Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Contrato de trabalho

Recommended Posts

Em março de 2008 assinei contrato com uma empresa pelo periodo de 1 ano.

fui substituir uma colega que estava grávida.

Oo meu contrato renovou-se automáticamente por mais um ano ( ninguém me disse nada).

Mas a minha questão é: quantos contratos tenho mais de fazer antes de passar a efectiva?

Outra colega minha que entrou em Janeiro de 2008 e fez contrato de 6 meses vai passar a efectiva já em Maio.

Será que foi burrice minha assinar um contrato por 12 meses em vez de 6 meses?

Parece-me agora que os contratos de 6 meses são mais seguros!

Será que os contratos de maior duração são mais prejudiciais aos trabalhadores?

Aguardo noticias vossas.

abadias

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar, um contrato para substituir alguem (que esteja de baixa, ou uma gravida como referes) esta´ sujeito a terminar quando essa pessoa voltar. Ou seja, um substituto ja´ deve contar `a partida que nao passe a efectivo (o que nao quer dizer que nao possa acontecer... mas nao e´ esse o objectivo na altura da contrataçao).

Se o teu contrato refere explicitamente que e´ apenas um contrato de substituiçao dessa tua colega, e ela ja tiver voltado ha uns meses, e tu continuas a trabalhar entao neste momento talvez estejas sem contrato e, portanto, estarias efectiva. Mas isto ja´ sou eu a divagar - se quiseres mesmo confirmar isso talvez seja melhor consultar a ACT (Autoridade para as Condiçoes do Trabalho), levando o teu contrato, para esclarecer essa duvida.

Quanto `as renovaçoes dos contratos, so pode haver 2, no maximo. Portanto, realmente, quem tem contrato por 6 meses pode ficar efectivo so´ ao fim de ano e meio e quem tem contrato por 1 ano pode ver a efectivaçao chegar so´ ao fim do 3º. O que nao e´ o mesmo que dizer que s´o pode ficar efectivo ao fim desse periodo, a empresa pode efectivar o funcionario em qualquer altura durante esse tempo.

Seja como for, basta estar atento `as noticias para perceber que a efectivaçao nao e´ assim uma segurança tao grande. Em teoria, acho que a unica coisa que garante e´ que se a empresa precisar de despedir funcionarios, os que estao a contrato vao todos primeiro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites