Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    carlosalm

Dúvida

Recommended Posts

carlosalm

Boa tarde,

Gostava da vossa ajuda para o seguinte:

Durante muitos anos e até 2005 a pessoa em causa foi trabalhadora por conta de outrém, fazendo os devidos descontos para a segurança social. Nesse mesmo ano uma possibilidade de negócio, fez com que a mesma pessoa trocasse a situação de empregada com contrato de trabalho por proprietária da mesma empresa que agora está em vias de encerramento. Esta pessoa tem direito a algum subsídio de desemprego ou ao fundo social de desemprego?

Desde já o obrigado pelas vossas respostas

Cumprimentos

Nuno

Olá

Penso que se era sócia-gerente era responsavel directo pelo seu posto de trabalho pelo que não tem direito a subsidio de desemprego.

Quanto ao tal fundo social, não tenho conhecimento.

carlosalm

obrigado Nuno

Quer dizer que mesmo depois daqueles anos inscrita na segurança social e a fazer os respectivos descontos, tudo fica anulado depois!

De certa forma será injusto!

cumps

m.elis

Não sei responder, mas também acho que há probabilidade de não ser exactamente como o Nuno diz. Telefona para o Centro de Emprego e/ou Segurança Social.

Já agora deixo aqui este link que responde a algumas questões relacionadas com os subsídio de desemprego e fundo social de desemprego. Pode ser que encontres aí uma resposta que te interesse:

http://www.iefp.pt/emprego/Paginas/ProteccaoSocialDesemprego.aspx

pauloaguia

De acordo com o site da Segurança Social há vários regimes. Entre eles contam-se o de trabalhador por conta de outrem e o de trabalhador independente. Este último não dá direito ao subsídio de desemprego.

Quer dizer que mesmo depois daqueles anos inscrita na segurança social e a fazer os respectivos descontos, tudo fica anulado depois!

De certa forma será injusto!