Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• TiagoB

Dúvidas quanto a estágio em empresa (1º emprego)

Recommended Posts

TiagoB

Viva!

Antes de mais, muitos parabéns pelo fórum, acabei de me registar e estou a gostar bastante de ler outros tópicos.

A minha dúvida é a seguinte: acabei agora o meu percurso na Universidade e estou à procura do meu 1º emprego. Recebi uma proposta de estágio (não é estágio profissional do iefp) numa empresa, com contrato de 12 meses e (o que me leva à questão) "Subsídio de Estágio: 1100€ brutos mensais - não sujeitos a descontos da Segurança Social" (copy-paste da proposta).

O que significa "1100€ brutos mensais"? E "não sujeitos a descontos da Segurança Social"? Segundo percebi, o salário liquido é o salário bruto menos o que sai para a Segurança Social, mas como não sai nada os 1100€ são líquidos também (isto é, é o que me vem ter à mão)?

Para além disto, tem ainda um subsidio de alimentação com o valor de 6.41€/dia. Existe algum tipo de imposto sobre este valor?

Um amigo disse-me (sem certeza) que caso queira, posso fazer os descontos na mesma, para ter os benefícios da SS.

Resumindo?

- O que me vem ter à mão? (Caso queira e caso não queira fazer os descontos à SS, se é que é possível).

- Existe benefícios em querer fazer os descontos à SS? Quais?

- Existe algum imposto sobre o subsidio de alimentação ou recebo "limpos" por mês aproximadamente 6.41€ x 22 = 141,02€ ?

- Quanto a IRS, tenho de pagar alguma coisa para o ano? Sendo estágio não sei...

Espero que compreendam, apesar de algumas destas duvidas parecerem básicas, tenho 22 anos e é a 1ª vez que tenho contacto com estes assuntos.

Muito obrigado!

TiagoB

Se alguém me pudesse ajudar nisto, agradecia imenso! Tenho até amanhã para dar uma resposta e não sei mesmo o que responder...

Cumprimentos

master-chief

A Seg social acho que deves pagar

http://www4.seg-social.pt/trabalhadores-por-conta-de-outrem

beneficios? nao tenho a certeza mas talvez quando acabares o estagio possas usufruir de subsidio de desemprego?

acho que nao existe imposto no sub de alimentaçao... mas apenas acho

IRS, pois, se recebes dinheiro... acho que terás que declarar a fonte de rendimentos no teu IRS... eles depois logo veem se tens que pagar ou receber com o resto das tuas despesas...

Boa sorte... embora eu ache 1100€ mês um valor bruto demasiado elevado... eu estou numa merda de verao e ganho muito menos isso... quase o salario minimo

Wakka

Se alguém me pudesse ajudar nisto, agradecia imenso! Tenho até amanhã para dar uma resposta e não sei mesmo o que responder...

Cumprimentos

Ja vi que vou tarde, mas de qualquer das formas aqui vai.

Salário bruto: Aquilo que a empresa te paga e que está sujeita a descontos. No teu caso 11% de SS e 14,5% de IRS.

Salário líquido: Aquilo que efectivamente recebes na tua conta.

Subs de Alimentação: Se receberes os 6,41€/dia em cartão de refeição, não tens qualquer desconto, se receberes na conta, tens desconto sobre o excedente de 4,27€.

Conclusão: Assumindo que aceitaste a proposta e recebes o subs de alimentação na conta, deves receber cerca de 930€ líquidos, ou seja na tua conta.

Não sei como podes não descontar para a SS, tens de perguntar e informar-te bem, se não descontares de certeza que não tens subsidio de desemprego nem esta a contabilizar para a tua reforma.

Wakka

A Seg social acho que deves pagar

http://www4.seg-social.pt/trabalhadores-por-conta-de-outrem

beneficios? nao tenho a certeza mas talvez quando acabares o estagio possas usufruir de subsidio de desemprego?

acho que nao existe imposto no sub de alimentaçao... mas apenas acho

IRS, pois, se recebes dinheiro... acho que terás que declarar a fonte de rendimentos no teu IRS... eles depois logo veem se tens que pagar ou receber com o resto das tuas despesas...

Boa sorte... embora eu ache 1100€ mês um valor bruto demasiado elevado... eu estou numa "beleza" de verao e ganho muito menos isso... quase o salario minimo

Isso depende da área de formação e da empresa...há muitas a oferecer esse valor, não acho nada anormal.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa