Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
m.elis

Submeter a declaração electrónica ou não?

Recommended Posts

m.elis

Olá a todos,

Um vizinho pediu-me para lhe entregar pela Internet a sua declaração de IRS, como o tem feito nos últimos 4 anos.

É trabalhador por conta de outrem e recebe rendimentos de uma só entidade. Só tem despesas de saúde, um seguro de vida e amortizações e juros da casa.

À medida que ia preenchimento e confirmando o já preenchido ia fazendo sempre as validações e estava tudo ok.

Quando cliquei para submeter a declaração aparece-me o seguinte texto:

"De acordo com a informação que possuímos:

- Deve entregar a Mod. 3 na 2ª fase porque existem elementos dos seu agregado familiar que, durante o ano do imposto, estiveram inscritos para o exercício de actividade profissional ou empresarial. Se submeter a Declaração tal como se encontra, a mesma poderá ser seleccionada para posterior análise. tem a certeza que deseja continuar com a submissão?"

Não submeti a declaração. Conversei com o Sr. somente por descargo de consciência. Ele não tem outra actividade. Lembrou-se, no entanto, que já tinha sido, por um período de tempo curto, profissional liberal mas isso tinha terminado em 2002.

A pergunta que fiz foi se tinha cessado actividade, à qual ele me respondeu que sim. É uma pessoa muito organizada e ainda tinha o respectivo documento de  cessação de actividade!

Eu também comecei a pesquisar no novo portal das finanças  e vi, na situação cadastral actual,  que a cessação de actividade foi feita em 1/3/2002.

Perante isto o que me aconselham a fazer? A mim apetecia-me submetê-la mesmo assim, tenho a certeza que está tudo bem, pois, se não estivesse, por que não disseram nada nos anos anteriores?

Agradeço ajuda.

PS - Esqueci-me de dizer que o agregado familiar é 1 pessoa - ele.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

Submete, já me aconteceu essas situações também, não este ano mas no ano passado, se está confirmado no cadastro que não tem qualquer actividade em aberto é porque é erro do sistema, e mesmo que venham fiscalizar, a situação é devidamente comprovada.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
m.elis

Submete, já me aconteceu essas situações também, não este ano mas no ano passado, se está confirmado no cadastro que não tem qualquer actividade em aberto é porque é erro do sistema, e mesmo que venham fiscalizar, a situação é devidamente comprovada.

Qunado se cessa uma actividade significa que findou!!! Mas o engraçado é que no cadastro diz que cessou actividade, em relação ao IVA e tem a tal data que referi, mas não tem nada no IR. Será por isso?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

Ahhh! não tem nada no IR? então é por isso, só sessou em IVA, então convem talvez falar 1º nas financas antes de submeter, mas uma pergunta, e nos anos anteriores não apareceu essa informação ao submeter? secalhar apareceu mas ignorou-se...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
m.elis

Não, esta questão nunca apareceu. Fui eu mesma que lhe tenho entregue as declaraçãoes há 4 anos.

Achas que devo contactar as finanças. É mais seguro.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

Sim é melhor, até porque pode ser necessário cessar em IR, senão teria de entregar a declaração na 2ª fase.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
m.elis

Sim é melhor, até porque pode ser necessário cessar em IR, senão teria de entregar a declaração na 2ª fase.

D@vid, obrigada.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa