Ir para o conteúdo
CFinanceiro

Notários: portugueses pagam demais na compra e venda de casa

Recommended Posts

CFinanceiro

Impostos excedem comissão cobrada pelas mediadoras imobiliárias

Os custos sobre as transacções realizadas pelos notários em Portugal apresentam disparidades, em que impostos, emolumentos de registo e comissões se revelam superiores à média europeia. Ou seja, os portugueses pagam mais que os outros.

A denúncia parte da bastonária da Ordem, Carla Soares, no documento «O XVII Governo Constitucional e a Reforma dos Registos e do Notariado: Um Erro Conceptual», entregue à Subcomissão de Justiça da Assembleia da República.

A responsável diz ainda que os honorários dos notários portugueses são muito inferiores aos praticados nos outros países.

«Portugal, comparado com a Estónia, a França, a Alemanha, a Suécia e o Reino Unido, é o país com maior carga fiscal incidente sobre a transacção, é o único país em que os honorários dos notários ficam aquém do preço dos registos e também o único país em que os impostos excedem a comissão cobrada pelas mediadoras imobiliárias», refere a Ordem em comunicado.

Bastonária teme concorrência desleal para desviar clientela

Para Carla Soares, «estas disparidades devem-se a uma dupla tributação em imposto sobre as transmissões de imóveis e imposto de selo (sem contar com o regime das mais-valias), bem como, à prática de preços praticados pelo Estado, em monopólio, porquanto o valor cobrado pelos registos é muito superior ao respectivo custo. Ao ser desproporcional, viola o direito comunitário e o nacional, inclusive a Constituição Portuguesa».

A bastonária acusa o Estado de «inflacionar o preço do registo para subsidiar o preço cobrado pela formalização dos contratos na Casa Pronta, Empresa na Hora, Associação na Hora e Balcão das Heranças e Divórcio, esmagando preços. Chega mesmo a oferecer o contrato e a suportar algumas despesas com impostos (caso que acontece com as deslocações dos funcionários das conservatórias a bancos)».

A responsável pela Ordem teme que se trate de «concorrência desleal para desviar clientela tendo em vista uma futura privatização das conservatórias ou a contratação de empresas privadas em outsoursing».

in " Agência Financeira"

Mas há alguma coisa em portugal que se pague menos impostos do que no estrangeiro? :'(

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Mas há alguma coisa em portugal que se pague menos impostos do que no estrangeiro? :'(

As fraldas e as portagens das pontes em Lisboa

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
m.elis

É interessante verificar o que a Srª Bastonária diz e só agora! Não sei se a classe ganha bem ou não nem quais as condições de trabalho. Mas uma coisa sei. Fazem-se pagar de fortunas, comissões e mais comissões por dá cá aquela palha. Conheço uma pessoa que ganhava com esses extras quase outro vencimento! Por isso acho estranho que se queixem só agora. Tem com certeza a ver com a tão falada privatização!

Mas, ninguém tem dúvida que pagamos muito  :(

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
CFinanceiro

É interessante verificar o que a Srª Bastonária diz e só agora! Não sei se a classe ganha bem ou não nem quais as condições de trabalho. Mas uma coisa sei. Fazem-se pagar de fortunas, comissões e mais comissões por dá cá aquela palha. Conheço uma pessoa que ganhava com esses extras quase outro vencimento! Por isso acho estranho que se queixem só agora. Tem com certeza a ver com a tão falada privatização!

Mas, ninguém tem dúvida que pagamos muito  :(

Estão lhes a mexer no bolso ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa