Ir para o conteúdo
Kalil

Declarar entrada de divisas.

Recommended Posts

Kalil

Boa noite,

Resido em Moçambique deste 2012, nao tenho rendimentos em Portugal mas tenho rendimentos em Moçambique, faço aqui meus descontos de irs e irc, a questão é:

Quando envio dinheiro para Portugal tenho que declara-lo as finanças?

Tenho que declarar o património que tenho em Moçambique?

Minha residência fiscal esta para as finanças em Portugal, tenho que alterar para Moçambique?

Obrigado

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Devias atualizar a tua morada fiscal, sim. Que mais não seja, pode facilitar a prova da condição de não residente... É que um dos critérios para se afastar a condição de não residente é possuir casa em Portugal com a intenção de a vir a habitar no futuro - o facto de manteres cá a tua morada fiscal, juntamente com uma interpretação forçada da lei pode dar confusões a esse nível: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/irs16.htm

Não é obrigatório declarar ao fisco o dinheiro que mandas para cá, sobretudo se for para uma conta tua. Se for dinheiro dado a outra pessoa, em teoria, essa pessoa devia declará-lo e pagar imposto de selo sobre as doações (a menos que se trate do cônjuge, ascedentes ou descendentes), embora também não conheça ninguém que se dê a esse trabalho (mas se forem quantias elevadas, e um dia for preciso explicar a proveniência do dinheiro pode ser complicado).

O fisco cá em Portugal não tem nada a ver com o teu património de Moçambique. Se fores considerado residente devias de declarar os rendimentos obtidos cá e no estrangeiro. Mesmo aí só estamos a falar de rendimentos, não do património que já se tem...

Não sendo considerado residente, e não tendo rendimentos em Portugal, nada há a declarar.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Kalil

Muito obrigado Pauloaguia, vou ao consulado aqui mudar a morada, acha que vou ter alguma penalização por mudar a moradia tardiamente ?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Muito obrigado Pauloaguia, vou ao consulado aqui mudar a morada, acha que vou ter alguma penalização por mudar a moradia tardiamente ?

É uma questão a colocar quando o fores tentar fazer :)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa