Ir para o conteúdo
Beatriz

Resgate de PPR

Recommended Posts

Beatriz

Boa Tarde,

Estou com muitas duvidas relativamente ao resgate de um PPR em 2008.

Então é assim:

Em 2003 subscrevi um PPR

Nos anos 2003, 2004 e 2006 declarei 934,78€ em IRS para efeito de beneficios fiscais.

Em Novembro de 2008 fiz o resgate total do valor do PPR.

Agora não sei qual o valor a declarar no campo 1002 do quadro 10, alguem me pode ajudar?

Eu acho que só tenho de declarar os 934,78€ acrescidos de 10%, mas já me disseram que tinha de declarar tudo o que resgatei.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Diz o Estatuto dos Benefícios Fiscais

Artigo 21.º

Fundos de poupança-reforma e planos de poupança-reforma

2 - São dedutíveis à colecta do IRS, nos termos e condições previstos no artigo 78.º do respectivo Código, 20 % dos valores aplicados no respectivo ano por sujeito passivo não casado, ou por cada um dos cônjuges não separados judicialmente de pessoas e bens, em planos de poupança-reforma, tendo como limite máximo:

a) (euro) 400 por sujeito passivo com idade inferior a 35 anos;

B) (euro) 350 por sujeito passivo com idade compreendida entre os 35 e os 50 anos;

c) (euro) 300 por sujeito passivo com idade superior a 50 anos.

...

4 - A fruição do benefício previsto no n.º 2 fica sem efeito, devendo as importâncias deduzidas, majoradas em 10 %, por cada ano ou fracção, decorrido desde aquele em que foi exercido o direito à dedução, ser acrescidas à colecta do IRS do ano da verificação dos factos, se aos participantes for atribuído qualquer rendimento ou for concedido o reembolso dos certificados, salvo em caso de morte do subscritor ou quando tenham decorrido, pelo menos, cinco anos a contar da respectiva entrega e ocorra qualquer uma das situações definidas na lei.

Ou seja, parece-me a mim que tens que declarar os 934,78€ de 2006 acrescidos de 20%, os de 2004 acrescidos de 40% e os de 2003 acrescidos de 50%. Mas das de 2003 só as que tenham sido entregues menos de 5 anos antes da data do resgate (por exemplo se fizeste entregas mensais e o resgate foi em Agosto, só terias que declarar as de Setembro a Dezembro de 2003).

Mas eu não percebo muito disto e, se calhar, aquele artigo pode ser interpretado de várias formas diferentes... Aguarda por outras opiniões ou pergunta também nas Finanças...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

Mas qual o motivo do resgate? foi fora das condições previstas (60 anos de idade, prazo minimo 5 anos, desemprego..) ?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

Beatriz ainda não entendi muito bem  ;D ,mas vou-te explicar de uma forma simples como funciona, já que muita gente tem dúvidas nesse aspecto e acabam por declarar valores errados, vou-te dar um exemplo.

Imaginemos que um contribuinte com menos de 35 anos subscreveu um PPR com 2000 euros e fez um resgate antecipado, ou seja, fora das condições previstas para resgates nos PPRS que eu falei em cima(ter mais de 60 anos etc etc..) se ele teve o benefício máximo possível para a sua faixa etária, que é actualmente de 400 euros (2000*20%=400), o que vai ter de repor é o valor do benefício (400 euros) vezes 10%, ou seja, o que se coloca é o beneficio fiscal que se obteve e não os valores de investimento, no teu caso terás de ver que beneficio fiscal tiveste em 2003, 2004 e 2006, e acrescer 10% em cada ano a esse valor, a soma depois é colocada no campo onde disseste  no quadro À Colecta.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Beatriz

Olá boa noite,

Antes de mais quero agradecer o esclarecimento.

Eu também tinha a ideia que era assim, mas depois falei com uma pessoa que me disse que não, e que eu teria de declarar o valor na totalidade, acrescido de 10%, ora, quando fiz a simulação do IRS, obtive um valor muito alto a pagar, daí a minha duvida.

No entanto, hoje fui às finanças saber e realmente é como eu pensava e como tu dizes,  já agora, e para quem está com a mesma duvida, no meu caso é assim:

Como fiz o PPR em Novembro de 2003 e fazia entregas mensais de 35€,

No ano de 2003 declarei 75€, então, 75€ x 20% = 15,00€ + 50% (10% p/ cada ano) = 22,50€

No ano de 2004 declarei 421,40€, ora, 421,40€ x 20% = 84,28€ + 40%(  "      "      "  ) = 118,00€

E assim sucessivamente para cada ano

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante josé encarnação

boa tarde,

Tem 2007 constitui um PPR e em outubro de 2012 resgatei fora das condições estabecidas a totalidade do valor do mesmo.

em 2007 declarei: 275,75; em 2008 declarei: 313,75; em 2009 declarei: 329,41; em 2010 declarei: 345,90 e em 2011 declarei: 363,23.

Qual o valor que vou ter de declarar no campo 1002 do quadro 10?

Obrigado desde já

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante pereira fernando

Boa tarde

Gostaria de saber onde posso consultar as tabelas de irs a que sou sujeito quando efetou o resgate destas aplicacoes.

Obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

Dentro das condições legalmente previstas: 8%

Fora das condições legalmente previstas:

Até 5 anos 21,5%

Até 8 anos 17,2%

Após 8 anos 8,6%

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa