Ir para o conteúdo
migjac

Recibos Verdes IRS

Recommended Posts

migjac

Recebi uma notificação das finanças relativamente ao preenchimento do IRS em que não reconhecem os valores de retenção na fonte dos recibos que passei a uma empresa que entrou em processo de falência e sobre a qual coloquei uma injunção. Assim nos recibos verdes que passei coloquei também IRS : A taxa de 25% a pagar pela empresa que prestei o serviço no entanto como não devem ter pago vem agora as finanças dizer que não reconhecem esse valor e solicitar esclarecimentos.

Como emiti os recibos coloquei quer os valores que não recebi assim como os valores de retenção na fonte.

É injusto ter de pagar imposto de um rendimento que não tive e não reconhecerem essa retenção na fonte.

Agradeço os vossos comentários.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Eu acho que eles só te estão a chamar para confirmar que não se tratou de um engano no preenchimento porque as duas declarações não batem certo. Ainda não é por não reconhecerem o valor - embora seja sinal que a empresa não deve ter entregue a retenção na fonte ao estado, sim.

Agora, estou curioso de saber qual vai ser a tomada de posição do fisco. Ocorrem-me algumas opções:

- o fisco vai à empresa exigir o pagamento do valor retido na fonte e que devia ter entregue. Provavelmente não te chateias mais com o assunto (quer dizer, ainda tens a tua parte a receber, mas isso já não envolve o fisco).

- sugerem-te a anulação do recibo e que só o passes quando efetivamente receberes o dinheiro (o que implicaria corrigir também a declaração de rendimentos). Infelizmente creio que já não é possível anular recibos do ano anterior.

- alguém te propõe outra coisa qualquer... mas não estou a ver o que pudesse ser, pelo menos que fizesse algum sentido...

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa