Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Miks

Dúvida IRS 2 Fase - Cessação de Actividade

Recommended Posts

Miks

Boa tarde,

Iniciei actividade, a recibos verdes, em 2007, tendo passado apenas um recibo.

Entretanto comecei a trabalhar por conta de outrém, durante todo o ano de 2008, não tendo passado nenhum recibo durante esse ano. No entanto não cessei ainda minha actividade, pois a qualquer momento poderia aparecer algum trabalho em que fosse necessário passar recibo... O que não aconteceu.

Agora na declaração de IRS, surgiu-me uma dúvida: no quadro 12 do anexo B, devo dizer que "sim" houve cessação total da actividade (uma vez que efectivamente não a exerci, pois não passei nenhum recibo) e neste caso desde que data? O último recibo foi passado em 31/12/2007. Ou pelo contrário devo assinalar o "não", uma vez que ainda não cessei a minha actividade?  ???

Mais uma dúvida: terei que pagar algum tipo de multa por não ter cessado a actividade em 2008, apesar de não estar a exercer?

Se alguem me souber esclarecer agradeço muito, desde já. :)

pauloaguia

Uma vez que ainda não encerraste actividade deves indicar "não" no campo respectivo.

Quanto a multa, que eu saiba, ainda não se paga multa por não encontrar trabalho ;) Se decidires encerrar a actividade é que poderá haver lugar a coima porque, supostamente, deverias tê-lo feito até 1 mês depois da data em que passaste o último recibo, acho eu.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa