Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Ballotas Camara

    Fui despedido sem contrato

    Recommended Posts

    Ballotas Camara

    Boas poderias me ajudar a perceber o que devo fazer estive a trabalhar já a 6 meses e meio num restaurante mas fui despedido sem ter um contrato e ainda sem ter desconos dos 6 meses a segurança social agora faltavam 15 dias para fim do mês e me despede me pagou o ordenado compLeto do mês mas queria saber quais são os meus direitos por perda de descontos durante os 6 meses 

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    Se ele ficou com o dinheiro dos descontos e não o entregou à SS, tens de denunciar o caso na Segurança Social o mais depressa possível.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    Ballotas Camara

    Eu achei que algo pode não estar certo afinal trabalho de 6 meses sem descontos e com aviso de 15 dias dizê do que estão a produzir pouco e adeus e estranho

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    O melhor é dares uma vista de olhos ao Código do Trabalho, ao capítulo sobre a cessação do contrato de trabalho (a partir do artigo 338º) e veres o que se aplica ao teu caso concreto: http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_estrutura.php?tabela=leis&nid=1047&nversao=&tabela=leis&so_miolo=

    Se achares que foste prejudicada de alguma forma, podes tentar recorrer à Autoridade para as Condições do Trabalho...

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    Ballotas Camara

    Onde posso ir fazer isso ? Porque a minha questão é se trabalhei 6 meses e 2 semanas tive 14 dias de férias e ele me diz que como pé pagou o ordenado compLeto que me custa pagar que já estava lá o subsídio de férias .para mim não tem sentido se férias e do restaurante que fechou ele teria que nos pagar na mesma certo ? Depois os subsídios não tem nada haver com os ordens ou estou errado ? E o mais estranho é que perdi 6 meses e meio ano perdido sem descontod qual lhe perguntei e só passaram 2 semanas me manda embora dizê do que o restaurantenão esta a render e nos por dia ganhamos 1000 e tal em dias fracos que num mês da 12000 euros ????

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    Onde posso ir fazer isso ?

    Onde podes ir fazer o quê?
    O Código do Trabalho podes consultar no link que indiquei.
    Os contactos da ACT estão disponíveis no site deles: http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/SobreACT/Contactos/Paginas/default.aspx

    Porque a minha questão é se trabalhei 6 meses e 2 semanas tive 14 dias de férias e ele me diz que como pé pagou o ordenado compLeto que me custa pagar que já estava lá o subsídio de férias .para mim não tem sentido se férias e do restaurante que fechou ele teria que nos pagar na mesma certo ? Depois os subsídios não tem nada haver com os ordens ou estou errado ? E o mais estranho é que perdi 6 meses e meio ano perdido sem descontod qual lhe perguntei e só passaram 2 semanas me manda embora dizê do que o restaurantenão esta a render e nos por dia ganhamos 1000 e tal em dias fracos que num mês da 12000 euros ????

    Eh pá, desculpa, mas está cada vez mais difícil perceber o que escreves... Não percebendo as perguntas não consigo dar respostas, mas vou deixar algumas indicações:

    Esses 14 dias de férias estão incluídos nos 6 meses e 2 semanas? Ou são para lá disso? (o que daria 7 meses de trabalho)
    Se trabalhaste 7 meses então tens direito a 14 dias de férias, sim. Isso parece-me bem. Mesmo não tendo trabalhado o ano todo há direito a subsídio de férias e de natal na proporção correspondente. Neste caso o equivalente a 7/12 de um mês de salário para cada um. Podem ser pagos agora à parte ou então podias já estar a recebê-los em duodécimos, não sei qual era o teu caso? O que diz nos teus recibos de vencimento?

    De que ordens estás a falar?

    Estou sem perceber se foi o patrão que não fez os descontos ou se os fez e não entregou à Segurança Social. Em qualquer caso deves denunciar o caso à SS.

    • Upvote 1

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    Ballotas Camara

    Desculpa é que as vezes o modo inteligente do telemóvel muda tudo .ele não realizou qualquer contrato e nem fez descontos que vim da SS e eles disseram que só tem descontos de Janeiro .e sim ele faz pagamentos a mão que são 600 todos os meses e se eu tive 14 dias de férias ele me pagou o ordenado compLeto depois das férias e agirá lhe pergunto dos subsídios ele me diz que me pagou o ordenado compLeto daí isso ser subsídio. Agora me pergunto afinal quem tem férias não recebe o seu ordenado na mesma??? Eu amanhã vou ao act espero resolver isso porque com esses 6 meses teria direito ao subsídio de desemprego. E ele me diz que tenho 15 dias para arranjar um novo trabalho onde é possível com estado que está Portugal. Mas muito obrigado pela ajuda :)

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    Desculpa é que as vezes o modo inteligente do telemóvel muda tudo

    O problema não é o telemóvel às vezes mudar o texto. O problema é tu nunca o releres antes de enviar... ou teres preguiça de o corrigir...

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloagsantos

     sim ele faz pagamentos a mão que são 600 todos os meses

    e tens os recibos?

    cá para mim andas-te a trabalhar de forma ilegal sem saberes, sem descontos para a segurança social e sem retenção na fonte.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa