1%, no mercado secundário ganhas logo 1%, utilizas menos capital para adquirir aquele ativo que supostamente valia 100%, e ganhas juros a 100% do valor do ativo. O vendedor recupera apenas 99%, como era um ativo de 1 mês, nem recebe nenhum juro acumulado. Como tem ainda de pagar 1% de taxas, vai recuperar 98% do activo, O unico prejudicado é o vendedor que vendeu a desconto

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já percebi agora porque diz Discount/Premium no mercado secundário da Viventor.

A verdade é que nunca vi nenhum empréstimo secundario com desconto, só com premium, em que se paga mais para "comprar". Por exemplo, um empréstimo de 100€ com premium de 1% custa 101€. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, quirino disse:

Então faz mais sentido comprar no mercado secundário se o valor de juros for igual ao que está no primário é isso?

Eu nunca olhava para o mercado secundário sequer, é aí que procuram investir primeiro?

Geralmente a malta vende no secundario, pk precisa de liquidez, ou quer ganhar juros extra vendendo a premio o ativo, ou pk esta em atraso, eu até a data vendi com prêmio de 1% pk a comissão era tb 1%, vendi para desmobilizar a conta, ou pk tinha adquirido ativos mto longos.... ativos por exemplo a taxas altas e prazo superior a 1 mes , a desconto ou ate 1% a premio pode valer apena adquirir

há 1 hora, hfilipe disse:

Já percebi agora porque diz Discount/Premium no mercado secundário da Viventor.

A verdade é que nunca vi nenhum empréstimo secundario com desconto, só com premium, em que se paga mais para "comprar". Por exemplo, um empréstimo de 100€ com premium de 1% custa 101€. 

Os ativos com descontos, desaparecem depressa, mas raramente existem, estas a perder dinheiro vendendo barato e dp tens a comissão de venda do mercado secundário, por outro lado, geralmente quem vende a desconto provalmente estão em atraso, se nao tiverem nenhuma garantia de buyback sinceramente é para fugir deles mesmo com grandes desconto no ativo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, quirino disse:

Tenho tido muitos empréstimos com atraso no pagamento na viventor, não vos está a aconter isso também?

De qualquer dos modos são todos com buyback, mas ainda assim preferia não ver tantos atrasos.

Tenho uma relação de 60% em dia para 40% em atraso, no robocash andou em 80% em atraso e á pouco dias ficou só 20% em atraso para 80% em dia

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, gustaferra disse:

Tenho uma relação de 60% em dia para 40% em atraso, no robocash andou em 80% em atraso e á pouco dias ficou só 20% em atraso para 80% em dia

Não me preocupa muito, mas era só para ver dar vossa experiência... até porque no final tem sido tudo pago e com os juros de mora. O meu rácio na viventor de juros do empréstimo/ juros de mora também está parecido com 60/40.

Robocash é outro p2p?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, quirino disse:

Não me preocupa muito, mas era só para ver dar vossa experiência... até porque no final tem sido tudo pago e com os juros de mora. O meu rácio na viventor de juros do empréstimo/ juros de mora também está parecido com 60/40.

Robocash é outro p2p?

Na viventor 30% dos juros são de atraso, é uma P2P boa pagadora de juros de atraso, o Robocash é outra pertence a grupo empresarial, mas até a data a mais rentável em juros/ investimento é a grupeer:  https://www.grupeer.com?invited_by=grp_100254

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

vou aproveitar o teu referal e inscrever-me nessa, já estou com demasiado concentrado em 3 plataformas e é melhor diversificar... arranjas empréstimos com buyback facilmente quando os anteriores vencem e para prazos curtos? Qual é a taxa normalmente e a que horas se apanha o boom dos empréstimos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, quirino disse:

vou aproveitar o teu referal e inscrever-me nessa, já estou com demasiado concentrado em 3 plataformas e é melhor diversificar... arranjas empréstimos com buyback facilmente quando os anteriores vencem e para prazos curtos? Qual é a taxa normalmente e a que horas se apanha o boom dos empréstimos?

Eu trabalho com 14 Plataformas, arrependi-me na Bondora estou arder em 20€, e desmobilizei a Savy, com lucro, notei pouca liquidez, agora estou a desmobilizar a FinBee pela única razao de ser a unica que taxa a 100%  os não residentes ( cerca de 10%  por ativo se não me engano), se não acompanha as outras praticamente isentas, perde investidores e eu sou um deles. 

Na Robocash e Grupeer tem sempre oferta, ou seja, oferta maior que a procura a questão das horas não se coloca, tem mais P2P que não se colocas essa questão, não sei qual usas atualmente..... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, gustaferra disse:

Eu trabalho com 14 Plataformas, arrependi-me na Bondora estou arder em 20€, e desmobilizei a Savy, com lucro, notei pouca liquidez, agora estou a desmobilizar a FinBee pela única razao de ser a unica que taxa a 100%  os não residentes ( cerca de 10%  por ativo se não me engano), se não acompanha as outras praticamente isentas, perde investidores e eu sou um deles. 

Na Robocash e Grupeer tem sempre oferta, ou seja, oferta maior que a procura a questão das horas não se coloca, tem mais P2P que não se colocas essa questão, não sei qual usas atualmente..... 

estou na viventor, mintos e twino só... e agora grupeer, amanho já carrego.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, quirino disse:

no groupeer ia começar a investir e só me aparece um empréstimo Construction of the Hotel Complex (2nd stage)

com taxa de 13%

O funcionamento desta plataforma é diferente das outras não é?

Tenho que investir neste até o valor pretendido ser fechado e passarem a disponibilizar outro?

Tens de ver no mercado primário, hj esta fraco só tem 2 ativos disponíveis, mas costuma ter mta mais oferta

No mercado secundário ( imobiliário) estou fora neste momento

Screenshot_20170906-164210.png

Editado por gustaferra
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, quirino disse:

Na grupeer todos os empréstimos são com buyback? é que não consigo encontrar essa opção nos filtros de procura.

Mercado primário da grupeer é só com buyback, entras num ativo na descrição falam sempre em buyback

Screenshot_20170908-091609.png

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 26/08/2017 às 22:07, gustaferra disse:

Ao fazer o registo algumas P2P pedem comprovativos de morada e outras certificado de residência, isso vai permitir que a P2P em questão não tribute aos não residentes, contudo algumas já estão a tributar aos não residentes caso da FinBee ou a Viainvest nos activos checos.... 

Nas FAQ das P2P eles dizem que temos de ver no Pais de origem se é tributado ou não, e somos nós, temos de ter essa responsabilidade de declarar os rendimentos... Como os Ativos são empréstimos obrigacionistas em troca de juro, na minha opinião, e mesmo que se reinvista temos de declarar como rendimentos estrangeiros Penso eu no Anexo J.... Na pratica ainda não entreguei rendimentos obtidos no estrangeiro no caso especifico das P2P só para o ano a entregar os rendimentos de 2017 que me preocupo.... 

Como existe acordos entre países; se lá fora a taxa fora for 0% aqui vai ser taxado a 23%, no caso da FinBee cobra 10% ou 15% ( tenho dp confirmar ao certo) nesta P2P será cobrado a diferença ( 13%). 

Por exemplo: se ganharam 10mil em juros a retenção seria de 2300€ mas não significa que iria pagar isso no IRS,  depois temos as deduções típicas ; despesas saúde etc...e provavelmente pagariam um valor inferior a 2300€. 

Depois existe opiniões que as P2P é algo novo, que não se faz as retenções e tal, não há cruzamentos de dados, é tudo reinvestido ....etc.... e não faz sentido preocupar em declarar.... eu acho um risco este pensamento.... os manuais de ajuda disponibilizados por certas  auditoras é claro no que se trata a rendimentos obtidos através de juros e no IRS já encontrei artigos a dizer o mesmo são reconhecidos como rendimentos obtidos e disponibilizados.....

Resumindo, quem investe forte é melhor declarar ou obter ajuda profissional num ROC / auditor a ver se existe alguma maneira de estar isento ou não tenham enquadramento nas P2P, que eu também gostaria de saber.....

A VI está a taxar também os loans polacos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, Visitante lifeTechnicolor disse:

No twino qual a diferença entre os empréstimos do tipo "T" e "PG" ? Ainda não consegui perceber bem qual a real diferença.

Uma imagem vale mais que mil palavras...

A Sigla T tem a garantia de recompra se o ativo entrar em Default,  por isso não se ve na imagem nada em default, contudo pode haver extensões de prazo, são ativos que podem ser vendidos. 

A Sigla PG tem uma compensação se o ativo ficar em atraso, o prazo não extendido, mas só pode ser vendido se estiver até em Delayed se entrar em default, já não pode ser vendido.... Em PG recebe praticamente ao mes mesmo caso o devedor não pague a horas.....

Screenshot_1.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na grupeer não me têm aparecido opções novas além dos 3 que já lá estão à volta de uma semana.

Há alguma hora em que apareçam lá alguns deals que desapareçam logo? As taxas até estão atretivas mas queria dispersar o investimento por mais emrpéstimos e por prazos não tão altos com 6 e 8 meses. No de 3 meses a 14% já carreguei bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, quirino disse:

Na grupeer não me têm aparecido opções novas além dos 3 que já lá estão à volta de uma semana.

Há alguma hora em que apareçam lá alguns deals que desapareçam logo? As taxas até estão atretivas mas queria dispersar o investimento por mais emrpéstimos e por prazos não tão altos com 6 e 8 meses. No de 3 meses a 14% já carreguei bem.

Na grupeer, tem uma vantagens relativamente ás outras P2P com prazos superiores a 1 mes, enquanto nas outras pagam-te por ex 12% ano, por mes da 1% sobre o capital investido. Ou seja, investe 1000€ é sempre 1% sobre o capital, nas outras P2P com amortização apesar de receberes capital + juros, se fizeres as contas o juro entre os 2 sistema é menor com amortização. Pessoalmente não stresso com ativos superiores a 3 , 6, 9 meses na gruper a rentabilidade liquida ( xirr) é melhor do que as outras P2P. 

Relativamente a tua questão, deve ter existindo um "boom" de procura na grupeer até a pouco tempo havia muita oferta e não estava a desaparecer....

Por exemplo, na Viventor ja tem ativos disponíveis com buyback.... O ideal é ires diversificado por várias P2P, e ir reforçado cada uma delas..... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante lifeTechnicolor
    A 9/11/2017 às 11:35, gustaferra disse:

Uma imagem vale mais que mil palavras...

A Sigla T tem a garantia de recompra se o ativo entrar em Default,  por isso não se ve na imagem nada em default, contudo pode haver extensões de prazo, são ativos que podem ser vendidos. 

A Sigla PG tem uma compensação se o ativo ficar em atraso, o prazo não extendido, mas só pode ser vendido se estiver até em Delayed se entrar em default, já não pode ser vendido.... Em PG recebe praticamente ao mes mesmo caso o devedor não pague a horas.....

Screenshot_1.png

Então o preferível é o PG?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 57 minutos, Visitante lifeTechnicolor disse:

Então o preferível é o PG?

Pessoalmente não me agrada no PG entrar em Defaulted e depois não ter a hipótese de vender... agora imagina se tens ativos em PG de 2 anos e entrem cedo em Defaulted ? 2 Anos a espera que te compensem até ao fim do prazo sem conseguires ter a chance de vender? 

Eu agora só compro com Buyback ando-me a desfazer do PG....

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante lifeTechnicolor
    A 9/12/2017 às 15:09, gustaferra disse:

Pessoalmente não me agrada no PG entrar em Defaulted e depois não ter a hipótese de vender... agora imagina se tens ativos em PG de 2 anos e entrem cedo em Defaulted ? 2 Anos a espera que te compensem até ao fim do prazo sem conseguires ter a chance de vender? 

Eu agora só compro com Buyback ando-me a desfazer do PG....

Muito obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites