Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS- duvidas efatura e PPR

Visitante kitah

Recommended Posts

há 8 minutos, seven71 disse:

Segundo a ajuda do utilizador cocas apenas é necessário preencher o quadro7 ( dados do imovel ) do anexo H que o simulador já assume o valor das rendas/juros.

Neste momento não posso confirmar mas se puderem digam se é esse o "truque".

As despesas familiares e do IVA suportado não aparecem, são deduzidas automaticamente.

É assim mesmo que funciona Seven :P o quadro 7 fala que se tiver despesas habitação tem de preencher aquele quadro... pois o banco apenas comunica juros e não elementos do imóvel..

Ah e eu testei já com o meu caso...se não preencher o quadro 7 "recebo" menos o valor dos juros..

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde. No meu caso só tenho trabalho dependente a declarar e as despesas familiares,saude,automovel,por aí.  Despesas basicas. Tudo certo no e-fatura. 

Queria saber se me basta preencher o rosto e o anexo A ou se tenho que pôr o H tambem?!

Ja tentei pôr o H mas não me preenche absolutamente nada de valores nenhuns. Aparece vazio...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, Guest Ana D. disse:

Boa tarde. No meu caso só tenho trabalho dependente a declarar e as despesas familiares,saude,automovel,por aí.  Despesas basicas. Tudo certo no e-fatura. 

Queria saber se me basta preencher o rosto e o anexo A ou se tenho que pôr o H tambem?!

Ja tentei pôr o H mas não me preenche absolutamente nada de valores nenhuns. Aparece vazio...

Tem de anexar H, no campo 6 tem de colocar "não". Se não tiver rendas ou empréstimos é tudo ;)

Editado por cocas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, seven71 disse:

No anexo H se tem despesas de saude comunicadas à AT elas têm de aparecer mas tem de colocar SIM no campo 6c para as visualizar.

Agora não precisa de criar o anexo H se não tem alterações a fazer ou despesas com habitação, basta submeter o rosto mais anexo A tal como você disse.

Sim, tem toda a razão...se não tiver despesas Habitação não precisa de anexar o H...

Editado por cocas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

não consigo perceber o que se passa, as deduções do efatura relativas a encargos com a renda, não aparecem na declaração. As outras deduções, supostamemte nao devem aparecer, porque sao despesas familiares e iva. Mas estas da renda nao aparecem. Já preenchi o quadro 7 mas mesmo assim nada. O que devo fazer? Inserir manualmente? E que o mais estranho é que ao inserir manualmente o valor, a declaração é validada, mas depois ao tentar a simulação dá erro... Não consigo perceber se estou a fazer bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Guest disse:

não consigo perceber o que se passa, as deduções do efatura relativas a encargos com a renda, não aparecem na declaração. As outras deduções, supostamemte nao devem aparecer, porque sao despesas familiares e iva. Mas estas da renda nao aparecem. Já preenchi o quadro 7 mas mesmo assim nada. O que devo fazer? Inserir manualmente? E que o mais estranho é que ao inserir manualmente o valor, a declaração é validada, mas depois ao tentar a simulação dá erro... Não consigo perceber se estou a fazer bem.

Mas os valores da renda constam no e faturas?

Os valores das rendas, tal como os da saúde, se no quadro 6 colocar "não" não vão aparecer tem é de preencher o tal quadro 7.

Editado por cocas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, cocas disse:

Os valores das rendas, tal como os da saúde, se no quadro 6 colocar "não" não vão aparecer tem é de preencher o tal quadro 7.

Boa noite,

Sim os valores da renda constam no e fatura.

Já tentei colocar sim e ja tentei colocar não no quadro 6 e ja preenchi o quadro 7, mas o problema é que o valor das rendas nunca aparece... e mesmo que eu preencha o quadro 7, tenho sempre que preencher o 6, porque é neste que coloco o valor. Certo?

E depois sempre que tento simular, dá erro, diz para tentar mais tarde.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 54 minutos, Guest disse:

Boa noite,

Sim os valores da renda constam no e fatura.

Já tentei colocar sim e ja tentei colocar não no quadro 6 e ja preenchi o quadro 7, mas o problema é que o valor das rendas nunca aparece... e mesmo que eu preencha o quadro 7, tenho sempre que preencher o 6, porque é neste que coloco o valor. Certo?

E depois sempre que tento simular, dá erro, diz para tentar mais tarde.

Não,se o valor consta corretamente nl efaturas, apenas tem de anexar o anexo H, no quadro 6 coloca "não" e preenche o quadro 7 com os elementos que lá pede e válida.

Não pode dar erro, agora tal qual as despesas saúde,etc, as da renda não.lhe vai aparecer na declaração.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, cocas disse:

Mas entao nao percebo... existem pessoas que dizem que as despesas de saude e com imoveis aparecem na declaraçao.

sinceramente tenho receio de submeter, porque nem sequer me deixa fazer a simulação... diz sempre para tentar mais tarde.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Guest disse:

Mas entao nao percebo... existem pessoas que dizem que as despesas de saude e com imoveis aparecem na declaraçao.

sinceramente tenho receio de submeter, porque nem sequer me deixa fazer a simulação... diz sempre para tentar mais tarde.

Nao envie sem conseguir fazer a simulação, por acaso a mim não me deu erro, logo pode ser algum erro póntual.

A não ser que no quadro 6 opte por colocar "sim" as despesas que constam no e faturas não vão aparecer na declaração, todas as que constam no e faturas, tais como saúde, educação, rendas, gerais do agregado familiar.

Ao colocar "não" são consideradas todas as que lhe aparece no e faturas,no seu caso, terá de preencher o tal quadro 7para que consigan associar as despesas da renda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já coloquei o anexo H com as despesas de saúde e de formação. Mas não me aparece aqui as despesas familiares nem os de pedido de fatura. Estes dois últimos aparecem no e-factura. Não devem vir contemplados também no anexo H da declaração?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O contribuinte apenas pode declarar manualmente as despesas de educação, saúde, lares e encargos com imóveis.

Todas as outras valem sempre pelo que está no eFatura e não podem ser declarados outros valores manualmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como devo proceder no caso de ter juros de dívidas associados a 2 titulares (tributação conjunta).

Devo preencher 2 linhas no quadro 7 do modelo H e colocar os cada titular como proprietário do mesmo imóvel (este ano não existe titular C)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ATENÇÃO:

Os contribuintes que tiverem despesas de habitação ( rendas/juros empréstimo ) têm que adicionar o Anexo H e preencher o quadro 7 ( dados do imóvel ).

Se não o fizerem ficam sem a respetiva dedução dos encargos, pois ao simular NÃO DÁ QUALQUER ERRO.

Não consigo perceber como isto é possível...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, seven71 disse:

ATENÇÃO:

Os contribuintes que tiverem despesas de habitação ( rendas/juros empréstimo ) têm que adicionar o Anexo H e preencher o quadro 7 ( dados do imóvel ).

Se não o fizerem ficam sem a respetiva dedução dos encargos, pois ao simular NÃO DÁ QUALQUER ERRO.

Não consigo perceber como isto é possível...

Eu.parece me que a ideia de não dar qq erro é precisamente  propositada!! Nem sequer alerta da... Quantos não irão simplesmente submeter presumindo de que o que consta no e.faturas, tal como dizem, é assumido na declaração.. Quando na realidade esses valores não são considerados se não preencherem o quadro 7 do anexo H.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, cocas disse:

Eu.parece me que a ideia de não dar qq erro é precisamente  propositada!! Nem sequer alerta da... Quantos não irão simplesmente submeter presumindo de que o que consta no e.faturas, tal como dizem, é assumido na declaração.. Quando na realidade esses valores não são considerados se não preencherem o quadro 7 do anexo H.

Não podia estar mais de acordo cocas, é com a ideia que eu fico também.

E se precisarem de ligar para o numero de apoio ao preenchimento da declaração, tem um custo de 0,39€/minuto que no meu caso como me puseram em espera foi 5€ que paguei...

Editado por seven71
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Boa noite a todos!

Vou utilizar este tópico para questionar:

- Há semelhança dos vossos relatos, aquando do preenchimento fiz das duas formas, ou seja, coloquei o "não" no quadro 6C e depois o "sim". Os valores da simulação foram francamente superiores, tendo colocado o "sim", pelo que submeti a declaração dessa forma (onde estavam incluídos os valores das rendas e afins, embora não tenha alterado nada em relação aos valores que estavam no efatura, tendo apenas preenchimento a informação acerca do imóvel).

Desta forma, é correcto afirmar que ao valor obtido na simulação, devo somar os restantes valores do efatura (despesas gerais, cabeleireiros e por ai fora?)

Para além disso, questiono: onde posso consultar o estado da declaração? É apenas no menu lateral esquerdo? Ou na secção "consultar situação fiscal integrada" também é válido?

Obrigado desde já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/04/2016 at 01:50, erz0 disse:

Boa noite a todos!

Vou utilizar este tópico para questionar:

- Há semelhança dos vossos relatos, aquando do preenchimento fiz das duas formas, ou seja, coloquei o "não" no quadro 6C e depois o "sim". Os valores da simulação foram francamente superiores, tendo colocado o "sim", pelo que submeti a declaração dessa forma (onde estavam incluídos os valores das rendas e afins, embora não tenha alterado nada em relação aos valores que estavam no efatura, tendo apenas preenchimento a informação acerca do imóvel).

Não pode dar diferente, a questão é que ao colocar "não" no campo 6c, e se tiver despesas de rendas ou empréstimos, tem na  mesma de preencher a informação relativa ao imóvel. Desta forma a simulação inclui os valores das rendas/imóveis, mesmo no quadro 6c tendo colocado "não".

Desta forma, é correcto afirmar que ao valor obtido na simulação, devo somar os restantes valores do efatura (despesas gerais, cabeleireiros e por ai fora?)

Ao valor da simulação não esta contemplado o valor suportado pelo iva, apenas, tendo de o somar ao valor da simulação.

Para além disso, questiono: onde posso consultar o estado da declaração? É apenas no menu lateral esquerdo? Ou na secção "consultar situação fiscal integrada" também é válido?

Pode ser na seção "consultar situação fiscal integrada" ou então no menu- Consultar - IRS é redireccionado para outra página onde pudera consultar o estado e até obter o comprovativo da entrega.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, cocas disse:

Não pode dar diferente, a questão é que ao colocar "não" no campo 6c, e se tiver despesas de rendas ou empréstimos, tem na  mesma de preencher a informação relativa ao imóvel. Desta forma a simulação inclui os valores das rendas/imóveis, mesmo no quadro 6c tendo colocado "não".

Ao valor da simulação não esta contemplado o valor suportado pelo iva, apenas, tendo de o somar ao valor da simulação.

Pode ser na seção "consultar situação fiscal integrada" ou então no menu- Consultar - IRS é redireccionado para outra página onde pudera consultar o estado e até obter o comprovativo da entrega.

Agradeço desde já a resposta!

Creio que não me fiz entender na minha explicação, mas consegui perceber aquilo que quis dizer em relação ao facto dos valores não poderem ser diferentes.

Na primeira simulação, coloquei o "não", contudo não preenchi quaisquer dados do imóvel. Depois, coloquei o "sim" e completei a informação com os dados do imóvel (foi assim que entreguei) e daí o valor ser diferente e superior, pois estavam contemplados os valores das rendas.

Podia ter colocado o "não", mas tinha que preencher à mesma as informações acerca do imóvel e os valores já seriam como aqueles que obtive!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites