Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest Pedro (visitante)

Subsídio de Desemprego após período experimental

Recommended Posts

Guest Pedro (visitante)

Olá, 

Estou a trabalhar numa empresa desde Dezembro e não estou a gostar nada do ambiente de trabalho. Já ouvi dizer que as chefias chegaram a rescindir o contrato com um par de pessoas no período experimental pouco antes de eu ter entrado.

Tendo em conta o seguinte:

- Estou ainda no período experimental durante mais 5 meses pois assinei um contrato sem termo. 

- Tenho descontos para a SS entre Fevereiro de 2014 e Abril de 2015 (14 meses).

- Entre Maio e Novembro de 2015 não tenho descontos para a SS porque estive no estrangeiro.

A minha pergunta é, se a empresa decidir rescindir comigo de um dia para o outro (estou no período experimental), tenho direito a pedir o subsídio de desemprego? Eles teriam de me entregar a documentação para o subsídio de desemprego?

Muito obrigado. 

pauloaguia

O subsídio de desemprego destina-se a cobrir situações de desemprego involuntário. Se for a empresa a despedir-te, à partida cumpres esse requisito... como também tens o prazo de garantia, arriscaria dizer que sim, tens direito.

Mas podes ver mais pormenores no site da SS: http://www.seg-social.pt/subsidio-de-desemprego

Guest André

Boa tarde. Eu tenho uma duvida. eu trabalho numa empresa há 20 anos com os descontos sempre efectuados, e neste momento estou a pensar despedir-me para ingressar noutra empresa sem pausas. Quanto tempo tenho de estar nesta nova empresa para caso seja despedido tenha direito ao subsidio de desemprego?

Guest PJA
    há 19 horas, Visitante André disse:

Boa tarde. Eu tenho uma duvida. eu trabalho numa empresa há 20 anos com os descontos sempre efectuados, e neste momento estou a pensar despedir-me para ingressar noutra empresa sem pausas. Quanto tempo tenho de estar nesta nova empresa para caso seja despedido tenha direito ao subsidio de desemprego?

Nenhum. O período de garantia implica ter pelo menos 360 dias de descontos nos 24 meses anteriores à situação de desemprego. Desde o primeiro dia no novo emprego que vai cumprir esse requisito, portanto, se fosse despedido no dia seguinte, teria esse requisito cumprido.

http://www.seg-social.pt/subsidio-de-desemprego

Guest Joana cunha

Boa tarde preciso de ajuda. 

Estava com o desemprego, mas arranjei uma empresa e fui trabalhar, o problema e que a hora de saída não me deixa chegar atempadamente ao infantário da minha filha, falei com a entidade patronal e estando eu no período experimental diz que não passa carta para o desemprego. Tive mesmo que vir embora pois não tinha quem fosse buscar a minha filha. 

Consegui um trabalho para 4 dias através de trabalho temporário, no fim desses 4 dias se a agência de trabalho temporário me der os papéis para me ter no desemprego eu posso requere lo novamente? Não sendo dado assim através da empresa naquale me despedi?

Guest Bucks
    A 06/12/2017 às 18:54, Visitante Joana cunha disse:

Boa tarde preciso de ajuda. 

Estava com o desemprego, mas arranjei uma empresa e fui trabalhar, o problema e que a hora de saída não me deixa chegar atempadamente ao infantário da minha filha, falei com a entidade patronal e estando eu no período experimental diz que não passa carta para o desemprego. Tive mesmo que vir embora pois não tinha quem fosse buscar a minha filha. 

Consegui um trabalho para 4 dias através de trabalho temporário, no fim desses 4 dias se a agência de trabalho temporário me der os papéis para me ter no desemprego eu posso requere lo novamente? Não sendo dado assim através da empresa naquale me despedi?

Penso que tem de descontar mais de 6 meses para poder usufruir de subsidio desemprego, não sendo este o caso, no máximo pode inscrever-se no centro emprego.

Guest Sergio

Boa tarde, 

Estou no período experimental numa empresa, infelizmente não estou a gostar, se quiser vir embora a empresa tem que me passar a carta o fundo de desemprego?

Cumprimentos

Guest PJA
    há 4 horas, Visitante Sergio disse:

Estou no período experimental numa empresa, infelizmente não estou a gostar, se quiser vir embora a empresa tem que me passar a carta o fundo de desemprego?

Não, porque não se trata de uma situação de desemprego involuntário (vai para o desemprego porque quer).

Além disso, a menos que tenha descontos recentes de um trabalho anterior, o período de experiência - por si só - não chega para completar o período de garantia: http://www.seg-social.pt/subsidio-de-desemprego

Guest GCRO

Boa tarde, eu trabalhei entre 01-07-2011 ate 31.08.2019 numa empresa ao qual me despedi para entrar noutra empresa que iniciei a 15-7 mas n  correu bem e decidiram despedir dentro do periodo experimental. entreguei doc no desemprego ao qual pedido veio indeferido pois a rescisao da 1ª empresa so foi a 31.08 . o que osso eu fazer para justificar à SS que esta situaçao é real?

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa