Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    titina

Dúvida Tabelas ISR 2008

Recommended Posts

titina

Boa noite!

Alguém me pode esclarecer sobre as tabelas de retenção relativas a 2008?

Gostava de saber qual a tabela aplicável a um casal em que um elemento tem rendimentos de trabalho por conta de outrém e o outro elementos apenas aufere pensões. É a tabela "casado único titular" ou "casado dois titulares"?

Obrigada

pauloaguia

As tabelas de retenção 2008 não te servem para nada, já estamos em 2009 ;)

Relativamente à tua questão, há uma coisa que não sei - as pensões pagam IRS ou não? Se sim, então provavelmente são as tabelas de casado 2 titulares....

m.elis

As tabelas de retenção 2008 não te servem para nada, já estamos em 2009 ;)

Relativamente à tua questão, há uma coisa que não sei - as pensões pagam IRS ou não? Se sim, então provavelmente são as tabelas de casado 2 titulares....

Quanto à tabela não sei responder. Relativamente às pensões, umas pagam IRS e outras não, depende do valor auferido pelo casal.

É assim:

Os contribuintes com pensões anuais inferiores a € 6000, quando solteiros, e a € 12 000, quando casados (desde que cada um não ultrapasse € 6000) estão dispensados de entregar a declaração. A partir daqui são obrigados e podem pagar IRS!

Girassol

titina

Gostava de saber qual a tabela aplicável a um casal em que um elemento tem rendimentos de trabalho por conta de outrém e o outro elementos apenas aufere pensões.

Aplica-se a tabela casado dois titulares, em ambas as situações.

pauloaguia

Da mesma forma que há tabelas de retenção na fonte para o trabalho dependente, também as há para as pensões, estão todas publicadas no Diário da Republica, 2ª série-nº13 de 20/01/2009.

Nas pensões em geral (tabelaVII), temos:

-casado 2 titulares/não casado - as pensões até 690.00€/mês estão isentas de retenção.

-casado único titular - as pensões até 840.00€/mês estão isentas de retenção.

Para pensões acima desses valores, aplicam-se as taxas de acordo com a tabela.

Dentro dos rendimentos de pensões, também há tabelas específicas para titulares deficientes e titulares deficientes das forças armadas.

Girassol

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa