Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    jo77

    irs residente em frança

    Recommended Posts

    jo77

    Bom dia,

    Eu queria uma ajuda, eu nasci em frança, e vivo em frança, casei com a minha mulher que vivia em portugal, e agora esta em frança desde 2002.

    Devida à morte da minha sogra, o meu sogro esta a fazer partilhas.

    Eu queria saber o dinheiro que receber à minha mulher  este ano, aonde devo declarar (em frança ou portugal), se é em portugal quanto vou pagar de impostos.

    desde ja obrigado.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    Camanet

    Se a sua sogra não era residente fiscal em Franca na altura da morte, não tem nada que declarar em Franca.

    "Herdeiros isentos
    As transmissões a favor do cônjuge, filhos, netos, pais e avós, etc. estão isentas de imposto de selo. Se estiver nesta situação, passe para o item Quem declara o quê. A tributação mantém-se para os unidos de facto. Estes e outros beneficiários, independentemente do grau de afinidade ou parentesco, incluindo irmãos, têm de pagar 10% sobre os bens recebidos, exceto os não sujeitos a imposto.

    Quem declara o quê
    Cabe à pessoa que gere o património do falecido até à partilha (denominado “cabeça-de-casal”) declarar bens como apartamentos e terrenos, entre outros imóveis, automóveis, barcos, motos e todos os bens móveis sujeitos a registo. Só ficam de fora os bens referidos na questão anterior. Para tal, é necessário preencher a declaração de modelo 1 do imposto de selo e respetivos anexos. Os anexos I e II são obrigatórios. Já o III só é necessário quando haja mais de quatro herdeiros. Poderá encontrá-los nos serviços de finanças, ou imprimi-los através do sítio da Direcção-Geral dos Impostos. Os bens recebidos pelo cônjuge, ascendentes e descendentes, apesar de isentos de imposto de selo (inclui dinheiro depositado no banco), têm de ser declarados ao fisco.

    Quem e quando
    O cabeça-de-casal recebe uma notificação para pagar o imposto relativo à totalidade dos bens da herança. Depois, deverá fazer contas com os restantes beneficiários. Se não concordar com o valor apurado pelo fisco, pode recorrer."

    Não deve declarar nada, nem em Franca nem em Portugal, o seu sogro é que trata disto.

    O senhor é português, a sua esposa,  sogra ,  sogro tambem. Os bens estão em Portugal, não é? Se não quer ter problemas futuros com o fisco francês é melhor não dizer nada là.

    Não sei se sabe mas em França é obrigatorio declarar todas as contas e bens que tem no estrangeiro. Se o fisco francês descobre que tem uma conta no banco em Portugal, tem uma multa de 1.500,00€ por cada ano que tem a conta e não declarou!

    "Pour vivre heureux , vivons cachés". Se não tinha percebido a razão deste ditado francês, penso que agora vai percebendo.

     

     

    Edited by Camanet

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    ×
    • Create New...
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa