Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ouro físico ou etf?

aligatorsword

Recommended Posts

será que os famosos etfs de ouro valem a pena?

ouro físico no invest:

- NÃO PAGA IMPOSTO NA VENDA

- comissão de custódia de 1% ano

- comissão de transacção de 1% até 50000€ 0,8% até 100000€ e 0,6% para mais de 100000€

- quando se compra ou vende está sujeito a um preço bid/ask

- comissão de levantamento de 2,5%

etfs, por exemplo o ETFS GOLD(europeu)

- comissão de gestão de 0,49%

- comissão de ordem de bolsa 0,1%, mínimo de 10€

- PAGA 28% DE IMPOSTO SOBRE OS LUCROS NO RESGATE, ou mais se não for europeu

se for para vender com mais valias, o ouro físico parece ser mais vantajoso, ou estarei enganado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Imagine-se que compras 50.000€ em ouro e que o vendes ao fim de 2 anos com 10% de lucro (não estou a dizer que vá valorizar 10% em dois anos, é apenas para exemplo):

Com o ouro físico pagas:

comissão de custódia: 2 anos * 1% * 50.000 = 1000€

comissão de transação: 2 transações (compra e venda) * 0,6% * 50.000 = 600€

(não sei bem o que é a comissão de levantamento, por isso vou ignorar... mas ainda é pesada, pelo que não será indiferente para o resultado final)

TOTAL: 1600€

Com o ETF:

comissão de gestão (é anual?): 2 anos * 0,49% * 50.000€ = 490€

comissão de ordem de bolsa: 2 ordens * 0,1% * 50.000€ = 100€

Imposto: 28% * 10% * 50.000€ = 1400€

TOTAL: 1990€

Neste cenário o ETF sai mais caro, mas se calhar a diferença não é tão grande como muita gente esperaria à primeira vista... Se o número de anos do investimento for superior ou se a rentabilidade for inferior à do exemplo, facilmente o ETF ultrapassa a rentabilidade do ouro físico - é que aquelas comissões do Invest aplicam-se à totalidade do montante investido...

Claro que se o lucro for ainda mais alto, a diferença entre as rentabilidades acentua-se a favor do ouro físico...

Tudo depende de quais são as tuas espetativas de evolução da cotação nos próximos tempos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já para não dizer que há ETFs e corretoras mais baratas. Por exemplo o ETF IAU cobra apenas 0.25% gestão anual.

A questão dos impostos também é muito variável. Ás vezes as mais-valias obtidas com ETFs podem ser abatidas com menos-valias de outras operações. Outras possibilidades como o englobamento de rendimentos de capitais também complicam muito mais as contas.

Conclusão: Pode ser mais vantajoso ou não. Tem de ser analisado caso a caso e muitas vezes só olhando para trás que se pode ver se foi ou não uma opção melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 9 months later...
    A 8/12/2015 at 17:39, ruicarlov disse:

Ás vezes as mais-valias obtidas com ETFs podem ser abatidas com menos-valias de outras operações. Outras possibilidades como o englobamento de rendimentos de capitais também complicam muito mais as contas.

Rui, podes explicar isso melhor sff? Tendo um ETF "A" que me dá mais valias, 10% a título de exemplo, e outro ETF "B" que me dá menos valias de -10%, embora sejam ETF's diferentes, na pratica tive uma mais valia 0, é isso?

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Eurico, o presbítero
    há 7 horas, Mouro Emprestado disse:

Ganhos com ouro físico não pagam imposto?

Trata-se de um incremento patrimonial, portanto não estou a ver como escapar a tributação em IRS.

Não, não pagam.

Os ganhos na venda de ouro não estão sujeitos a imposto sobre mais-valias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Eu não teria tanta certeza, pelo menos de um ponto de vista académico.

Se tenho um bem que vale 1000 quando o compro e depois o vendo por 1100, tenho aqui um incremento patrimonial de 100. Ora, os incrementos patrimoniais não estão sujeitos a IRS?

Mas a ser verdade, vou pedir uma informação vinculativa às Finanças, porque me dá imenso jeito :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Mouro Emprestado disse:

Eu não teria tanta certeza, pelo menos de um ponto de vista académico.

Se tenho um bem que vale 1000 quando o compro e depois o vendo por 1100, tenho aqui um incremento patrimonial de 100. Ora, os incrementos patrimoniais não estão sujeitos a IRS?

Mas a ser verdade, vou pedir uma informação vinculativa às Finanças, porque me dá imenso jeito :)

Nem tudo está sujeito a tributação sobre as mais-valias. Se não se enquadra em nenhuma das situações previstas no artigo do CIRS (penso que é o 10.º, não confirmei), não está sujeito.

Do mesmo modo que eu (particular sem actividade aberta), por exemplo, posso comprar hoje um carro por €20.000 e amanhã vendê-lo no Standvirtual/Olx ou outro por €22.000. Não é por isso que tenho que pagar imposto. Tive um incremento patrimonial, mas fiscalmente irrelevante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

Olá a todos. Estou a pensar em investir (entre outras coisas) um pouco em ouro físico, mas de tudo o que leio fico com uma dúvida: em caso de necessidade futura como fazer para vender sem ter que ir ao uma loja de ouro e perder 10 ou 20% do valor? É que a ter que vender aí não me parece grande investimento "na prática". Algum conselho, além de "não invista em ouro físico"? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...
    A ‎2017‎-‎10‎-‎18 às 14:03, Cabeça de giz disse:

Olá a todos. Estou a pensar em investir (entre outras coisas) um pouco em ouro físico, mas de tudo o que leio fico com uma dúvida: em caso de necessidade futura como fazer para vender sem ter que ir ao uma loja de ouro e perder 10 ou 20% do valor? É que a ter que vender aí não me parece grande investimento "na prática". Algum conselho, além de "não invista em ouro físico"? :)

Hey!

Estou a pensar no mesmo que tu pensaste nesta altura. Obtiveste alguma informação sobre isto?

Abraço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites